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O LIVRO DOS ESPÍRITOS
(QUESTÕES 200 A 202) - SEXO NOS ESPÍRITOS
200 Os espíritos não têm sexo como nos
entendemos, há entre eles amor, simpatia e concordância de sentimentos.
201 O espírito que animou o corpo de um
homem pode animar o de uma mulher e vice-versa.
202 O espírito nasce homem ou mulher em
função das provas por que tem de passar.
(QUESTÕES 203 A 206) - PARENTESCO, FILIAÇÃO
203 Os pais transmitem aos filhos somente a
vida material, a alma adiciona a vida moral.
204 A sucessão de existências corporais
estabelece entre os espíritos ligações que ultrapassam a parentela comum.
205 A reencarnação não enfraquece os laços
de família, ampliam-os, muitos estão ligados por laços de sangue de vida
anterior.
A A reencarnação diminui a importância da
genealogia, os espíritos transitam entre povos e raças diversas.
206 Devemos ter afeição pelos antepassados
mesmo que os espíritos não procedam uns dos outros.
(QUESTÕES 207 A 217) - PARECENÇAS FÍSICAS E
MORAIS
207 Os pais transmitem aos filhos a
aparência física, a aparência moral fica por conta das diferença entre os
espíritos.
A As semelhanças morais têm causa na atração
recíproca entre espíritos simpáticos e pela analogia de pendores.
208 Os pais exercem grande influência sobre
os filhos tendo como tarefa e responsabilidade desenvolve-os pela educação.
209 Pais virtuosos podem ter filhos
perversos a pedido destes na esperança de serem mais bem encaminhados.
210 As preces do pais não têm a força de
atrair um bom espírito para o corpo em formação, mas ajuda o reencarnante.
211 A semelhança de caráter que muitas vezes
existe entre irmãos, está na semelhança de tendências.
212 Em crianças cujos corpos nascem ligados
há dois espíritos cuja semelhança, às vezes, nos pareça um só.
213 Não é regra o fato de irmãos gêmeos
serem simpáticos entre si, espíritos antagônicos podem estar juntos na vida.
214 A estória de que crianças lutam no seio
materno, figuram o sentimento de ódio recíproco que há entre mãe e filho.
215 O caráter distinto de cada povo
significa uma grande família formada pela reunião de espíritos simpáticos.
216 Em nova existência os espíritos podem
conservar o caráter da anterior, mas pode melhorar também. E bastante.
217 O espírito se reflete no corpo,
imprimindo certo cunho, sobretudo ao rosto, daí se diz que os olhos são o
espelho da alma.
(QUESTÕES 218 A 221) - IDÉIAS INATAS
218 O espírito encarnado conserva algum
vestígio das existências anteriores através de vaga lembrança ou idéias inatas.
A Os conhecimentos adquiridos por um
espírito não se perdem, encarnando esquece-os em parte, a intuição os conserva.
B Nem sempre há grande conexão entre duas
vidas consecutivas, às vezes há mudanças em função do progresso auferido.
219 A origem das faculdades extraordinárias
de um indivíduo está no progresso anterior da alma, o corpo muda o espírito
não.
220 Um espírito pode perder (ficam em estado
latente) certas faculdades se as utilizou mal ou se precisa exercitar outras.
221 A intuição da existência de Deus se deve
ao fato do espírito saber antes de encarnar. O orgulho abafa este sentimento.
A Pela mesma razão, certas crenças da
Doutrina Espírita são intuitivas, mas preconceitos e ignorância atrapalham.
CAPÍTULO V - CONSIDERAÇÕES SOBRE A
PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
(QUESTÃO 222) - O DOGMA DA REENCARNAÇÃO
222 O dogma da reencarnação não é invenção
do Espiritismo, é conhecido desde a mais remota antigüidade.
CAPÍTULO VI - DA VIDA ESPÍRITA
(QUESTÕES 223 A 233) - ESPÍRITOS ERRANTES
223 Na Terra, a reencarnação pode ser
imediata, mas em geral ocorre a intervalos mais ou menos longos.
224 No intervalo da encarnações a alma é um
espírito errante aspirando um novo destino.
A Os intervalos duram desde algumas horas a
milhares de séculos, mas não perpétuo, é preciso continuar o progresso.
B Essa duração depende do espírito, para
alguns imposta como expiação.
225 A erraticidade não é um sinal de
inferioridade, existem espíritos de todos os graus; a encarnação é um estado
transitório.
226 Errantes são todos os espíritos
desencarnados que precisam reencarnar.
227 Os espíritos errantes se instruem
observando lugares, conselhos e cursos com espíritos mais elevados.
228 Na matéria os espíritos inferiores
conservam suas más paixões, os mais elevados conservam as boas paixões.
229 Para os espíritos é difícil deixar as
paixões na Terra, sobretudo para os que as tem bastante acentuadas.
230 Na erraticidade o espírito pode
melhorar-se muito, mas é na vida corporal que ele pratica as idéias que
adquiriu.
231 Os espíritos errantes são felizes ou
desgraçados conforme seus méritos.
232 Os espíritos errantes não podem ir a
todos os mundos, podem entrevê-los, donde nasce o desejo de melhoria.
233 Os espíritos purificados descem aos
mundos inferiores para auxiliar o progresso.
(QUESTÕES 234 A 236) - MUNDOS TRANSITÓRIOS
234 Existem mundos conforme a natureza dos
espíritos a que eles têm acesso, onde gozam de maior ou menor bem-estar.
A Os espíritos que se encontram nesses
mundos são livres para deixá-los, a fim de irem para onde devam ir.
235 Os espíritos progridem nos mundos
transitórios ao se instruírem com vistas à perfeição.
236 Os mundos transitórios são destinos
temporários aos espíritos errantes.
A Esses mundos não são habitados por seres
corpóreos, sua superfície é estéril, pois os habitantes de nada necessitam.
B Estes mundos são estéreis temporariamente.
C Mesmo não tendo belezas naturais, reflete
as belezas da imensidade.
D A Terra já pertenceu à categoria de mundo
transitório.
E Este fato ocorreu durante sua formação.
(QUESTÕES 237 A 256) - PERCEPÇÕES,
SENSAÇÕES E SOFRIMENTOS DOS ESPÍRITOS
237 De volta ao mundo dos espíritos, a alma
conserva as percepções que tinha, além de outras de que não dispunha.
238 Os espíritos mais próximos da perfeição
sabem mais, os inferiores são mais ou menos ignorantes acerca de tudo.
239 Conforme a elevação e a pureza alcançada
os espíritos conhecem o princípio das coisas.
240 A noção do tempo varia na compreensão
dos espíritos, daí a dificuldade de determinar datas ou épocas.
241 Dependendo da elevação os espíritos
fazem do presente uma idéia mais precisa do que nós.
242 Os espíritos lembram o passado com mais
facilidade, mas nem tudo sabem, a começar da própria criação.
243 Quanto ao futuro depende da elevação
alcançada. Muitas vezes entrevêem, mas nem sempre podem revelá-lo.
A Mesmo os espíritos perfeitos não têm
completo conhecimento do futuro, por isso só Deus é soberano.
244 Os espíritos superiores vêem e
compreendem a Deus, os inferiores sentem e adivinham.
A Quando um espírito inferior diz que Deus
lhe proíbe ou permite uma coisa, ele não vê a Deus, mas sente sua soberania.
B Deus transmite suas ordens por intermédio
dos espíritos imediatamente superiores em perfeição e instrução.
245 A visão dos espíritos superiores não
está circunscrita aos olhos como nos seres corpóreos.
246 Para os espíritos superiores não há
necessidade de luz para enxergar, com os inferiores ocorre o inverso.
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