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sexta-feira, 10 de abril de 2015

6-7
parte 2 --

CENTRO DE ORIENTAÇÃO
E
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA  COEM II
SOCIEDADE ESPÍRITA

1ª PARTE - PROGRAMA E MANUAL DE APLICAÇÃO

VI  PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS  UNIDADES PRÁTICAS

DURAÇÃO
Conforme vimos acima, a parte expositiva das unidades práticas terá sempre a duração de 30 minutos.
Porém, a parte do exercício prático, que consideramos iniciada com a leitura de uma página preparatória e encerrada com a prece final, terá sua duração aumentada gradativamente, à medida que o grupo vai se aprimorando em sintonia e os exercícios vão se tornando mais complexos e completos.
O aumento gradativo na duração do exercício é muito importante por permitir o lento e seguro amadurecimento do candidato a médium.
Evitamos que um iniciante na prática mediúnica seja constrangido a permanecer uma hora ou mais em tentativa de concentração.
Quando a sessão tiver atingido uma hora de duração, ele já estará preparado para isto. Além disso, a introdução gradativa das práticas (irradiação, passe, comunicação) permite que ele adquiria domínio sobre os passos da prática mediúnica.
 A seguir, damos um exemplo do aumento no tempo dedicado aos exercícios e da introdução das práticas mediúnicas, também aplicados no CELE em 2001.

DURAÇÃO E COMPOSIÇÃO DO EXERCÍCIO
Unidade 01 TÉCNICAS DE RELAXAMENTO 5 minutos
Unidade 02 CONCENTRAÇÃO 5 minutos

Nestas duas unidades, o participante inicia o exercício do domínio e do equilíbrio do pensamento e dos sentimentos elevados.
O que ele possivelmente não conseguiria fazer por uma hora inteira, na certa conseguirá em apenas 5 minutos.

Unidade 03 ATITUDE E FORMALISMO DA PRECE 10 minutos
Unidade 04 MECANISMOS DA PRECE 10 minutos

O participante continua a manter o domínio do pensamento elevado, em concentração, começando a observar a correta atitude mental, afetiva e espiritual no ato da oração.
O Monitor poderá solicitar a um ou outro participante que faça a prece de encerramento, reforçando, dessa forma, esses conceitos.

Unidade 05 CENTROS DE FORÇA 15 minutos
Unidade 06 TEORIA DOS FLUIDOS 15 minutos

Continuam as práticas das Unidades 03 e 04, aumentando-se apenas o tempo de duração.

Unidade 07 PERCEPÇÃO E ANÁLISE DE FLUIDOS 20 minutos
Unidade 08 ABSORÇÃO E REJEIÇÃO DE FLUIDOS 20 minutos

O participante deve começar a observar como o estado de concentração e prece, em ambiente apropriado, cria condições favoráveis à expansão perispiritual.
Tenta identificar as percepções e sensações de que é objeto, para distinguir a natureza e origem das influenciações (agradáveis ou desagradáveis).
Procura adestrar-se psiquicamente, através da preparação moral, espiritual, de conhecimento doutrinário, de disciplina e educação mediúnica, para sentir a oportunidade de absorver ou rechaçar os fluidos ou influenciações fluídicas.

Unidade 09 IRRADIAÇÃO BASES E CONDIÇÕES 25 minutos
Unidade 10 IRRADIAÇÃO TÉCNICA A SER SEGUIDA 25 minutos

A partir da 10a.unidade, introduz-se exercícios de irradiação, servindo-se dos pedidos que normalmente chegam ao Centro.
O participante poderá educar a vontade na manutenção do pensamento dirigido com segurança e sem desvios, visando o caso em foco e, evitando dispersar energias com preocupações alheias ao objetivo da irradiação.

Unidade 11 MECÂNICA DO PASSE 30 minutos
Unidade 12 APLICAÇÃO E RESULTADOS DO PASSE 30 minutos

A partir da 11a.unidade, todos os participantes deverão ter a oportunidade de exercitar o passe. Como o objetivo é conhecer, dominar e exercitar as técnicas adequadas de transmissão do passe, que devem basear-se na simplicidade, na discrição e na ética cristã, o Monitor poderá ilustrar com uma demonstração da forma correta de aplicação para observação clara dos participantes.
Nessa e nas unidades subseqüentes, da forma que o Monitor achar mais conveniente programar, os participantes dar-se-ão passes reciprocamente. Esta medida é importante para favorecer a desinibição dos participantes na aplicação do passe.

Unidade 13 MEIOS DE IDENTIFICAÇÃO DOS ESPÍRITOS 35 minutos
Unidade 14 NECESSIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DOS ESPÍRITOS 35 minutos

Nessas unidades, prosseguem os exercícios de concentração, irradiação e passe, apenas aumentando-se o tempo de duração.

Unidade 15 PSICOGRAFIA E PSICOFONIA 40 minutos
Unidade 16 MECANISMOS DA PSICOGRAFIA E PSICOFONIA 40 minutos

A partir da unidade 15 destina-se cerca de 10 a 15 minutos para o exercício da psicografia.
Disponibiliza-se lápis e papel para cada um dos participantes e sugere-se que eles escrevam as idéias que lhes ocorrerem, seja da simples intuição a uma comunicação mecânica. A partir da unidade 16, sugere-se aos participantes que permitam as comunicações psicofônicas, se sentirem a aproximação de espíritos.
Considerando que os exercícios feitos no COEM inserem-se numa fase de aprendizado, os candidatos a médium deverão evitar comunicações simultâneas.

Unidade 17 DOUTRINAÇÃO DOS ESPÍRITOS 50 minutos
Unidade 18 TRABALHOS DE DESOBSESSÃO 50 minutos

Os participantes poderão observar o emprego correto da doutrinação dos espíritos, de forma adequada a cada caso que se apresenta, notando a necessidade de condições de conhecimento doutrinário e formação cristã, para que o esclarecimento se faça com eficiência.
Observarão, ainda, a utilização, conforme as necessidades do caso, das técnicas de conversação, de doutrinação propriamente dita, de persuasão, incluindo recursos avançados de sugestão e da prece como elemento criador de uma modificação vibratória.

Unidade 19 CARACTERÍSTICA DO MÉDIUM EDUCADO 60 minutos
Unidade 20 RESPONSABILIDADE ANTE A MEDIUNIDADE 60 minutos

As duas últimas unidades práticas do COEM apresentam, já, as características de uma sessão mediúnica espírita completa.


VII  PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS  UNIDADES DE APOIO E APROFUNDAMENTO

Conforme pode ser notado no calendário de atividades do Capítulo IX, reservamos uma unidade de apoio e aprofundamento a cada seis unidades curriculares (1 Unidade teórica + Unidades 2 práticas + 1 Unidade teórica + 2 Unidades práticas).
Estas reuniões têm por finalidade:
a) Revisar os assuntos tratados nas unidades anteriores.
b) Proceder a uma síntese globalizada dos temas tratados na fase, através de técnicas didáticas que a Coordenação Geral julgar por bem aplicar.
c) Resolver dúvidas dos participantes quanto a aspectos dos temas tratados na fase, através de diálogo.

LUCAS DE ALMEIDA MAGALHÃES
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REDAÇÃO: Equipe do CELE