Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

*ESTUDO EVANGÉLICO*

PALAVRAS DE VIDA ETERNA - ESTUDO 66

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

*O Primeiro Passo*

*Portanto, tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o assim também vós a eles, porque esta é a Lei e os Profetas." - Jesus. (Mateus, 7:12.)*

Jesus esteve entre nós há mais de dois mil anos trazendo uma mensagem libertadora para um viver pleno. Após ele houve grande avanço no desenvolvimento científico e tecnológico. Apesar disso o sofrimento humano, na atualidade, difere muito pouco das velhas injunções que vêm atormentando o homem.             Analisando a problemática em questão, Joanna de Ângelis3 ressalta que em todo lugar as multidões padecentes experimentam amarguras pressionadas por indescritíveis condições de miséria orgânica, social e moral. Não importam as condições sociais e econômicas, se nas residências suntuosas ou em choupanas, se nas grandes cidades ou nas pequenas vilas, freqüentemente todos se igualam nas estruturas humanas, onde no íntimo da grande maioria reina a insegurança, o medo, o pessimismo, a dor.          

Porque é assim?            

Justamente porque as necessidades reais independem das condições externas sempre transitórias e de pouca valia. Como Espíritos Imortais temos outras necessidades além das materiais.          

Em resposta às necessidades reais do Espírito, o convite à prática do Bem se renova em cada tema evangélico, enfatizando que o dever de cada um e o mais importante para a criatura humana é tomar a iniciativa dessa realização, desvelando toda a grandeza do ensino de Jesus de que devemos fazer ao outro tudo quanto desejaríamos nos fosse feito.              Seguindo essa orientação, exemplifica Emmanuel que não é justo reclamar auxílio alheio sem antes ter auxiliado; não é lícito exigir desculpas antes que se saiba desculpar; que se receba compreensão sem ter compreendido, etc. É no exercício diário, da prática do Bem irrestrito, que vamos construindo, estruturando uma sociedade mais justa e solidária.

Jesus permanece como diretriz de segurança e padrão de vivência, aliviando, ascendendo esperança, perdoando espontaneamente a quantos o injuriam sem nunca esperar recompensa e consideração. Reitera-se o convite ao Bem incondicional; buscamos para a nossa reflexão a figura expressiva do samaritano generoso apresentado por Jesus que "no exercício do bem, ofereceu seu coração e as mãos, o tempo e o trabalho, o dinheiro e a responsabilidade. Deu de si o que podia por si, sem nada pedir ou perguntar. Sentiu e agiu, auxiliou e passou2".

Finalmente considera Emmanuel1:

"O texto do ensinamento é vivo e franco":  Tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o assim também vós a eles. Sempre que interessados em aprender e praticar o Bem, lembremos que cabe a cada um dar o primeiro passo.

*Bibliografia:*

1. Xavier, Francisco Cândido. "Palavras de Vida Eterna: O Primeiro Passo". Ditado pelo Espírito Emmanuel. CEC. 17a ed. Uberaba, MG. 1992.

2. Xavier, Francisco Cândido. "Livro da Esperança: Psicologia da Caridade". Ditado pelo Espírito Emmanuel. CEC. 9ª ed. Uberaba, MG. 1987.

3. Franco, Divaldo P. "Convites da Vida: Convite ao Bem". Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis. Livraria Espírita Alvorada. Salvador, BA. 1988.

*Iracema Linhares Giorgini*
Janeiro / 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário