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segunda-feira, 13 de abril de 2015

QUAL A POSIÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA ENTRE AS DEMAIS FILOSOFIAS E RELIGIÕES   1\3
INDICE

Objetivo Da Aula
Reflexão
Bibliografia Principal
Bibliografia Complementar
Entendendo O Espiritismo
Os Mensageiros Distraídos  Neio Lucio
Outras Filosofias
Hinduismo
Budismo
Lamaísmo
Confucionismo
Taoismo
Xintoismo
Judaismo (Mosaica)
Islãmismo
Catolicismo
Igreja Ortodoxa
Protestantismo
Igreja Anglicana
Para Respeitar De Verdade, Sempre É Bom Conhecer.
Qual a posição da Doutrina Espírita entre as demais filosofias e religiões existentes?
1. Princípios Fundamentais:
2. A Universalidade do Ensino dos Espíritos
3. Transformação Históricas do Cristianismo
4. O Espiritismo
5. Bibliografia
Plano de ideias nº 01
OBJETIVO DA AULA
Refletir que há vários caminhos que levam ao Pai.
O Espiritismo foi precedido por outras religiões.
Temas como reencarnação e comunicação de mortos estão presentes em outras crenças.
Esboçar as religiões espiritualistas na antiguidade e traçar pontos de contato com o Espiritismo outras religiões com seus princípios.
Os fenômenos mediúnicos sempre existiram.
Diferenças entre Espiritismo e Espiritualismo.
Destacar os princípios da Doutrina Espírita.
Religião, princípios criados pelo homem como a católica na sua origem e dogmas.
Espiritismo baseado na ciência, filosofia.
A verdadeira religião será aquela que liberta o homem, a Doutrina permite o progresso: Intelectual (secundário) e Moral (principal).
Princípios fundamentais da Doutrina
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
O Evangelho Segundo o Espiritismo  (Allan Kardec) Capitulo
O Livro dos Espíritos  (Allan Kardec) Questões
Entendendo o Espiritismo - (Autores Diversos) 4
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Bhagavad Gita
Na Semeadura I - (Edgard Armond) 12, 25, 26, 68, 78, 92, 99 a 102, 105, 148, 152, 157, 183, 188 a 191,196, 199, 207, 208, 217, 227
Na Semeadura II - (Edgard Armond) 22, 62, 70, 148, 152, 189, 214, 220, 224, 229, 260
Religiões e Filosofias - (Edgard Armond) Capitulo 9
Respondendo e Esclarecendo - (Edgard Armond) 6, 12, 13, 15, 17 a 19, 24, 29, 50, 57, 68, 74, 77 a 79, 84,115 a 117, 120, 135, 145, 150, 169, 182, 183
ENTENDENDO O ESPIRITISMO
Os Mensageiros Distraídos  Neio Lucio
Os ouvintes do culto da Boa Nova discorriam sobre as polêmicas que se travavam incessantemente em torno da fé, nos círculos do farisaísmo (Hipocrisia, duplicidade, falsidade, fingimento) de várias escolas, quando o Cristo, dentro da profunda simplicidade que lhe era característica, narrou, tolerante:
- Um grande senhor recebeu alarmantes notícias de vasto agrupamento de servos, em zona distante da sede do seu governo, que se viam fustigados por febre maligna, e, desejoso de socorrer os tutelados que sofriam na região remota de seus domínios, enviou-lhes mensageiros de confiança, conduzindo remédios adequados à situação e providências alusivas ao reajustamento geral.
Os emissários saíram do palácio com grandes promessas de trabalho, segurança e eficiência na missão; todavia, assim que se viram fora das portas do senhor, começaram a rixar pela escolha dos caminhos.
Uns reclamavam o atalho, outros a planície sem espinheiros e outros, ainda, pediam a passagem através dos montes.
Longos dias perderam na disputa, até que o grupo se desuniu, cada falange atendendo aos próprios caprichos, com absoluto esquecimento do objetivo fundamental.
As dificuldades, porém, não foram solucionadas com decisão. Criados os roteiros diferentes, como que se dilataram os conflitos. Reduzidas agora, numericamente, as expedições sofreram, com mais rigor, os golpes esterilizantes das opiniões pessoais. Os viajantes não cuidavam senão de inventar novos motivos para o atrito inútil. Entre os que marchavam pelo trilho mais curto, pela vargem e pela serra lavraram discussões improdutivas, contundentes e intermináveis. Dias e noites preciosos eram desprendidos em comentários ruidosos quanto à febre, quanto à condição dos enfermos ou quanto às paisagens em torno. Horas difíceis de amargura e desarmonia, de momento a momento, interrompiam a viagem, sendo a muito custo evitadas as cenas de pugilato e homicídio.
Surgiram as contendas, a propósito de mínimas questões, com pleno desperdício da oportunidade, e, em razão disso, tanto se atrasaram os viajores do atalho, quanto os da planície e do monte, de vez que se encontraram no vale da peste a um só tempo, com enorme e irremediável desapontamento para todos, porquanto, à míngua do prometido recurso, não sobrara nenhum doente vivo na carne.
A morte devorara-os, um a um, enquanto os mensageiros discutidores matavam o tempo, através da viagem.
O Mestre fixou nos aprendizes o olhar muito lúcido e aduziu:
- Neste símbolo, temos o mundo atacado pela peste da maldade e da descrença e vemos o retrato dos portadores da medicação celeste, que são os religiosos de todos os matizes, que falam na Terra, em nome do Pai. Os homens iluminados pela sabedoria da fé, entretanto, apesar de haverem recebido valiosos recursos do Céu para os que sofrem e choram, em consequência da ignorância e da aflição dominantes no mundo, olvidam as obrigações que lhes assinalam a vida e, sobrepondo os próprios caprichos aos propósitos do Supremo Senhor, se desmandam em desvarios verbais de toda espécie. Enquanto alimentam o distúrbio, levianos e distraídos, os necessitados de luz e socorro desfalecem à falta de assistência e dedicação.
E afagando uma das crianças presentes, qual se concentrasse todas as esperanças no sublime futuro, finalizou sorridente e calmo:
- A discussão, por mais proveitosa, nunca deve distrair-nos do serviço que o Senhor nos deu a fazer.