Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A Gênese

A GÊNESE 

Por ALLAN KARDEC, autor de O livro dos Espíritos

CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA (X)

                 Desde a antigüidade suspeitava-se da existência se um "outro corpo" que envolve a alma, de natureza menos densa que o corpo de carne. São Paulo o designou por corpo espiritual isto é, o corpo fluídico da alma, depois da destruição do corpo tangível. O Espiritismo experimental estudou a propriedades dos fluidos espirituais e a ação deles sobre a matéria . Demonstrou a existência desse corpo espiritual a que, por questão de terminologia nova para conhecimento de coisas novas chamou de perispírito. Por isso, sabe-se, hoje, que esse invólucro é inseparável da alma e forma um dos elementos constitutivos do ser humano, É o veículo da transmissão do pensamento e, durante a vida do corpo, serve de laço entre o espírito e a matéria. O perispírito representa importantíssimo papel no organismo e numa multidão de afecções, que se ligam à fisiologia, assim como à psicologia.

                O estudo das propriedades do perispírito dos fluidos espirituais e dos atributos fisiológicos da alma abre novos horizontes à Ciência e dá a chave de explicação de muitos fenômenos incompreendidos até então, por falta de conhecimento da lei que os rege - fenômenos negados pelo materialismo, por se prenderem à espiritualidade, e qualificados como milagres ou sortilégios por outras crenças. Entre eles estão os fenômenos da vista dupla, da visão à distância, do sonambulismo natural e artificial, dos efeitos psíquicos da catalepsia e da letargia, da  presciência, dos pressentimentos, das aparições, das transfigurações, da transmissão oculta do pensamento, da fascinação, das curas instantâneas, das obsessões e possessões, etc.

                O Espiritismo, demonstrando que esses fenômenos repousam em leis naturais, assim como os fenômenos elétricos, por exemplo, e em que condições normais se podem reproduzir, derroca o império do sobrenatural e, conseguintemente, a fonte da maior parte das superstições. Se faz se creia na possibilidade de certas coisas consideradas quiméricas por alguns, também impede que se creia em muitas outras, das quais ele demonstra a impossibilidade e a irracionalidade.

Denizart Castaldeli 

https://chat.whatsapp.com/GPSVUkMpUZy1UVCHvdDQOR