Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

5-

A Cromoterapia chegou á mesa.
E com ela é possível dosar as calorias e as emoções.
Através da cores dos alimentos poderemos ter uma vida mais saudável e controlar as emoções.
O importante é saber escolher os alimentos  para nutrir bem o corpo e o espírito.

Amarelo  alimentos dessa cor estimulam a concentração, a criatividade, a intuição, além de trazerem á tona talentos ocultos, a comunicação e o relacionamento com os outros. O suco de limão é considerado uma bebida amarela. É ótimo para tomar gelado e para temperar saladas, pois purifica o sangue.

Azul  favorece a meditação, mas simboliza a autoridade. Por isso, um menu todo azul é perfeito nos momentos em que parece que estamos perdendo o controle da própria vida ou das emoções. Uvas pretas devem entrar no cardápio. Além disso, tem uma substância que protege os vasos sanguíneos e o coração e tem ação diurética.

Branco  os alimentos brancos ajudam a liberar a mente de velhos pensamentos e recordações ultrapassadas e a encontrar coragem para enfrentar os pequenos e grandes reveres da vida. O branco é encontrado na massa, nos condimentos como alho, cebola e óleo de milho. A água também entra nessa cor.


Laranja  cenoura, laranja, mamão e todos os outros alimentos que tem a combinação energética do vermelho e do

amarelo. Um menu alaranjado estimula o dinamismo, principalmente do ponto de vista físico. É apreciado por pessoas otimistas e que amam a aventura. A energia positiva do laranja atua tanto no corpo quanto na mente. Não é por acaso que essa é a cor sagrada dos monges budistas. A cor é o mérito do betacaroteno, um antioxidante que além dos outros benefícios, ainda protege dos danos dos raios solares.

Verde  um prato de salada verde é ideal para auto-estima. Os alimentos verdes são indicados para reencontrar a serenidade principalmente depois de um dia de trabalho. A clorofila é a substância responsável pela cor e no nosso organismo estimula a produção dos glóbulos vermelhos e também, o sistema imunológico.

Vermelho  os alimentos vermelhos liberam a energia agressiva bloqueada no plexo solar. São indicados para os casos de frieza sexual, depressões causadas por uma personalidade introspectiva. Para pessoas que estão sempre tensas e nervosas. Ótimos para despertar a paixão e o interesse por novas experiências  - de viagens á novos amores. Os vegetais vermelhos são ricos num pigmento que é um potente anti-oxidante que protege as células do envelhecimento. Um outro bioflavonóide  abundante nos morangos e cerejas  atua nos cabelos, tornando os mais fortes.

Obs:  a cor vermelha também serve para fazer emagrecer. Quem trabalha com cromoterapia afirma que o excesso de peso ou magreza estão relacionados  ao equilíbrio entre alimentos vermelhos e azuis. Quem está acima do peso deve ingerir alimentos vermelhos. Alimentos azuis em demasia causam uma descompensação no organismo, levando ao aumento de peso. Já as pessoas que estão abaixo do peso devem dar preferências aos alimentos de cor
azul e diminuir a ingestão dos vermelhos.

Violeta  essa cor deve ser escolhida por aqueles que sentem necessidade de meditar e estão procurando dar um certo sentido religioso para a sua vida. Os alimentos dessa cor potencializam os aspectos espirituais em detrimento dos materiais.

Texto: Vera Alves da Silva  EpNews

Vermelho
Agrião, berinjela, carne, repolho, inhame e frutas vermelhas

Laranja
Vegetais e frutos de tons alaranjado: abóbora, cenoura, milho, laranja, manga, pêssego, etc...

Amarelo
Manteiga, gema de ovo, cenoura, abóbora, milho, manga, frutas e hortaliças amarelas

Verde
Hortaliças verdes e frutas de casca ou pele verde

Azul
Ameixa, amoras, uvas, peixe, aspargos, batatas

Índigo
Os mesmos da cor azul

Violeta
Berinjela, brócolis roxo, beterraba, uva roxa e amora preta

Branco
massa, alho, cebola e óleo de milho, água.