Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

*Estudo De O Livro Dos Médiuns – Questionário 5*

*PRIMEIRA PARTE – NOÇÕES PRELIMINARES*


*Assinale as afirmações corretas, com relação aos sistemas negativos apresentados pelos adversários do Espiritismo, tendo em vista os fenômenos de efeitos físicos.*
               
O sistema do Charlatanismo transformaria todos os espíritas em mistificados e todos os médiuns em mistificadores, sem consideração pela posição, ou caráter, o saber e a honorabilidade das pessoas.

O Sistema da Loucura afasta a suspeita de fraude e diz que os que não enganam são enganados por si mesmos, o que equivale a chamá-los de imbecis e mesmo que se trata de loucura.

O Sistema da Alucinação é também uma forma de fraude, já que fingem ver o que não veem.

O Sistema do Músculo Estalante – os que ouvem os golpes numa mesa são vítimas de uma mistificação ou de uma ilusão.

*Escreva “CERTO” OU “ERRADO”*

Os que defendem o Sistema das Causas Físicas atribuem os movimentos ao magnetismo, à eletricidade ou à ação de um fluido qualquer, ou seja, a uma causa exclusivamente física.

O Sistema do Reflexo não reconhece a ação inteligente no fenômeno de efeito físico.

Segundo o Sistema da Alma Coletiva, somente a alma do médium se manifesta, mas se identificando com a de muitas outras pessoas presentes ou ausentes, para formar um todo coletivo que reuniria as aptidões, a inteligência e os conhecimentos de cada uma delas.

O Sistema Sonambúlico explica os fenômenos através da super excitação momentânea das faculdades mentais do mediu, a uma espécie de estado sonambúlico ou extático, que exalta e desenvolve a inteligência.

Pelo Sistema Pessimista ou Diabólico, somente o Diabo ou os Demônios podem comunicar-se.

Pelo Sistema Otimista, todos os Espíritos bons ou maus podem se comunicar.

O Sistema Uni-espírito ou Mono-espírito afirma que um único Espírito se comunica com os homens e que esse Espírito é o Cristo, protetor da Terra.

Todos os Espíritos, em dadas circunstâncias, podem manifestar-se aos homens, e o número dos que podem comunicar-se é indefinido.

Pelo Sistema da Alma Material, o Perispírito seria a própria alma em depuração gradual por meio das transmigrações.
















*(RESPOSTAS)*

*Estudo De O Livro Dos Médiuns – Questionário 4*

 *PRIMEIRA PARTE – NOÇÕES PRELIMINARES*

 *Capitulo IV – SISTEMAS*

*Assinale as afirmações corretas, com relação aos sistemas negativos apresentados pelos adversários do Espiritismo, tendo em vista os fenômenos de efeitos físicos.*

C                             O sistema do Charlatanismo transformaria todos os espíritas em mistificados e todos os médiuns em mistificadores, sem consideração pela posição, ou caráter, o saber e a honorabilidade das pessoas.

C                             O Sistema da Loucura afasta a suspeita de fraude e diz que os que não enganam são enganados por si mesmos, o que equivale a chamá-los de imbecis e mesmo que se trata de loucura.

E                             O Sistema da Alucinação é também uma forma de fraude, já que fingem ver o que não veem. *Atribuem os fenômenos a uma ilusão dos sentidos. Assim, o observador seria de muita boa fé, mas creria ver o que não vê.*

C                             O Sistema do Músculo Estalante – os que ouvem os golpes numa mesa são vítimas de uma mistificação ou de uma ilusão.


*Escreva “CERTO” OU “ERRADO”*

C                             Os que defendem o Sistema das Causas Físicas atribuem os movimentos ao magnetismo, à eletricidade ou à ação de um fluido qualquer, ou seja, a uma causa exclusivamente física.

E                             O Sistema do Reflexo não reconhece a ação inteligente no fenômeno de efeito físico. *Reconhece, embora atribua a fonte dessa inteligência como sendo do médium ou dos assistentes, que se refletira como a luz ou as ondas sonoras*

C                             Segundo o Sistema da Alma Coletiva, somente a alma do médium se manifesta, mas se identificando com a de muitas outras pessoas presentes ou ausentes, para formar um todo coletivo que reuniria as aptidões, a inteligência e os conhecimentos de cada uma delas.

C                             O Sistema Sonambúlico explica os fenômenos através da superexcitação momentânea das faculdades mentais do mediu, a uma espécie de estado sonambúlico ou extático, que exalta e desenvolve a inteligência.

C                             Pelo Sistema Pessimista ou Diabólico, somente o Diabo ou os Demônios podem comunicar-se.

E                             Pelo Sistema Otimista, todos os Espíritos bons ou maus podem se comunicar. *Só os Espíritos bons. Partem do princípio de que, liberta da matéria, a alma está livre de qualquer véu e deve possuir a soberana ciência e a soberana sabedoria.*

C                             O Sistema Uni-espírito ou Mono-espírito afirma que um único Espírito se comunica com os homens e que esse Espírito é o Cristo, protetor da Terra.

C                             Todos os Espíritos, em dadas circunstâncias, podem manifestar-se aos homens, e o número dos que podem comunicar-se é indefinido.


C                             Pelo Sistema da Alma Material, o Perispírito seria a própria alma em depuração gradual por meio das transmigrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário