Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

AULA 01  O QUE É O ESPIRITISMO
Plano De Ideias Nº 01

AS TRÊS REVELAÇÕES
Primeiro o que significa revelar?
Tirar o véu, tornar conhecido.
E assim progressivamente à medida que o homem evolui e já está preparado as Leis divinas vão sendo reveladas, de acordo com o seu grau de entendimento. O selvagem não entenderia por que não deve matar.
E assim periodicamente a Espiritualidade revela ao homem como deve ser sua conduta no caminho do bem, embora muitas vezes não aceitem ou nem percebam. Isso porque temos direito ao nosso livre arbítrio, são livres para aceitar essas propostas de mudanças ou não.
AS REVELAÇÕES
Essas revelações se deram em épocas variadas, e aos povos mais diversos.
Através dos profetas inspirados pelos instrutores espirituais.
REVELAÇÃO DE MOISÉS
Moisés Judeu criado na corte Egípcia como príncipe, certo dia depois de uma visão é movido por uma força interior, se empenha em uma árdua luta para libertar seu povo da escravidão, e finalmente consegue.
Segue então com seu povo pelo deserto, e em busca de respostas de Deus de como deve dirigir seu povo sob ao Monte Sinai e recebe os 10 mandamentos que é a PRIMEIRA REVELAÇÃO, o primeiro código moral da humanidade, as Leis de Deus, que foram escritas em duas lajes de pedra.
Não terá deuses estrangeiros
Não farás imagens para lhes prestar culto
Não tomarás o nome de Deus em vão
Não trabalharás no Sábado
Honrarás pai e mãe
Não matarás
Não cometerá adultério
Não roubarás
Não prestará falso testemunho
Não cobiçarás as coisas alheias
Esses mandamentos são a primeira revelação de Deus ao homem.
Moisés nos trás a crença em um Deus único, mas, um Deus vingativo que pune a todos que não respeitarem suas Leis, e o fortalecimento da fé.
Depois de Moisés outros Profetas vieram para relembrar essa Lei e foram assim preparando o caminho para a Segunda revelação.
SEGUNDA REVELAÇÃO
E assim o tempo passou (1600 anos) e o povo Judeu se apresentava muito religioso cumprindo a lei de Moisés, mas a verdade era bem outra, tratava-se de um povo orgulhoso endurecido muito preocupados como rituais externos.
E foi nesse meio que nasceu Jesus, o Cristo, que veio com a missão de levar novos conceitos de moral à aquele povo ainda atrasado .
Jesus não vem derrubar a lei de Moisés e sim completar essa Lei durante várias ocasiões durante suas pregações ele dizia Não vim destruir a Lei ou os profetas e sim dar-lhe cumprimento.
E numa revelação agora mais profunda Jesus chega a humanidade trazendo não mais um Deus tirano e sim um Deus Pai amoroso que perdoa seus filhos, e vai mais alem, e nos manda amar o nosso próximo.
Moises Jesus
Deus como ditador Vingativo Deus como Pai amoroso
Judeus; como povo Eleito. Todos somos irmãos
Só cuida da vida terrena Trata da vida espiritual
Proíbe a comunicação com os espíritos Fala com os espíritos
Ensina a temer a Deus Ensina a amar a Deus
Determina Guerras Tudo que quiserdes que vos façam...
Mas não devemos esquecer que Moisés viveu em uma época onde o povo era muito atrasado e de maneira nenhuma poderiam entender naquele tempo a profundidade dos ensinamentos de Jesus.
CONSOLADOR PROMETIDO
Jesus quase no fim de sua missão faz uma promessa a seus discípulos promete que não os deixará desamparado.
Tenho ainda muito que vos dizer, mas não o podereis suportar agora
Seus ensinamentos não podiam ser compreendidos ainda, pois o povo não estava preparado, por isso Jesus falava por parábolas.

Mas faz a promessa de não nos desamparar.
E eu rogarei ao Pai e ele vos enviará outro consolador que ficará para sempre entre vós. O espírito da verdade que vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar-se de tudo o que vos tenho dito.
Depois da morte de Jesus os Cristãos passaram a ser perseguidos e foi as custas de muito trabalho e sangue que o evangelho de Jesus conseguiu ser implantado entre os homens.
Mas o tempo passou e os homens tomaram o Cristianismo como uma religião formal a qual com o passar do tempo foi se desvirtuando.
TERCEIRA REVELAÇÃO
E assim em plena era cientifica desponta a 3ª revelação trazida pelo espiritismo lançando luz sobre o Evangelho de Jesus.
Traz a imortalidade da alma portanto a existência de um novo mundo em outra dimensão o mundo dos espíritos, explicando a origem e a natureza dos seres e o mais importante a prova de um Deus justo.
O seu codificador foi Allan Kardec que edita em 1857 o Livro dos Espíritos o qual é uma realidade científica onde mostra a realidade espiritual.
Esse livro reúne ensinamentos de fontes variadas dos monitores espirituais que vieram em massa comunicar esses ensinamentos liderados por um espírito que se intitulava A Verdade.
Religiões Arbitrárias

E Kardec com muita habilidade apresenta o espiritismo como uma doutrina filosófica-moral, pois se fosse rotulada como mais uma religião estaria fadada ao fracasso pois a humanidade já estava cansada de religiões arbitrárias .
Podemos concluir então
MOISÉS - trouxe a Lei
JESUS - Amor
ESPIRITISMO  A verdade
AS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS
As manifestações espíritas os chamados fenômenos paranormais ocorreram em todos os tempos desde a época de Moisés mais ou menos 2000 anos antes de Jesus.
Os fenômenos espirituais já ocorriam tanto que Moisés até os proibiu por causa dos abusos cometidos.
São numerosas as referências bíblicas sobre as manifestações espirituais.
O próprio Jesus em seus momentos na terra deu origem a numerosos fenômenos espirituais.
Paulo de Tarso em suas cartas faz referência a mediunidade Segui a caridade, mas deseje os dons do espírito e sobretudo ao da profecia

Nenhum comentário:

Postar um comentário