Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 20 de abril de 2015

25 - CENTRO DE ORIENTAÇÃO
E
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA


CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA  COEM II

SOCIEDADE ESPÍRITA

2a. PARTE - RESUMOS DAS UNIDADES

 UNIDADE PRÁTICA 15 - PSICOGRAFIA E PSICOFONIA  TIPOS

ROTEIRO

* Definições
* Classificação dos tipos
* intuitiva
* semiconsciente
* inconsciente DI-99; EPA-118; EM-53; M-37; MEM-21; ML-260,272,280;
NI-249; NDM-53,69,251; OP-64; CI-345; C-208; FI-105; LM-152,178,191

DEFINIÇÕES

Denomina-se psicografia a transmissão mediúnica através da escrita. O médium envolvido neste fenômeno é chamado de médium psicógrafo.
 Denomina-se psicofonia a transmissão mediúnica através da fala. O médium envolvido neste fenômeno é chamado de médium psicofônico.

TIPOS DE PSICOGRAFIA E PSICOFONIA

A. Intuitiva: nesse caso, o médium percebe a mensagem do espírito como uma intuição, como uma idéia de caráter geral, captando-lhe a essência e o sentido e transmite então a mensagem segundo sua interpretação. Têm a denominação especial de Psicografia Intuitiva e de Psicofonia Consciente

B. Semiconsciente: neste caso, o médium percebe claramente a mensagem do espírito comunicante, percebendo-lhe os detalhes e as minúcias, mas mantém, ao mesmo tempo, uma perfeita consciência de seus estado, do ambiente e percebe estar transmitindo a mensagem. Na psicografia, sente um impulso na mão para escrever ao mesmo tempo que capta o que o espírito quer escrever. Na psicofonia, sente o pensamento do espírito comunicante com rapidez e discernimento, ao mesmo tempo que sente um impulso a pronunciar as palavras da mensagem. Têm a denominação especial de Psicografia Semi-Mecânica e Psicofonia semiconsciente.

C. Inconsciente: neste caso, o médium não percebe a comunicação no nível consciente, ou seja, esta mensagem ou não passa pela mente orgânica (psicografia) ou o médium está em um estado de consciência orgânica suprimida (psicofonia). O espírito comunicante utiliza-se do sistema nervoso central do médium para comandar os centros nervosos da fala ou da escrita, sem que sua idéia aflore no consciente do médium. A mensagem ocorre de maneira automática, com muita fidelidade ao pensamento do espírito comunicante. Na escrita, o médium sente o impulso de escrever, mas não percebe a idéia que está sendo escrita. Na fala, o médium está num estado de dormência e cessada a comunicação não se lembrará do que foi transmitido. Têm a denominação especial de Psicografia Mecânica e Psicofonia Inconsciente.


LUCAS DE ALMEIDA MAGALHÃES
CENTRO ESPÍRITA LUZ ETERNA  CELE
Avenida Desembargador Hugo Simas, 137 Bom Retiro
80520-250  Curitiba  Paraná  Brasil
www.cele.org.br cele@cele.org.br
REDAÇÃO: Equipe do CELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário