Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

CENTRO DE ORIENTAÇÃO E  EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

CURSO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA  COEM II

SOCIEDADE ESPÍRITA 27=30

2a. PARTE - RESUMOS DAS UNIDADES

UNIDADE PRÁTICA 17 - DOUTRINAÇÃO DOS ESPÍRITOS

ROTEIRO

* Necessidade e finalidade

* Técnicas utilizadas

* Postura da equipe LE

Doutrinação, como consta nos dicionários da língua portuguesa, significa o ato de instruir em uma doutrina, ensinar, pregar.

Numa sessão mediúnica de atendimento aos Espíritos sofredores e obsessores, o que se faz é um esclarecimento realizado com amor e muito respeito.

A palavra doutrinação já se tornou de uso comum no meio espírita. Vamos entendê-la, então, como um termo genérico, que se usa para designar o ato de esclarecer e ajudar os Espíritos obsessores e sofredores, bem como os obsedados.

NECESSIDADE E FINALIDADE

Segundo O Livro dos Espíritos, pergunta 150-b, a alma ao desencarnar, nada mais leva deste mundo que a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor. Essa lembrança é cheia de doçura ou amargura, segundo o emprego que tenha dado à vida.

Conforme o peso específico do seu perispírito será guindado às regiões felizes ou desditosas do mundo espiritual.
Boa parte delas nem se dão conta do próprio desencarne, permanecendo perambulando nos ambientes em que viviam, estranhando o procedimento de seus familiares que não lhes dão ouvidos. Somente a mudança de atitudes mentais fará com que percebam que a vida continua após o túmulo, e qual a razão dos seus sofrimentos, quando for o caso. As sessões mediúnicas, propiciando o diálogo entre os esclarecedores e os desencarnados, favorecem grandemente o processo de encaminhamento dessas entidades.

TÉCNICAS UTILIZADAS

Com o intuito de esclarecer e ajudar os Espíritos comunicantes em uma sessão mediúnica, pode-se lançar mão de variadas técnicas, como sejam:

* conversação;

* doutrinação propriamente dita (transmitir conceitos doutrinários);

* evangelização;

* persuasão, incluindo técnicas de sugestão;

* passe fluídico;

* prece;

* ectoplasmia;

* regressão a vivências passadas;

* influência recíproca no transe mediúnico (médium  Espírito).

POSTURA DA EQUIPE

Assim como os médiuns aplicados se esforçam no aprimoramento de suas faculdades (que estão sempre em desenvolvimento), os dirigentes e esclarecedores (doutrinadores), por sua vez, procuram desenvolver o seu campo intuitivo, pois assim se ligam mais diretamente aos chamados guiasou orientadores do plano espiritual, que são os verdadeiros dirigentes da sessão mediúnica, visto que o plano de trabalho é todo executado por eles.

A equipe toda deve acostumar-se a fazer, ao final da reunião, uma avaliação ou troca de idéias sobre as impressões de cada um, a análise das mensagens dos orientadores espirituais, bem como das entidades socorridas. Às vezes, uma mesma entidade é atendida em várias sessões e as impressões dos médiuns servem constantemente aos esclarecedores para que se orientem quanto às técnicas a serem adotadas na seqüência.

O clima de harmonia, respeito e confiança entre os membros do grupo é de fundamental importância ao bom desempenho das tarefas. O entendimento através a troca de impressões entre médiuns e esclarecedores assume aí caráter relevante.

LUCAS DE ALMEIDA MAGALHÃES
CENTRO ESPÍRITA LUZ ETERNA  CELE
Avenida Desembargador Hugo Simas, 137 Bom Retiro
80520-250  Curitiba  Paraná  Brasil
www.cele.org.br cele@cele.org.br
REDAÇÃO: Equipe do CELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário