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sábado, 7 de março de 2015

Departamento Assistencial - Grupo de Gestantes
Disfluência normal de fala X Gagueira
    
A DISFLUÊNCIA NORMAL DE FALA

DisfluênciaAlteração na produção das palavras e frases.

        Essa exteriorização normal de fala ocorre em algumas crianças por volta de três a cinco anos de idade. A grande maioria passa tranqüilamente por esta fase. Mas em algumas a disfluência normal pode se transformar em gagueira.
        O que ocorre é que a criança está diante de um código lingüístico novo para ela (língua portuguesa).Em algumas palavras mais difíceis ou mesmo novas a criança pode se sentir insegura para emiti-la. É importante salientar que nesta fase ela não percebe que "gagueja". Se os pais derem muito valor a este fato corrigindo ou mesmo demonstrando ansiedade ( pedindo para a criança que respire fundo ou que comece a falar novamente), essa alteração que é normal dentro do desenvolvimento da fala e linguagem poderá tornar-se uma gagueira.
        Na disfluência normal ela não associa movimentos corporais durante a fala, nem mesmo tem consciência que está falando de forma "entrecortada"; não evita palavras nem mesmo situações de fala.

  GAGUEIRA

        Não há uma causa específica e nenhuma gagueira é absolutamente igual à outra. Muitos dos sintomas se manifestam em função do esforço excessivo do gago em EVITAR a gagueira, levando a uma fala repleta de falhas de ritmo, pausas silenciosas, frases incompletas com esforço físico, alteração na sincronização entre a respiração e a produção das palavras e frases.
 

  SINTOMAS COMUNS DA GAGUEIRA

        Seus sintomas mais comuns são: pausas silenciosas antes do início da fala, severas repetições de sons, palavras ou frases (
"ahn""euu...""mmmmamãe";"olha""você sabe"; etc.), substituição de palavras, desviar os olhos (geralmente para o chão).
        Há também muita dificuldade para falar em público, em grupos e ao telefone. Tende a piorar na presença de estranhos e com pessoas de uma hierarquia superior a sua (professores, chefes, médicos, etc.). Por isso o gago procura falar o estritamente necessário fora de seu círculo familiar e de amigos. Muitas vezes ele canta bem, pois na música a mensagem e o ritmo já estão prontos, ele sabe o quê e como vai falar.

  Orientação para a família e a escola:
  • Não rotule a criança como gaga;
  • Aceite as falhas ou quebras de ritmo  elas fazem parte do processo de aquisição da linguagem;
  • Não peça para a criança não ter medo de falar, ficar calma ou respirar antes de falar;
  • Quando ela estiver falando, olhe diretamente para seu rosto, toda a sua atenção deve estar voltada para ela;
  • Observe rotinas como: horários para comer, dormir, brincar, escola;
  • Evite discussões na sua frente, porém não esconda fatos importantes que possam mudar sua rotina. Explique antes os porquês das novas medidas;
  • Ouça com atenção e paciência o que seu filho tem a dizer;
  • Não termine as frases nem o assunto. Use paciência, interesse e aguarde que ela termine de expressar o pensamento;
  • Leia estórias com ela antes de dormir;
  • Melhore a auto-estima : elogie-a sempre que possível. Lembre-se que esse elogio não deve se constituir como meras palavras mas devem referenciar o reconhecimento por algo em que ela se empenhou, mesmo que o resultado não seja satisfatório;
  • Transforme os momentos de fala de seu filho em momentos agradáveis.
  • A gagueira não é constante , há também fluência (fala sem episódios de interrupção) e isto é necessário que os pais percebam.
  • Orientar para que os pais não falem pelo filho, completando as frases que vai falar; deixar que a criança tome decisões sozinha, e faça suas escolhas de acordo com certos limites.
  • A superproteção subestima a capacidade da criança.
  • Os pais devem prestar atenção no que o filho está falando (conteúdo) e não como esta falando (forma).
  • Evitar a superposição de fala, ou seja, várias pessoas conversando ao mesmo tempo, num mesmo ambiente.
  • Não tentar adivinhar , nem complementar ou explicar o que a criança está falando ou quer dizer: ela é capaz de fazer isto sozinha.
  • A rotina exagerada assim como a falta total de atividades acabam prejudicando a criança.
        A partir da conscientização e do entendimento sobre o processo da disfluência a família pode influir e muito na prevenção da disfluência normal de fala (gagueira).
        É importante lembrar que quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor seu prognóstico.
        Quando houver dúvidas, procure sempre o profissional com especialidade nesta área, que reunirá sem duvida, maiores e melhores condições para a discussão e busca de caminhos.

Samira M. Braga
Outubro / 2001
Referência Bibliográfica:
Friedman, Silvia – Gagueira: Origem e Tratamento. São Paulo: Summus, 1986. 

Folheto Informativo sobre Gagueira- Unifran

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