Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

JUSTIÇA HUMANA E JUSTIÇA DIVINA

*Pensar o Espiritismo*




*Doutrina*




JUSTIÇA HUMANA E JUSTIÇA DIVINA



Justiça – do lat. justitia – é a virtude moral que faz que se  dê a  cada  um  o que lhe pertence e que se  respeitem  os  direitos alheios.  Justiça humana - é o conjunto de meios  administrativos organizados pelas sociedades humanas para aplicação das leis  que estabeleceram, e especialmente para julgar e castigar os  delitos contra  elas  cometidos. Justiça divina – é o  atributo  de  Deus segundo o qual Ele regula todas as coisas com igualdade.

O  Universo  é  regulado  por leis:  Lei  do  Progresso,  Lei  do Trabalho,  Lei  de Adoração etc. Dentre tais leis, há  a  Lei  de Justiça,  Amor e Caridade, que resume todas as outras por  ser  a  mais  importante.  Essa lei ensina-nos a usar a  justiça  na  sua acepção mais pura, tendo como coadjuvantes o amor e a caridade. A justiça  é  fria,  mas o amor e a caridade  lhe  dão  um  impulso superior e generoso, espontâneo e transbordante.

Todos nós fomos criados simples e ignorantes. À medida que  vamo-nos  tornando  responsáveis  pelos nossos  atos,  os  benfeitores espirituais  vão, paulatinamente, deixando-nos ao sabor de  nosso livre-arbítrio.  O  livre-arbítrio, que é a  faculdade  de  optar entre  o  bem e o mal, muitas vezes  enchafurda-se  nas  paixões. Estas, quando não são domadas pela razão, alteram o reto juízo  e desviam-nos da prática do bem.

A  justiça divina é a justiça perfeita. Porém, dada  a  limitação humana, o homem capta apenas alguns matizes dessa justiça  maior. Por  isso,  o Direito da Idade Média difere  substancialmente  do Direito  contemporâneo.  É que o tempo transcorrido  propiciou  a mudança  dos hábitos e dos costumes de todos os povos.  Assim,  a lei humana deve regular as ações dentro de um horizonte cultural, enquanto a lei divina extrapola-a, segundo a dimensão do  Direito Divino. Situarmo-nos sempre entre o que é  e o que deveria ser é o método mais eficaz para sedimentarmos a justiça divina.

As  reencarnações aproximam a justiça humana da  justiça  divina. Tendo  em  mente que a Lei do Progresso é inexorável,  não  resta dúvida  que devemos melhorar o nosso senso de justiça, pois  é  a justiça  que  regula  todas  as  outras  virtudes,  tais  como  a temperança,  a  prudência,  a fortaleza e os  seus  derivados.  O exercício de fazer aos outros o que gostaríamos que nos  fizessem encaminha-nos para a prática da verdadeira lei de justiça, amor e caridade.  Porque, se é natural que desejemos o bem para  nós,  o mesmo devemos fazer com relação ao próximo.

A  aquisição do reto juízo é a finalidade da vida.  Esforcemo-nos por  compreender  o  nosso  próximo,  fazendo-lhe  o  maior   bem possível. Só assim vamos domando nossas paixões e liberando o ser cósmico que há dentro de nós.





*ARTIGOS DE SÉRGIO BIAGI GREGÓRIO*




https://t.me/joinchat/AAAAAAkY1Wo3nrEsfUJ20A



https://chat.whatsapp.com/64KwToQw1rBAcPfNfunDtc

Nenhum comentário:

Postar um comentário