Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

VIAGENS PSIQUICAS NO TEMPO

Palestra
Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br







Tema: Viagens Psíquicas no Tempo.



Palestrante: Lamartine Palhano Jr.



Rio de Janeiro







Organizadores da Palestra:

Moderador: "Brab" (nick: |Moderador|)
"Médium digitador": "Dejavu" (nick: Lamartine_Palhano_Jr)

Oração Inicial:

Senhor Jesus, aqui estamos mais uma vez, Senhor, reunidos em Teu nome buscando entender um pouco mais das Leis de Deus. Que possamos absorver o máximo possível de tudo o que aqui for dito. Que os ensinamentos proferidos possam responder a algumas daquelas questões que buscamos e que possamos multiplicar essas informações aos que, como nós, se encontram ansiosos pelo conhecimento. Auxilia nosso companheiro Palhano, responsável pelo tema da noite. Que ele possa estar amparado pelos amigos espirituais que dirigem esta tarefa. Fica conosco, Senhor. E que possamos em Teu nome, iniciar a nossa Palestra Virtual da noite de hoje. Que assim seja!

Apresentação do palestrante:

Comecei a estudar o espiritismo desde os 15 anos de idade, atuando na evangelização infantil, depois junto à juventude. Aos 20 anos de idade, entendi que precisava estudar mais para compreender melhor a doutrina formei-me em Farmácia e Bioquímica, especialista em análises clínicas, mestre em microbiologia e imunologia, doutor em ciências pela Universidade do Rio de Janeiro, sem nunca ter parado de estudar a doutrina. Assim que consegui os primeiros resultados de meus trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior no campo da microbiologia médica, comecei também a publicar os resultados de meus trabalhos espíritas, observando a mediunidade de diversos médiuns no Brasil. Ao mesmo tempo, empreendi diversas palestras, conferências, palestras e cursos em diversas cidades brasileiras, divulgando a doutrina espírita.(t)

Considerações Iniciais do Palestrante:

A médium Luana que está aqui ao meu lado está dizendo que pesquisadores da primeira hora, como Crookes e Denis estão presentes e interessados no trabalho. Convido os médiuns que estão participando a perceberem estas influências. Além do mais, Kardec foi instruído pelos espíritos que durante o sono físico o espírito emancipa-se do corpo e pode ir ao passado à distância no presente e procurar o futuro. (t)

Perguntas/Respostas:

<|Moderador|> [1] [Froid] Qual a relação entre "viagem psíquica" e "viagem espiritual", além da semântica? (Complementação do Moderador: Poderia definir as duas para nós, amigo Lamartine?)

De acordo com o contexto em que as duas expressões são citadas, podem significar a mesma coisa. Uma viagem do espírito encarnado que se emancipa do corpo momentaneamente em busca de seus interesses espirituais. Prefiro o termo "viagem psíquica", devido à divisão didática que fiz para melhor entendimento do tempo: tempo cronológico; tempo psicológico e tempo psíquico. O tempo cronológico é aquele contado pelas horas. O psicológico é o que você vive. Por exemplo, sentindo dor o tempo passa lento, na felicidade, o tempo nem é sentido. O tempo psíquico é aquele que o seu ser psíquico, com a consciência expandida, consegue alcançar. Então, neste tempo psíquico, o seu presente é até onde a sua consciência abrange numa medida do passado e numa medida do futuro. Exemplo: se a minha consciência atua lembrando apenas da última semana vivida e de acordo com a próxima semana que vou viver, o meu presente é este. (t)

<|Moderador|> [2] [jaja] Existe algum perigo nas "excursões" realizadas fora do corpo de modo provocado?

Existem perigos. Por isso, nas regressões e nas progressões da memória, é preciso sempre a assistência de um profissional, no caso de assuntos de natureza terapêutica. Nas questões espíritas, é preciso ter certeza da proteção espiritual, pois que estamos num planeta de provas e expiações onde existem perversidades ocultas e falsos mestres (espíritos enganadores) capazes de interferir desastrosamente. (t)

<|Moderador|> [3] Duas Perguntas Interligadas: [indddia] Quais os benefícios que nos trazem tais viagens? E ocorrem somente durante o sono físico? / [cassia] Com que propósito são feitas as viagens no tempo, ou seja, qual a justificativa, dentro da doutrina, para alguém fazer esse tipo de experiência?

Trataremos aqui das viagens de pesquisa. Evitaremos os assuntos relativos a terapia de vidas passadas, que deixaremos para os especialistas. Em Espiritismo, temos muitos benefícios a serem alcançados: esclarecimentos históricos, porque a história contada é falsa, inclusive a história do Cristo; melhor compreensão da natureza do sofrimento humano. Só isto já justificaria, contudo, o conhecimento abrangente da evolução da história do homem pode oferecer uma visão nítida do plano dos trabalhos empreendidos pelos espíritos superiores na educação do espírito humano. (t)

<|Moderador|> [4] [Caminheiro] Irmão Lamartine: Outro dia comentávamos: "Se Deus sabe o futuro, então o futuro está escrito! Se Ele não sabe o futuro, então Ele não sabe todas as coisas, e lhe falta esse atributo - de ser onisciente!". O que nos diz sobre essa afirmação?

Os espíritos disseram a Kardec que o futuro pertence a Deus, com muita razão. Ele é onisciente e onipresente. Tudo sabe, tudo prevê, não há improviso em suas ações. Suas leis são imutáveis. Tudo está Nele, não em nós. Como somos partículas da essência Dele, precisamos aprender tudo o que Ele sabe para adquirirmos competência para conviver com Ele. Por isso, Ele construiu o universo material como um grande recurso didático nas dimensões espaço e tempo para na extensão, na duração e na sucessão das coisas, o espírito possa aprender. (t)

<|Moderador|> [5] [Froid] Minha pergunta anterior (Nota do Moderador: relação entre "Viagem psíquica" e "Viagem Espiritual", pergunta 01) se refere à possibilidade de se diferenciar a viagem psíquica, proveniente da imaginação, e viagem espiritual, considerando a possibilidade de o espírito persistir como consciência fora do corpo. Qual o critério de diferenciação entre sonho e realidade, sendo esta realidade desprovida de tendência religiosa ou crença?

Em relação a sonho, existem diversas categorias. O cérebro é como um computador. Diante de um estímulo, ele pode lançar mão de imagens arquivadas. E pode refletir também mensagens que chegam do espírito emancipado e decodificá-las a seu modo, pode, inclusive, filtrar as orientações que o espírito está recebendo. Assim, existem muitas nuanças em relação aos sonhos e viagens psíquicas. Umas bem nítidas, outras confusas. Quando se trata de uma informação espiritual, o sonho está ligado a um sistema de transe e a pessoa tem certeza do ocorrido. Trata-se então de uma visão da alma. (t)

<|Moderador|> [6] Duas Perguntas Interligadas: [Harry] Caro expositor, Muita PAZ! Podemos efetivamente "viajar no tempo"? Digo, retornarmos mesmo a um tempo passado (vivido e experimentado) e mais, interagir com essa realidade? / [Esp] Luz e paz a todos. Gostaria de saber se tanto na regressão de memória quanto na progressão, pode (ou não) e/ou deve-se (ou não) "manipular" os fatos?

Podemos buscar o passado nos nossos registros psíquicos e nos registros dos outros psiquismos, pois somos um todo coletivo sob a direção do pensamento único de Deus. Deus não tem permitido facilidade na busca do passado ou do futuro para esta humanidade terrena, devido ao seu grau de evolução espiritual ainda localizado nas faixas inferiores da imperfeição. A interação com o passado e com o futuro seria mais prejudicial que útil. No entanto, temos visto algumas pesquisas com bons resultados permitidas para o aprendizado humano. A bênção do isolamento no tempo vem do fato de que o nosso passado apresenta desmandos e crimes contra a consciência que não seria prudente serem lembrados. Mas nos chegam na forma de lembranças e tendências. Quando for possível e permitido, ao gastarmos os nossos recursos do passado diante das atividades do presente, poderemos ir ao futuro e buscarmos estes recursos. Exemplo disto foram alguns inventores e cientistas que conseguiram tirar "do nada" fórmulas e conceitos que mudaram a idéia filosófica. (t)

<|Moderador|> [7] [Caminheiro] O que nos diz dos casos de regressão de memória que ocorrem muitas vezes em sessões de desobsessão? (com os encarnados e com os desencarnados)

Estas sessões, geralmente, estão orientadas por espíritos superiores que conseguem rasgar o passado do paciente encarnado ou desencarnado como se faz com um furúnculo que precisa ser lancetado. Essa catarse geralmente é controlada, favorecendo o alívio do paciente. Nada há de estranho nisso. (t)

<|Moderador|> [Dilma] [8] Quais os critérios que devem ser avaliados para que se realize a regressão ?

Os critérios de hipnose visando a terapêutica devem ser escolhidos pelo profissional que tem os recursos para o controle psicológico da situação. Na pesquisa espírita, o investigador deve ser experimentado, saber o que quer, contar com a ajuda espiritual segura, e se utilizar da técnica que mais facilmente o faça alcançar seus objetivos. Em nosso caso, não utilizamos hipnose, mas treinamos pessoas (médiuns) capazes de fazer um transe de modo tranqüilo e espontâneo para que saibam canalizar esse transe (transe canalizado). Quando o percipiente está em transe, obedece à ordem que lhe é dada e ele avança no passado à distância no presente, e no futuro. Esta técnica tem sido aplicada por nós para estudar a natureza das causas do sofrimento humano (publicamos "Laudos Espíritas da Loucura"). Nessa obra, mostramos os casos de doenças mentais e as causas anteriores que contribuíram para que o paciente entrasse nestes conflitos. Na obra que será publicada em breve, a qual será chamada "Viagens Psíquicas no Tempo", estudamos de um modo geral as causas iniciais dos conflitos humanos, dos sofrimentos e do futuro que nos espera. (t)

<|Moderador|> [9] Duas Perguntas Interligadas: [Caminheiro] Se Deus sabe o futuro, então, isso significa que estamos "predestinados"? Poderia explicar melhor? / [Delanne] O futuro já existe?. Se existe então somos o futuro do passado nosso há um certo tempo atrás. Então o futuro, se existe já esta pronto, formado, como blocos de ações, com vida própria?

A predestinação já está dita até na Bíblia, em muitas passagens. O que há realmente é uma programação para o aprendizado de todos, mas, a verdade é uma só. Portanto, todos nós, à maneira de cada um, chegaremos a ela, de acordo com o esforço empregado. O futuro já existe no conhecimento de Deus, pois para Ele, tudo é presente. Nós temos que avançar no pensamento Dele, e na medida que avançamos, com o nosso livre arbítrio, vamos cumprindo o programa, e este programa, sendo traçado com base na psicologia divina, vai se ajustando automaticamente. (t)

<|Moderador|> [10] [Harry] Que relação há entre esse assunto e tal da sincronicidade tão estudada por C.G. Jung - se é que há alguma relação - ? (Complementação pedida pelo Moderador em relação a Teoria de Jung: Se não me engano, a Sincronicidade toca na questão de termos fatos em nossas vidas que se relacionam de forma sincronística, sem "causa aparente". Ex.: numa noite sonho com um amigo que não vejo a 10 anos, na manhã seguinte dou de cara com ele em plena Av. Rio Branco?! Não teria sido uma incursão no futuro?!)

É preciso lembrar que não estamos sozinhos em nossa viagem no fator tempo. Dependemos uns dos outros. Nossas vidas psíquicas estão interligadas, por mais distantes que nossos corpos estejam. Pode parecer um paradoxo. Mas, a pergunta 420 do Livro dos Espíritos deixa bem claro que o espírito encarnado não está preso no corpo como se estivesse numa caixa, irradia por todos os lados. (t)

<|Moderador|> [11] [Reveusee] Essas viagens psíquicas podem ser/são voluntárias e/ou involuntárias?

Podem ser voluntárias quando o indivíduo tem possibilidade anímica de fazer o próprio transe. Podem ser involuntárias quando há ação espiritual ou o indivíduo recebe um estímulo (choque psíquico) que lhe provoca o transe; pode ainda ser espontâneo, como acontece com certos médiuns, que por sua facilidade de transe vêem facilmente ações à distância no passado ou no presente. (t)

<|Moderador|> [12] [Esp] Paz e luz. Será que não é possível, "dentro" (no tempo e espaço) de nosso planeta (encarnado e desencarnado) algum espírito capaz de fazer a "manipulação" dos fatos psíquicos da memória (individual e coletivamente) (positivamente, conforme entendi na resposta à 1 pergunta)? [Complementação pedida pelo Moderador: " A idéia é saber se os fatos que vão ocorrer e ocorreram, podem ser mudados....")

Darei um exemplo de manipulação dos fatos passados, no presente. Nos casos de esquizofrenia estudados por nós e publicados no livro acima citado, verificamos que o paciente tem um canal psíquico aberto, captando as cenas dos seus crimes hediondos do passado, cenas estas manipuladas por obsessores sagazes que o fazem permanecer no estado enfermiço. Quanto a mudar os fatos, isto não é permitido no sistema espaço-tempo, pois o tempo em si não é uma dimensão, mas uma energia que permite a duração e a sucessão dos eventos, como está explicado no livro "A Gênese" de Kardec, pelo espírito Galileu, através do médium Flamarion.(t)

<|Moderador|> [13] [Caminheiro] Poderia sugerir formas, exercícios, "receitas" para treinamento de viagens psíquicas no tempo? Que orientação sugere para as Casas Espíritas?

Sugiro que as orientações de Allan Kardec do Livro dos Médiuns e da Revista Espírita concernentes às reuniões mediúnicas sofram uma nova leitura. Isso mostrará como se forma um todo coletivo em grupos pequenos (campo psíquico). Na segurança desse campo psíquico, onde estão relacionados os encarnados e os desencarnados interessados nos objetivos pré-determinados, podemos preceder qualquer pesquisa com segurança. É preciso ter em mente que a energia psíquica é a energia primeira com que Deus construiu o universo, e que cada um de nós tem uma quota. Assim, essa energia precisa de direção segura, caso contrário, poderá causar mais danos do que benefícios. No caso dessas pesquisas no tempo, o grupo deve treinar, estar preparado para eventualidades inesperadas de ordem psíquica, para evitar um choque psíquico e um desequilíbrio desnecessário. No treinamento deve constar a canalização do transe para os objetivos a serem alcançados, caso contrário haverá dispersão de energia. Não há necessidade de hipnose nem de condicionamentos mentais.(t)

<|Moderador|> [14] [Nadja] Gostaria de saber sobre as pesquisas da Dra. Helen Wambach sobre progressões de memória. Há fundamento? (Complementação pedida pelo Moderador: A progressão de memória funciona da mesma forma que a regressão. Magnetizadas, as pessoas vão até o "futuro" e descrevem futuras encarnações. Hermínio Miranda analisa o trabalho da Dra. Wambach, que fez experiências com um grupo de 2.500 pessoas com resultados bastante significativos e parecidos.)

Li os trabalhos de Hermínio Miranda, da Helen e de seu discípulo Chet Snow. As análises do Hermínio são substanciosas. O trabalho da Helen, que faleceu em 1983, confirma ipsis literis a tese do Livro dos Espíritos, inclusive os permeios reencarnatórios, a necessidade da reencarnação, a programação da reencarnação, o objetivo da reencarnação, todos os itens. Recomendo a leitura de seus dois livros: Recordando Vidas Passadas e Vida antes da Vida. Quanto à continuidade das progressões da Dra. Helen, Chet Snow publicou recentemente sua tese com muitas progressões hipnóticas e com transes conduzidos. Na nossa obra Viagens Psíquicas no Tempo, a ser publicada ainda, confirmamos em nossas pesquisas as descobertas anotadas por Snow do próximo milênio.

Considerações finais do Palestrante:

Afirmo que a pesquisa espírita está agora saindo da sua fase primeira para entrar numa fase de maior alcance quando a percepção anímica deverá ser mais valorizada do que os canais próprios da mediunidade. Portanto, estamos com um universo de fatos a serem observados ainda, longe de alcançar a verdade total. Que os pesquisadores espíritas possam retirar o Espiritismo da fase religiosa para inseri-lo no aspecto científico que traduz uma realidade religiosa muito maior, que é a religião natural preconizada por Léon Denis e pelos espíritos em Obras Póstumas, quando seremos religiosos por compreendermos a Deus. A impressão que estou tendo é que este grupo de espíritas formado por vocês abriu um canal importante para a comunicação espírita, a troca de informações valiosas entre os confrades interessados, os pesquisadores honestos que buscam as verdades eternas. Sinto que os espíritos responsáveis pela expansão do conhecimento espírita estão satisfeitos e contentes por contarem com mais este recurso. Deus abençoe a todos nós. Para contato posterior, pode ser usado provisoriamente o endereço de e-mail: luanapol@nutecnet.com.br (t)

Oração Final:

Pai Amoroso, corações unidos em prece, elevamos a Ti o pensamento humilde para agradecer a sublime oportunidade de aprendizado Inspira-nos, Pai Querido, a prosseguir nessa busca incessante pelo conhecimento saudável, o Conhecimento que cria, que auxilia, que impulsiona o progresso. Que saibamos, cada vez mais, aprofundar os conhecimentos científicos, utilizando-os para chegar a uma consciência maior sobre o universo, harmonizando-nos com a Criação, fazendo-nos amar mais a tudo o que procede de Ti, Pai Querido. Abençoa-nos os dias com a sabedoria dos que amam e compreendem. Fica conosco, agora e sempre. Que assim seja

Nenhum comentário:

Postar um comentário