CURSO DE DIRIGENTES E SECRETÁRIOS DE MOCIDADE ESPÍRITA
REGIONAL LITORAL SUL – 2006
OS PRIMEIROS PASSOS
Nós consideramos que o 1º passo, é
sem dúvida ter no coração o desejo sincero de assumir o trabalho.
A Doutrina que abraçamos nos ensina
que as Leis que regem o Universo não admitem o acaso. O que nos permite intuir
que existem sérias causas que nos colocam diante da tarefa de colaborar com
jovens que a Lei Divina nos confia. Esta verdade nos causa um pouco de temor, e
ao mesmo tempo, sob um outro ponto de vista, devemos nos glorificar, por
estarmos com Cristo e para o Cristo, num trabalho que a ele pertence e do qual
devemos nos esforçar para sermos simples
instrumentos. Saibamos aproveitar devidamente a oportunidade, que nos abre
insuspeitas dimensões de crescimento futuro.
Diante dessa consciência, o
dirigente deve ter por princípio:
- RESPONSABILIDADE
Sob esta palavra
estará sua bandeira.
- AMOR
Sempre lhe dirá qual a
melhor solução.
- BOA VONTADE
É a sua grande
companheira em todas as horas.
- CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE A DOUTRINA
Fornece-nos a
confiança e a segurança necessárias no que fazemos.
Isto é só o começo. Como todo o
cristão, devemos nos esforçar para conseguirmos retirar as mazelas morais que
ainda carregamos e desenvolver nossas virtudes.
Não esqueçamos que a HUMILDADE é
nossa irmã em todas as jornadas. “Se quiseres ser o maior, que sejas o menor de
todos”.
Estes passos são os mais difíceis .
O que apresentaremos em seguida são passos mais simples.
O QUE É A ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA
QUAIS SÃO AS SUAS FINALIDADES
COMO
SE ESTRUTURA
DINÂMICA
DE UM GRUPO ESPÍRITA INTEGRADO À ALIANÇA
ESTRUTURA DA MOCIDADE
ESPÍRITA NA ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA
MOCIDADE
ESPÍRITA
O QUE É A MOCIDADE ESPÍRITA
QUAIS SÃO OS
SEUS OBJETIVOS
COMO SE ESTRUTURA
Reuniões:
As reuniões são semanais, com a duração de 90 minutos, com o seguinte
roteiro básico:
10 minutos –
Preparação: elevação gradativa e prece;
25 minutos – Avisos,
comentários, músicas, etc.;
45 minutos –
Apresentação da aula, sobre assunto específico, conforme a programação;
10 minutos –
Encerramento: vibrações coletivas e prece de agradecimento
PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO
O Programa de estudos
subdivide-se em três ciclos, que visam os seguintes aspectos:
1º Ciclo – Estudos doutrinários teóricos e práticos/ visa a formação
intelectual e moral do jovem.
2º Ciclo – Estudos doutrinários profundos/ visa a
formação religiosa, preparando o jovem para uma ativa participação no Centro
Espírita.
3º Ciclo – Estudos das principais obras doutrinárias/ onde fica em
aberto, a escolha do dirigente e dos alunos.
Este programa foi aprovado
em maio de 1990, mas está se fazendo um novo programa, q sairá no trevo e no
novo Vivencia do Espiritismo Religioso, porém quem começar a turma agora, fará
com este programa, mas se quando você começar a turma o novo programa já
estiver sido aprovado, deve-se começar com ele.
PRÉ-MOCIDADE
Objetivo: Fraternizar
Sugestões: As aulas deverão ser
de forma aberta, para que todos possam se conhecer e dar início a longas e
duradouras amizades. O esquema sugerido
é: diálogos, debates, trabalhos (manuais, externos), etc.
Explicações: A Pré-Mocidade
constitui-se de 4 aulas obrigatórias, com temas também obrigatórios, e mais 4
aulas livre, se necessárias, com temas à escolha dos dirigentes.
Aulas Obrigatórias:
Aula
1 – Amizade
Aula
2 – Natureza / Ecologia
Aula
3 – Construção / Mãos e Coração
Aula
4 – Futuro e Progresso
Aulas Livres
(sugestões para temas): Família, Diversões, Artes, Religião, Jovem na dimensão social, Amor,
Movimentos jovens, União entre as Nações, Profissão / Estudos, Liberdade, Paz,
Crises.
Obs: Na 6º edição do Vivencia saiu no Capitulo 8 um programa novo de Pré
Mocidade, mas foi um erro de edição (este programa deveria ter saído em outro
capitulo), o novo programa da pré mocidade qualquer pessoa da casa pode ser
dirigente, inclusive nós, fica em aberto, é da realidade de cada casa, do
dirigente e da turma seguir este programa.
INICIANDO A
MONTAGEM DA TURMA
EQUIPE DE TRABALHO
Ao sermos convidados
pela Diretoria da Casa Espírita para a direção de uma turma de Mocidade
Espírita, devemos ter em mente a necessidade da equipe de trabalho:
Coordenador de mocidade da casa, dirigente, secretário, auxiliar, expositor,
dirigente do grupo de pais e equipe de apoio (passes de limpeza, sustentação
espiritual).
LOCAL
Deve se adequar a um grupo de
pessoas sentadas em cadeiras numa disposição de círculo. O dia e horário devem
ser verificados junto a Casa para a disponibilidade do local escolhido, visando
sempre poder atender a um número maior de jovens interessados.
O PROGRAMA
O programa de estudos tem três
principais partes: a Pré Mocidade, o Ciclo I e o Ciclo II.
As turmas poderão receber jovens até
a aula 10 do Ciclo I.
Atividades
Tem
por objetivo integrar os conhecimentos teóricos e a prática.
Aula Atividade
13 Visita a uma obra
Assistencial
18 Visita à Assistência
espiritual da casa
23 Visita a uma obra
Assistencial
30 Visita a uma obra
Assistencial
36 Visita à Evangelização
Infantil da casa
39 Visita ou palestra sobre o
funcionamento do CVV
45 Visita a uma obra
Assistencial
51 Início do incentivo ao
trabalho na casa espírita
53 Visita a uma Escola de
Aprendizes do Evangelho
56 Início do Curso de Passes (só
os maiores de 18 anos poderão aplicar)
58 Início das visitas a outras
religiões
70 Visita ao Curso de Médiuns
71 Visita aos trabalhos
mediúnicos da casa
Estas atividades são extra-aulas,
deverão ser desenvolvidas, de preferência, na semana em que se realizar a aula
marcada. Se não for possível realizá-las nas aulas marcadas, as atividades
poderão ser adiadas, mas nunca adiantadas.
Exame
Espiritual
Na
última revisão do Ciclo I, deve-se fazer um exame espiritual com cada aluno da
turma, com a finalidade de transmitir uma mensagem do plano espiritual, bem
como verificar se este aluno está apto a fazer o curso de passes. Deve-se fazer
outro exame espiritual depois da última aula do Ciclo II.
Caderno de Temas
A
implantação do Caderno de Temas deverá ocorrer na aula 9. Ele foi criado
visando a despertar no jovem o auto-conhecimento, ou seja, desenvolvendo temas
de cunho moral.
A partir deste tema, incentivar o
jovem a escrever sobre si mesmo, seus avanços e seus fracassos, transformando o
Caderno de Temas em uma “quase” Caderneta Pessoal.
Se houver dificuldades de
implantação do Caderno de Temas, existe a possibilidade do dirigente ficar com
os Cadernos e os alunos escreverem o tema em sala de aula.
Sugerimos aplicar um tema a cada mês
e recolhê-los a cada três meses, para acompanhamento e incentivo.
PLANEJAMENTO
1) Orações e vibrações
2) Procuremos saber como funcionam outras turmas
(estágio)
3) Continuemos trocando idéias com os dirigentes
da Casa e demais trabalhadores.
4) Analisemos o
melhor dia para o início.
5) Iniciemos a divulgação junto aos eventos da
Casa;
6) Continuemos estudando o programa.
7) Iniciemos contatos com expositores para as
aulas.
É prudente convidar os expositores com
bastante antecedência. Porém, não basta convidar o expositor, devemos confirmar
a sua presença, aproximadamente uma semana antes da aula, pois não
são raros os casos de expositores que se esquecem de preparar a aula, e mesmo
de comparecer.
Ao confirmar-se o expositor, devemos
ficar tranqüilos? NÃO. Imprevistos podem acontecer com esta pessoa que a
impossibilite de comparecer à turma, e mesmo de passar a aula a outra pessoa.
8) Continuemos orando e vibrando.
DIVULGAÇÃO
ONDE DIVULGAR:
-
dentro do Centro Espírita, nas Preleções Evangélicas da Casa
-
Através de seus trabalhadores
-
Nas Escolas de Aprendizes do Evangelho em andamento
-
Na Evangelização Infantil (Círculo de Pais)
-
E principalmente no nosso Jornal
“O Trevo”.
QUANDO DIVULGAR
POR QUANTO TEMPO
A QUEM
FUNCIONAMENTO DA TURMA
NA PREPARAÇÃO DE CADA
AULA
1)
Chegue sempre bem antes do início da aula
2)
Preencha os formulários de aula
3)
Estude Constantemente
4)
Ao convidar o expositor informar
5)
Dinâmicas de Grupo
FUNCIONAMENTO -
A AULA
Consiste
num roteiro simples.
Tempo
total de Aula : 1:30 minutos
Neste
espaço de tempo, deve-se fazer:
1)
Prece Inicial
Preparação do ambiente e ligação com
os planos superiores.
Preparo completo
Com
muita alegria cumprimentamos.
Nossos
mentores e protetores.
O
dirigente espiritual desta casa e toda a sua equipe.
O
dirigente espiritual desta turma de escola e seus colaboradores do plano
espiritual.
Saudamos
carinhosamente.
A
equipe de limpeza e harmonização.
A
equipe de segurança que liderados por Ricardo formam em torno desta casa um
círculo energético.
Respeitosamente
saudamos.
O
venerável Dr. Bezerra de Menezes e sua equipe de trabalhadores que auxiliam
todos àqueles que sofrem.
Alegremente
nos unimos espiritualmente aos nossos companheiros de todas as fraternidades –
junto com eles dizemos – NOSSO DIVINO MESTRE E SALVADOR FORTALECEI-NOS E
AMPARAI-NOS PARA QUE POSSAMOS LUTAR CONTRA AS FORÇAS DO MAL QUE TENTAM DOMINAR
O MUNDO .
VENERÁVEIS
MENSAGEIROS CELESTES, AUXILIARES DE JESUS, FORTALECEI-NOS E AMPARAI-NOS PARA
QUE POSSAMOS LUTAR CONTRA AS FORÇAS DO MAL QUE TENTAM DOMINAR O MUNDO.
PAI
NOSSO, CRIADOR NOSSO, FONTE ETERNA DE AMOR E DE LUZ, FORTALECEI-NOS E
AMPARAI-NOS PARA QUE POSSAMOS LUTAR CONTRA AS FORÇAS DO MAL QUE TENTAM DOMINAR
O MUNDO.
Guiados
por estes companheiros atingimos as paragens maravilhosas de Ismael – O
dirigente espiritual do nosso Brasil.Elevando um pouco mais o pensamento
sentimos derramar-se sobre nós vibrações de Paz, Amor e Harmonia, que nos vem dos corações
generosos de Maria de Nazaré e Maria de Magdala. E através de Maria de Nazaré
somos conduzidos ao Mestre Jesus, que nos ampara e fortalece, e através da
prece nos eleva ao Nosso Pai e Criador (Pai Nosso que...) e assim abençoados
pelo nosso Criador damos por iniciada a nossa aula de hoje.
Preparo
Resumido
Com
Muita Alegria cumprimentamos.
Nossos
Mentores E Protetores.
Elevando
Um Pouco Mais O Pensamento Sentimos Derramar-Se Sobre Nós Vibrações De Paz,
Amor, Harmonia – Que Nos Vem Dos Corações Generosos De Maria De Nazaré E Maria
De Magdala. E Através De Maria De Nazaré Somos Conduzidos Ao Mestre Jesus – Que
Nos Ampara E Fortalece, E Através Da Prece Nos Eleva Ao Nosso Pai E Criador
(Pai Nosso Que...) E Assim Abençoados Pelo Nosso Criador damos por iniciada a nossa aula de hoje.
2)
Comunicar recados
São avisos sobre eventos e trabalhos
da turma, da Casa, da Mocidade, da Aliança ou avisos gerais.
3)
Se necessário aplicar uma atividade breve (música, leituras, etc..)
4)
A aula em si - tempo: 45 minutos
Ela é dirigida pelo expositor ou
dirigentes, preferencialmente de forma aberta. O expositor deve estar preparado
para alongar a aula além dos 45 minutos, caso haja a necessidade e interesse da
turma, mas principalmente se houver tempo.
5)
Se necessário aplicar uma atividade breve.
6)
Vibrações e prece de encerramento
Vibrações
E
assim fortalecidos e harmonizados com
Deus nosso Pai nós vamos vibrar, e vibrar é desejar os nossos melhores
pensamentos e os nossos melhores sentimentos.
Vamos
vibrar pelo Bem Universal, pela Paz Mundial e harmonia entre todos os povos.
Vamos
vibrar por todas as religiões que divulgam o Evangelho de Jesus e por todos os
espíritos com tarefas evangélicas.
Vamos
vibrar pelo nosso Brasil, imaginando o seu contorno todo iluminado, e que essa
luz seja forte para iluminar o nosso Presidente, envolvendo a ele e a todo o
seu ministério com muito amor e justiça.
Vamos
vibrar por todos aqueles que sofrem.
Vamos
vibrar por esta casa que nos acolhe e por todos os trabalhos aqui realizados.
Vamos
vibrar por todas as Turmas de Escola de Aprendizes do Evangelho, pela Mocidade
Espírita e pela Evangelização Infantil.
Vamos
vibrar por todos os lares da Terra, principalmente por aqueles que se encontram
em desarmonia.
Vamos
vibrar pelos nomes colocados na cesta sobre a mesa.
Vamos
vibrar pelo nosso lar e entes queridos que lá deixamos, imaginando a figura
meiga de Jesus entrando pela porta da frente, deixando em todos os aposentos um
rastro de luz que ilumina todos os ambientes e essa luz transborda por portas e
janelas e vai envolvendo a todos os nossos vizinhos.
E assim pedimos a Deus permissão para
vibrarmos por nós mesmos.
Para esta parte, calculamos 5 minutos,
portanto a aula deverá acabar no máximo a 5 minutos antes do encerramento.
Ainda sobre esta parte, é importante
ressaltar o HORÁRIO. Devemos sempre começar a aula no horário marcado, nem
antes nem depois, e terminá-la sem atrasos.
Não devemos permitir a entrada de
pessoas atrasadas, que chegam depois que a prece foi iniciada, pois o horário
foi feito para ser cumprido.
PERFIL DO DIRIGENTE
“Ninguém nasce feito como
dirigente”, mas a aquisição de certos aspectos que descreveremos são plenamente
possíveis de se conquistar. O trabalho íntimo conosco mesmo, nos ajudará a
adquirir estas conquistas se realmente desejarmos. Cremos que estes aspectos,
facilitam e norteiam mais claramente o dirigente no trabalho com a turma. São
estes:
O dirigente como Orientador
O Dirigente como Amigo
O dirigente como parte da Mocidade
Alguns
aspectos importantes ajudam bastante neste “perfil”:
·
Boa integração nos conhecimentos doutrinários e, sobretudo nas
finalidades essenciais do Programa da Mocidade;
·
Ser “exemplo vivo” do “Jovem
Espírita”, tanto no Lar como no convívio social fora da Casa Espírita;
·
Ter a vontade firme de crescer moralmente (Reforma Íntima) junto com o
aprendizado da Mocidade;
Mas como atingir esta posição ? Já
nos perguntamos – Quero ser um Dirigente de Turma Mocidade?
Analisemos três aspectos positivos
do Espírito em evolução:
- A ENERGIA
- A DISCIPLINA
- O AMOR
A
ENERGIA
Força de Vontade
Iniciativa
Criatividade
Saber planejar
Senso Prático
Coragem
Otimismo
A
DISCIPLINA
Responsabilidade
Pontualidade
Auto Crítica
Participação
Estudo Constante
AMOR
Simpatia
Alegria
Fé e Esperança
Religiosidade
Humildade
Sinceridade
Procurar o Progresso Constante
Renúncia
OS MÉTODOS DE CONTATO
©
aquele que começa com a humildade de quem quer aprender com eles;
©
que continua e se repete tantas vezes quantas forem necessárias, até que
eles, na sua fome de amar e no seu senso de justiça, aceitam seu amor, dentro
de seus limites;
©
e o que traz em si muito de pessoal, em termos de interesse e dedicação,
mas também muito de vivência
espírita.
RECOMENDAÇÃO
IMPORTANTE
O
cultivo da Energia, Amor e Disciplina para o trabalho cristão, não são mais do
que parcelas consideráveis do grande trabalho individual da REFORMA ÍNTIMA.
O PERFIL DO SECRETÁRIO
O Secretário de uma turma de
Mocidade Espírita é aquele jovem que possui o ideal de servir através do apoio
estreito ao Dirigente da turma de Mocidade. Basicamente o seu Perfil tende a
ser o mesmo do Dirigente, já que possivelmente, não obrigatoriamente,
poderá vir a ser um Dirigente. Porém,
como apoio à turma, o seu papel é de uma importância enorme, pois, praticamente
todo o trabalho prático de preparo de um dia de aula fica sob a sua responsabilidade. Assim, precisamos estar seguros do compromisso
assumido e das responsabilidades que acarreta. É dever do Secretário da
Mocidade Espírita:
1 – Providenciar
diário de aula e chamada
2 – Preparar a sala de aula e o material que o expositor necessitar
3 – Anotar
5 – Providenciar os expositores para as aulas e informa-los sobre a
turma
6 – Escrever na lousa os Temas
7 - Manter o Dirigente da Turma ciente da freqüência dos alunos levando
ao conhecimento do mesmo o nome dos alunos com freqüência irregular e no final
de cada ciclo, antes dos Exames Espirituais, fornecer ao Dirigente o total das
faltas.
8 – Organizar, sempre que necessário, meios de locomoção para encontros
e reuniões dentro e fora da Regional Litoral Sul.
9 – Dar exemplos
10 – Orientar
11 – Providenciar cadastro dos alunos contendo nome, endereço, telefone
e data de aniversário.
12 – Substituir o Dirigente quando necessário mantendo sempre a
disciplina.
13 – De posse de todo
o Programa de Aulas da Mocidade, lembrar sempre ao Dirigente as orientações
constantes do mesmo para cada aula, auxiliando-o nesta tarefa, organizando e
programando visitas aos trabalhos da Casa ou eventos externos.
EXAMES ESPIRITUAIS
1 – Solicitar ao Diretor de
Assistência Espiritual da Casa que providencie quatro ou mais médiuns
pertencentes ao Grupo Mediúnico da Regional ou da Casa
2 – No dia do Exame Espiritual, procurar
manter o ambiente místico no salão, fazendo o preparo completo, com música
suave e leitura de um livro, orientando
os alunos durante a leitura não permitindo assuntos que fujam dos objetivos.
3 – Fazer vibrações para cada
aluno que se dirigir à sala de Exame.
CARAVANAS
1 – Auxiliar diretamente o
Dirigente na implantação das Caravanas e acompanhar, sempre que possível, os
alunos às mesmas.
2 – Manter o Dirigente ciente
de todos e quaisquer problemas ou dúvidas dos alunos.
3 – É de sua responsabilidade
o controle da presença nas
caravanas, assim como orientar os
alunos quanto às posturas necessárias durante as mesmas.
4 – Orientar os alunos de que
todo assunto de ordem material (financeira) no âmbito da própria turma, deverá
ser discutido por seus responsáveis fora
da sala de aula.
PROBLEMAS
QUE ENFRENTAM AS MOCIDADES CONVENCIONAIS
Aqui
vai a lista do que você pode encontrar pelo caminho:
ð Amigos que dão
testemunho sem acreditar no que dizem.
ð Dirigentes que falam
uma coisa e fazem outra.
ð Pais que ridicularizam
sua boa vontade.
ð Perda de algumas
amizades por causa de seu novo modo de agir.
ð Falta de bondade e fé
em pessoas que a pregam.
ð Comentários negativos
a seu respeito.
ð Fofoquinhas e
indisposições de quem pertence ao seu grupo.
ð Panelinhas ao seu
redor isolando-nos e não nos dando oportunidade.
ð Notícias
desalentadoras a respeito de jovens a quem você admirava.
ð Contra testemunho da
turma e declarações imaturas sobre o Espiritismo.
ð Orgulho e vaidade de
alguns por estarem participando da Mocidade.
ð Irresponsabilidade da
turma e até mesmo certa política que desaprovamos.
ð Gente falando contra o
que nós admiramos (o movimento de Mocidades) pelas costas...
ð Esfriamento da amizade
de Dirigentes que durante um tempo nos colocaram nas nuvens.
CASOS DIFÍCEIS EM UM GRUPO PEQUENO
ð Silêncio prolongado de
um dos participantes
ð A tagarelice desmedida
de um dos participantes
ð Os que desviam o
assunto
ð Os silêncios do grupo
DIFICULDADES MAIS FREQÜENTES NA VIDA DA TURMA.
1. poucos jovens, muitos
jovens;
2. faixa etária; baixa,
alta, contrastante;
3. evasão;
4. participação;
5. conscientização.
FALHAS EM COMUNICAÇÕES
a) Entre os participantes
b) Entre a turma e o dirigentes
c) Entre a turma e o
expositor
d) Entre a turma de
Mocidade e o Centro Espírita
OS VÁRIOS TIPOS DE PARTICIPANTES
1 -
O eterno falador
2 -
O superdisponível
3 -
O briguento
4 -
O confuso
5 -
O Arrogante
6 -
O Acanhado
7 -
O rancoroso
8 -
O cauteloso
9 -
O murmurador
10-
O sussurrante
Como
líder de grupo seremos bem sucedidos se conseguirmos com que:
1- Cada um se sinta um participante
valorizado.
2- Cada um perceba que o
compreendemos e aceitamos suas falhas e o procuramos ajudar a conserta-las.
3- Cada um note que não
desejamos promoção própria, mas uma discussão sadia e útil, para o bem de
todos.
4- Cada um se convença
ter contribuído para o bom êxito desta reunião, e do Grupo como um todo.
ALGUMAS SUGESTÕES PARA O RELACIONAMENTO DIRIGENTE
TURMA
5- Não devemos esperar
simpatia nem amor à primeira vista com o grupo jovem. Eles não são obrigados a
nos receber com confetes nem serpentina.
6- Não podemos esperar a
amizade deles só porque estamos com todo o seu tempo devotado a eles. Amizade é
coisa que se conquista com paciência e provas de desprendimento.
7- Não imaginemos que,
por se igualar a eles no comportamento seremos um grande amigo, Por algum tempo
isso pode dar certo, mas acontece que os jovens amadurecem. E é melhor que,
amadurecendo, eles sintam que tínhamos razão em não fingirmos ser como eles, do
que constatarem que fizemos média.
8- Não poderemos agredir
nunca. Ser exigente e dizer a verdade é uma coisa; agredir é outra. Por pior
que tenha sido o erro não deveremos nos calar, mas também não poderemos mostrar
decepção e desânimo a ponto de agredir. Precisamos estar atentos sempre ao
“Orai e Vigiai”, lembrando em todas as circunstâncias do Evangelho do Mestre.
9- Não deveremos deixar
passar alguma coisa errada. Deveremos chamar a atenção para o fato e demonstrar
que não concordamos com eles. Nem que o façamos sorrindo e dando uma de quem
deixa passar.
10- Não deveremos imaginar
que popularidade é o mesmo que liderança. Não a devemos desprezar, contudo,
sejamos amigos. Se o grupo achar válido, acabaremos sendo populares.
11- É preferível que os
jovens tenham mais a imitar de nós do que nós deles. Afinal de contas supõe-se
que tenhamos algo a oferecer que eles
ainda não conseguiram viver, pela pouca idade que têm.
12- Entendamos que é
preciso tempo antes de se dizer amigo dos jovens. Precisamos ir devagar, mesmo
que alguns deles façam barreira contra nós.
13- Não devemos nos
aproximar dos jovens como quem vai convertê-los e sim como quem se converteu
para eles, ou quer se converter juntamente com eles. Isso é muito mais
importante do que poderemos pensar.
O FINAL DA
MOCIDADE - O JOVEM NO MUNDO
PARTICIPAÇÃO DO JOVEM ESPÍRITA NA SOCIEDADE
A INTEGRAÇÃO DO JOVEM NO CENTRO ESPÍRITA
©
Presença amiga de adulto do centro no ambiente das atividades da
mocidade.
©
Reunião e freqüentes encontros dos jovens entre si, em suas casas, com
suas famílias.
©
Presença dos dirigentes e trabalhadores do C.E. nas aulas da Mocidade.
©
Facilidades para reuniões de confraternização entre o pessoal do Centro
Espírita.
©
Atitude amiga dos adultos para com os jovens, principalmente os do
centro espírita.
©
Participação da mocidade nas obras e promoções assistenciais do centro,
em pequenas tarefas ao alcance deles.
©
Convites freqüentes aos jovens, da assistência espiritual e de outras
atividades ligadas ao centro espírita, para a participação da mocidade.
©
Identificar os jovens com evangelização infantil, mostrando a eles a
necessidade de educarmos e amarmos as crianças.
©
Se possível presença dos pais em algumas aulas da MOCIDADE ou na
Assistência Espiritual do Centro Espírita.
©
A criação de um “Círculo de País” a exemplo do que acontece na
Evangelização Infantil.
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