Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

comunicação direta

*PALESTRA VIRTUAL*

Promovida pelo IRC-Espiritismo 

http://www.irc-espiritismo.org.br

*Tema: Comunicação Direta*

*Palestrante: Ângela Coutinho* 

Rio de Janeiro 
*Organizadores da Palestra:*

*Moderador:* "Luno" (nick: [Moderador])

*"Médium digitador":* "Jailton" (nick: Angela_Coutinho)

*Oração Inicial:*

*Jesus, doce amigo, com o pensamento fixado nos teus lindos e sábios ensinamentos estamos aqui para mais um momento de estudo.*

*Que possamos estar abertos ao aprendizado, aos ensinamentos que nos chegam pela generosidade de nossa querida palestrante e dos amigos espirituais. Inspira-nos a todos para fazer deste momento mais um instante feliz de nossa vida. Permanece conosco, agora e sempre. Que assim seja. (t)

*Apresentação do Palestrante:*

Eu gostaria primeiro de desejar uma noite de muita paz, muita harmonia, neste intercâmbio entre irmãos que se buscam em esclarecimento, através da ampla comunicação direta. 

Nesse momento, participo da coordenação de Grupo de Comunicação Espiritual e que foi criado pela espiritualidade há quase dez anos. Sou professora, avó, mãe e amiga de muitas almas e pela tarefa que me cabe, médium, clarividente, psicógrafa, psicopictográfica. Efetivamos um trabalho de comunicação direta por meio da espiritualidade superior, tendo como coordenador nosso irmão Emmanuel e como dirigente dos trabalhos Henrique Karroiz. 

Este trabalho objetiva a divulgação da doutrina cristã através da 
prática do Evangelho no exercício diário às almas em necessidade 
de ajuda ao corpo e a alma. (t)

*Considerações Iniciais do Palestrante:*

Através da espiritualidade superior, tomamos conhecimento da necessidade da efetivação da palavra dos irmãos espirituais. No momento em que irmãos de vários planos necessitam se contactar, se ajudar e, ao mesmo tempo, dilatar a doutrina 
trazida por Jesus e ampliada por Kardec. Visando o aprimoramento de cada criatura, visando o alastramento da ciência diante do progresso da atualidade, os espíritos superiores vêm se sentindo, Há algum tempo, cerceados em suas comunicações. Ora, estas almas já conviveram conosco em várias vidas, participaram das mesmas problemáticas que passamos hoje, portanto, a vontade de ajudar, a necessidade de se fazerem presentes e atuantes se fez premente. 

Este trabalho, elaborado há quase duzentos anos em plano espiritual, surgiu pelas necessidades acima dilatadas, numa comunicação direta de espíritos iluminados em proposta de desmistificação da mediunidade. (t) 

*Perguntas/Respostas:*

<[moderador]> [1] - Em que consiste o trabalho de comunicação direta? Conhecemos, de O Livro dos Médiuns, o tipo de comunicação chamada pneumatografia ou escrita direta, que "é a escrita produzida diretamente pelo Espírito, sem  Intermediário algum; difere da psicografia, por ser esta a transmissão do pensamento do Espírito, mediante a escrita feita com a mão do médium." É definida também, na mesma obra, a pneumatofonia como sendo a capacidade dos Espíritos de fazer que "se ouçam gritos de toda espécie e sons vocais que imitam a voz humana, assim ao nosso lado como nos ares." Além destes dois tipos de comunicação comentados por Kardec em O Livro dos Médiuns, existe alguma outra modalidade de comunicação também poderia ser 
chamada de Comunicação Direta? (t) 

Quando me refiro à comunicação direta, não estou me referindo àquela que o espírito atua sem a participação de um médium, mas sim quando a espiritualidade usa uma atuação dinâmica e objetiva em conversação atuante como se o espírito estivesse encarnado, apenas fazendo uso do corpo e da voz do médium. É apenas uma maneira de colocação direta com os irmãos encarnados. (t)

<[moderador]> [2] - O que é o grupo de comunicação espiritual? Com que objetivo o grupo foi fundado? 

O Grupo de Comunicação Espiritual se caracteriza pela divulgação da doutrina cristã, através do exercício do Evangelho, do estudo da ciência e da filosofia, compondo suas reuniões com a palavra dos amigos espirituais, tirando dúvidas, esclarecendo e proporcionando a cada irmão a oportunidade de um diálogo aberto e franco com a espiritualidade. Além dos trabalhos doutrinários, mediúnicos, caritativos, evangélicos, a espiritualidade superior se propõe a dar continuidade à dilatação da doutrina espírita-cristã, por meio da psicografia numa crescente dilatação e estudo cristão. Nosso objetivo é clarear as mentes, trazer as verdades eternas à tona e, principalmente, termos a exata noção de que a vida continua. (t)

<[moderador]> [3] - Em que a Comunicação Direta difere da psicopraxia (vulgarmente conhecida por "incorporação")? 

Quando digo comunicação direta, refiro-me à psicofonia, vulgarmente chamada incorporação. O que acontece  comigo é um desdobramento em que no afastamento do corpo carnal, o corpo denso fica liberado, facilitando o total manuseio da espiritualidade. (t)

<[moderador]> [4] - Henrique Karroiz utiliza a Comunicação Direta objetivando levar às pessoas mais esclarecimento ou consolação? 

Ambos. Além de esclarecer, ampliar e confortar, nos traz um assessoramento de vida, que provoca em cada criatura uma busca mais profunda em si mesmo e, logicamente, à vontade de reforma íntima. (t) 

<[moderador]> [5] - Gostaria de saber mais sobre Henrique Karroiz.

A última encarnação do espírito Karroiz deu-se na França como o pintor irreverente, sensível e contestador, Henri de Toulouse Lautrec. Por que uma encarnação tão diferenciada da individualidade Karroiz? A espiritualidade nos explica que foi determinado uma personalidade que pudesse atrair a atenção de todo o mundo, visando estar hoje ele novamente numa manipulação direta de almas, numa apreciação profunda de sentimentos e, naturalmente, extravasando tudo isto pela dinâmica da pintura mediúnica, aliada à terapia musical que proporciona às almas um relaxamento e um distendimento de seus reais sentimentos. Toulouse Lautrec, como personalidade, era profundo, sensível e vivenciou, por poucos anos, justamente, para que hoje pudesse atrair aos trabalhos do Grupo de Comunicação Espiritual pelo seu nome. Anteriormente, o espírito Henrique Karroiz vivenciou na Espanha uma personalidade, quase em totalidade de sua individualidade, muito forte e que, filho de família abastada, lutou, na época da Revolução Francesa, em defesa dos necessitados e dos oprimidos. Em 1792, na última luta da Revolução Francesa, na Espanha, é traído e decapitado por amigos e irmãos, que não aceitando o seu posicionamento que divergia de sua classe social, o traíram. Várias outras vidas já foram enfocadas pelo espírito, inclusive há dois mil anos como 
genro de Emmanuel, na Galiléia. (t) 

<[moderador]> [6] - Angela, você disse que era médium psicopictográfica. Poderia nos explicar o que é a psicopictografia? Existe algum tipo de relação entre a psicografia a psicopictografia, ou seja, qualquer médium psicógrafo pode tornar-se psicopictográfica? 

A psicopictografia é a atuação mecânica ou semi-mecânica e, muitas vezes, movida pela sensibilidade. A espiritualidade que se propõe a um trabalho psicopictográfico nos traz características próprias de vidas anteriores. Seu principal objetivo é a confirmação da vida após a morte. Porém, no caso de Karroiz, a pintura aliada à música serve de pano de fundo a um trabalho mais penetrante. Não existe a necessidade da confirmação do espírito pintor, mesmo porque ele hoje tem a sua individualidade formada, embora as características de Toulouse Lautrec estejam prensadas nos traços que rapidamente produz. (t)

<[moderador]> [7] - Gostaria que você explicasse mais detalhadamente a aplicabilidade da pintura  mediúnica e da terapia musical dentro da comunicação direta. 

<Ângela_Coutinho> Henrique Karroiz usa a sua versatilidade de pintura e musicalidade para tocar as almas em suas necessidades mais profundas, fazendo-as se colocarem realmente naquilo que são e possibilitando um diálogo mais franco, para que as dúvidas sejam afastadas, para que as lacunas sejam preenchidas. O irmão, acima de tudo, é um psicólogo e espírito amoroso, que envolve a todos com muito carinho e muita compreensão. (t) 

<[moderador]> [8] - A que se deve o "cerceamento" das comunicações dos Espíritos Superiores aos encarnados? Segundo nosso irmão Emmanuel, o bloqueio à fala da espiritualidade se deve, na atualidade, à falta de percepção e estagnação de idéias. 

Bem, podemos sentir, não em todos os pontos do país, uma certa relutância em se permitir a voz da espiritualidade numa orientação direta às casas espíritas. Voltando à Kardec, o que nos trouxe a comunicação dos espíritos e que nos deu oportunidade de hoje 
estarmos com uma bagagem básica, para que nós, médiuns, principalmente, e também almas sensíveis, pudéssemos hoje ter adquirido maior conhecimento, compreensão acerca de nós mesmos e da vida eterna? 

<Ângela_Coutinho> Por meio da palavra amiga e de grande sabedoria podemos hoje estar neste diálogo franco sobre a doutrina que os espíritos nos trouxeram. Pergunto eu: Será que a espiritualidade já disse tudo? Será que já progredimos o suficiente para que nada mais precise ser dito? É lógico que não. Somos ainda muito primários, pequenos, precisando de maior conhecimento, ajuda e dilatação da ciência do viver. Por isso, meus amigos, os dirigentes dos trabalhos do Grupo de Comunicação Espiritual enfatizam o alastramento da doutrina espírita-cristã. (t) 

<[moderador]> [9] - Qual o papel dos perispíritos do encarnado e do desencarnado nos trabalhos de comunicação direta? 

Falando por experiência própria, no desdobramento, o perispírito do médium afasta-se ligeiramente ou mais intensamente, de acordo com a sua capacidade mediúnica e com as suas condições evolutivas, possibilitando com isso um manejo maior do corpo denso. O corpo perispiritual do espírito atuante se aproxima e se interpenetra, podemos dizer, 30% no espaço do corpo carnal do médium, assessorando mental ou fisicamente. (t) 

<[moderador]> Duas perguntas relacionadas: [10] -  Considerando o CUEE, poderia nos dizer onde mais está sendo difundida a comunicação direta? Este trabalho de Comunicação direta é feito em algum outro lugar? 

Não é de nosso conhecimento a existência de um trabalho semelhante, mesmo porque a espiritualidade que nos dirige enfatiza que toda esta organização foi elaborada há mais de 100 anos, para que uma composição espiritual, envolvendo espíritos de várias especialidades, pudesse atuar hoje desta forma mais abrangente. (t) 

<[moderador]> [11] - Angela, veja se entendi bem. 

Comunicação Direta é um termo para se designar reuniões mediúnicas onde o público conversa diretamente com os Espíritos, ou seja, qualquer freqüentador da casa espírita pode participar das reuniões mediúnicas (como na Umbanda, por exemplo)? 

Exatamente, só que com objetivos direcionados a ilustração mais ampla do Evangelho e o aprofundamento da ciência do viver, formando uma dinâmica que enfoca a alma em todos os dispositivos que assessoram em qualquer plano. (t)
Atenção! 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

*A partir daqui foi o próprio Karroiz que respondeu às perguntas (inclusive fez as considerações finais)!*

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

<[moderador]> [12] - Karroiz: a sua encarnação como Henri de Toulouse Lautrec foi sofrida em diversos aspectos. Qual a principal lição aprendida naquela existência? Todo aquele sofrimento te deixou mais sensível aos dramas dos outros seres? 

Henri era objeto de falta de amor e de carinho. 

A impressão da personalidade vivenciada por mim, na França, foi de uma tristeza diante das defasagens espirituais, da falta de amor entre as almas e dos valores totalmente defasados entre criaturas que expressavam virtudes tão falsas. 

A principal lição aprendida por mim foi a tristeza de ver o neglicenciamento de criaturas irmãs por não terem o abastecimento material valorizado e que era a coisa principal naquela época. (t)

<[moderador]> [13] - Toulouse foi portador de doença óssea que trouxe uma marca de rebeldia a seus trabalhos. O trabalho atual tem algum aspecto terapêutico em doenças degenerativas na infância? 

Não, atuo com o conhecimento e a experiência adquiridos em vida anterior como médico, através da manipulação dos fluidos e das energias, trazendo possibilidades a uma melhoria de acordo com o percentual cármico permitido à movimentação espiritual, principalmente isto. (t) 

<[moderador]> [14] - A espiritualidade está vendo bons resultados neste trabalho de comunicação direta no GCE? 

Sim, perfeitamente. Mas, como digo sempre, não vamos parar aí. (t) 

<[moderador]> [15] - Pergunta para Karroiz (ou Angela): A médium não teria condições de passar a mesma mensagem ao público, caso não estivesse em transe (ou seja, caso estivesse apenas inspirada)? 

As condições espirituais da irmã medianeira são muito dilatadas. Ela não precisa de mim como muleta para um diálogo, ou um questionamento. (t) 

<[moderador]> [16] - A arte terá papel mais destacado neste milênio que se inicia? 

Sim. Principalmente junto àqueles que sensíveis são a quaisquer manifestações artísticas.

 Por quê? Porque as almas sensíveis e aptas a dilatar condições extra-sensoriais e vibracionais estarão envolvidas por irmãos espirituais em afinidade de adestramento e quanto mais estes artistas se evangelizarem, souberem aliar o corpo e a alma numa transfiguração de sentimentos, de emoções e naturezas, a arte espírita se alastrará com objetivos mais amplos. (t)

<[moderador]> [17] - Sobre a resposta à pergunta 14 ("não vamos parar aí"), quais os passos seguintes a esse projeto da Comunicação Direta, planejados pela espiritualidade? 

Bem, mente a mente, corpo a corpo, energia a energia, sentimento a sentimento, irmãos de esferas, de mundos, de equivalências espirituais e vibracionais se insurgirão desde que as almas encarnadas estejam cientes de que são eternas e que acima de tudo toda e qualquer comunicação estará pautada na moral, no equilíbrio e no amor. Diante disto tudo, a espiritualidade espera pelos irmãos encarnados e pela vontade que esta humanidade aprenda a se aceitar, a se compreender e a se amar, porque só assim poderemos alastrar a comunicação mediúnica e transformar este veículo pleno em um alicerce forte para o progresso espiritual de cada um de nós. (t)

<[moderador]> Duas perguntas relacionadas: [18] - De que forma a pintura mediúnica pode ser usada como terapia? Qual o seu efeito? [19] - Pergunta: Você pode falar como a música ajuda no trabalho durante as reuniões? 

Através de cada traçado, e a colocação impressa na tela de uma energia distribuída pelo centro da mão esquerda, manipulamos em direção a várias criaturas fluidos que se penetram na sua conformação perispiritual e, ao mesmo tempo, lançamos mente a mente idéias que se projetam ajudando a alma a discernir e a se equilibrar melhor. A música nos traz vibrações a todos os instantes em nossa vida. Tem uma força muito grande em nosso viver. Por isto, podemos observar o quanto de benefícios ou não tipos de músicas trazem às almas. No trabalho de musicoterapia aliada à pintura mediúnica, juntamos vibração, manipulação de energia e reformulação mental. Isto quero dizer que não se efetua em uma só noite, ou uma só reunião, mas num trabalho contínuo, mesclando aquilo que já foi absorvido com aquilo que precisa ser manipulado. (t) 

<[moderador]> [20] - Como os encarnados estudam arte, em suas horas de sono? Há locais e horários especiais para isso no mundo dos espíritos? 

Sim, é lógico. Cada alma, no seu desprendimento natural, irá em busca de um reforço à sua vida carnal. Existem cidades e colônias espirituais específicas em que amigos que contribuíram para a música, para a pintura, para a literatura, etc. estão unidos. Se realmente for esta a identificação de cada alma encarnada e esta identificação acompanhar o espírito, esta acolhida às colônias artísticas se efetivará. Mas, se a arte for 
apenas uma composição cármica necessária à alma encarnada, no seu desdobramento natural esta aptidão não estará atrelada às suas ânsias espirituais. (t) 
<[[Moderador]]> [21] - Na comunicação direta, quando os médiuns não descrevem o que é solicitado por você, como se sente? 

Geralmente entendo as razões de uma não dilatação específica, porque a vidência é uma dura prova aos médiuns. Aqueles que não a detém não conseguirão entender as dificuldades por que passam os videntes que se diversificam em 
capacidade perceptiva, em condição espiritual e em estágio emocional. Estas divergências são razões mais do que suficientes para que o médium evite uma dilatação total ou parcial daquilo que está captando. (t) 

*Considerações finais do palestrante:*

A espiritualidade, com este trabalho, se coloca aberta a perguntas por meio da página www.gce.org.br. Não se impressionem por este diálogo direto, pois para nós do mundo espiritual se torna normal o contato de irmão para irmão e para as almas encarnadas e ainda distantes de sensibilidades maiores e infringindo-se somente confabulações na matéria, realmente fica difícil o entendimento de que a morte não existe e de que irmãos que vivenciaram na esfera continuam hoje em contato com este mundo e com seus amigos e parentes. O mundo, acima de tudo, precisa de amor e se cada um de nós souber se contactar através desse sentimento sublime, mesmo que estejamos vivenciando em patamares vibracionais diferentes e diversos, naturalmente estaremos trabalhando por nós mesmos e por irmãos de caminhada. O Grupo de Comunicação Espiritual agradece sensibilizado este momento de abertura única em que a voz da espiritualidade pôde ser ouvida e pedimos a Deus que todos vocês que participam desta dilatação ossam continuar abrindo as estradas para o mundo espiritual e 
amigo. Que Deus nos acompanhe! Buenas noches! (Henrique Karroiz) (t)

*Oração Final:*

Agradecemos aos irmãos Angela e Karroiz, pelos esclarecimentos trazidos aqui nesta noite, de boa vontade. 

Agradecemos ao Pai Celestial, por nos dotar de vida e inteligência, capaz de nos conduzir passo a passo pelos caminhos da evolução espiritual. Agradecemos aos amigos espirituais, que nos revelaram a doutrina consoladora há um século e meio, e desde então não medem esforços em ajudar a humanidade a crescer. Que o Senhor da Vida nos abençoe com a possibilidade de prosseguirmos em nossas atividades de estudo e auxílio mútuo. Que Deus nos ilumine o caminho! Assim seja! (t)

Nenhum comentário:

Postar um comentário