Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

*Evangelho Redivivo* INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS

*Evangelho Redivivo*


INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS


Injúria – do lat. injuria – significa ação que ofende a  outrem; agravo,  vitupério, afronta. Violência - do lat. violentia  -,  o que se exerce com uma força impetuosa. Diz-se do sentimento ou da afeição, quando supera a vontade.

            Para os antigos gregos, cada ser tinha um lugar destinado e  tudo se  resumia  a  manter a hierarquia dos valores  de  cada  um  na totalidad
e.  Essa  concepção  não implica luta  e  violência.  No entanto,  mesmo  entre os próprios gregos surgiu a  concepção  de mundo  como luta de contrários. O mundo "faz-se" precisamente  no conflito entre as forças contrárias, do qual brota o novo.

O  segundo esquema impôs-se nos tempos modernos.  Hobbes  formula essa idéia dizendo que "o homem é lobo do próprio homem".  Darwin fala  em seleção dos mais aptos, na sua teoria sobre  a  evolução das espécies. Hegel traça as linhas da dialética, como  superação dos contrários. Marx quer atingir a igualdade através da luta  de classes.  Como vemos, tudo gira em torno da força para  manter  a ordem.

Contudo,  o mestre Jesus dizia: "Bem-aventurados aqueles que  são brandos,  porque  eles possuirão a  Terra";  "Bem-aventurados  os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus". Acrescenta "que  todo aquele que se encolerizar contra o seu irmão  merecerá ser condenado pelo julgamento; que aquele que disser ao seu irmão Racca, merecerá ser condenado pelo conselho”. Por essas  máximas, Jesus fez da doçura, da moderação, da mansuetude, da  afabilidade e da paciência uma lei; condena, por conseguinte, a violência,  a cólera  e  mesmo  toda  a expressão  descortês  com  respeito  ao semelhante.

            Na  interpretação de Kardec, no cap. IX de O Evangelho Segundo  o Espiritismo,  os textos evangélicos denotam a idéia de  que,  até esse dia, os bens da terra estão açambarcados pelos violentos  em prejuízo  daqueles que são brandos e pacíficos. Porém,  quando  a lei  de amor e caridade for a lei da Humanidade, não haverá  mais egoísmo;  o  fraco e o pacífico não serão  mais  explorados  pelo forte e pelo violento.

O  mundo  é  violento porque somos violentos.  Se  optarmos  pela afabilidade  e  pela doçura, estaremos auxiliando a  construir  o mundo ditoso do terceiro milênio.




*SÉRGIO BIAGI GREGÓRIO*


https://chat.whatsapp.com/8pd0nZfyqSI5p8WpgU49Ib

Nenhum comentário:

Postar um comentário