Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

CENTRO ESPÍRITA LUZ ETERNA  CELE

COEM  - EXPERIMENTAL


5ª UNIDADE TEÓRICO-PRÁTICA - RESUMO DE AULA: CENTROS DE FORÇA


 O espírito, encarnado ou desencarnado, assimila energias das mais diversas, automaticamente e/ou conscientemente, de acordo com seu estado de maior ou menor equilíbrio, físico e espiritual. O Perispírito então metaboliza essas energias nos centros de força e as distribui em nosso organismo. Essas energias se manifestam em nossa aura, formando nosso hálito mental.

Os centros de força, também chamados de centros de energia ou força vital, são verdadeiras usinas de metabolização de energias e fluidos, distribuindo-se por todo o nosso perispírito, formando verdadeiros sistemas na sua estruturação. Existem milhares, sendo que sete deles são de maior importância, por coordenarem a metabolização de energias e fluidos em grandes áreas específicas, respondendo por sistemas e energias particulares.

Quando o espírito está encarnado, os centros de força estão ajustados a determinados órgãos ou sistemas do corpo físico, interagindo com este, ou seja, o tipo de energia metabolizado afeta ao corpo físico, órgão ou sistema orgânico correspondente, bem como o estado físico afeta a absorção e metabolização de energias e fluidos.

Os principais centros de força e sua  respectiva localização são:

Centro Coronário: responsável pelas energias oriundas do plano espiritual; relaciona-se materialmente com a epífise.

Centro Frontal: responsável pelas energias dos centros superiores da inteligência e do sistema nervoso; relaciona-se materialmente com os lobos frontais do cérebro;

Centro Laríngeo: é responsável pelas energias na área da fala. Atua no funcionamento das glândulas do timo, da tireóide. Relaciona-se materialmente com o plexo cervical.

Centro Cardíaco: responsável pelas energias das emoções e superiores e sentimentos. Atua na área do coração e da circulação. Relaciona-se materialmente com o plexo cardíaco.

Centro Esplênico: é o responsável pela eliminação das energias descartáveis ou não afinadas de nosso perispírito. Atua em toda a área das defesas orgânicas através do sangue. Relaciona-se materialmente com o baço.

Centro Gástrico: relaciona-se também com energias das emoções e sentimento, atuando em todo o aparelho digestivo. Está relacionando materialmente com o plexo solar.

Centro Genésico ou Básico: responsável pelas energias oriundas da reprodução, da sexualidade e da criatividade. Relaciona-se com o sistema reprodutor.


Infrações as Leis Naturais Implicam em registros energéticos a nível do perispírito, com influências decisivas nesta e em outras encarnações. Esses registros são energéticos e constituídos de cargas negativas ligadas a determinados Centros de Força. Estão relacionados com a Lei de Causa e Efeito, sendo conseqüência do uso do Livre Arbítrio.

Nos processos de passe ou de irradiação, o médium passista, pela ação de sua vontade dirigida, transmite aos outros as sua energias vitais, que são repostas imediatamente pela absorção e metabolização automática das energias do ambiente pelos centros de força. Na irradiação ou no passe, o médium, aplicando a técnica apropriada, acelera essa absorção e metabolização, e movimenta, pela ação da sua vontade, as energias vitais e espirituais para àquele que receberá as energias da irradiação ou passe.




BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA


EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS. Psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz, Cap. II.

FONTE VIVA. Psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel, Cap. 150.

ENTRE A TERRA E O CÉU. Psicografia de Francisco Cândido Xavier, páginas 126, 142 e 257.

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE. Psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Página 83.

CORRELAÇÕES ESPÍRITO MATÉRIA. Jorge Andréa dos Santos. Página 21.

ESTUDOS ESPÍRITAS. Psicografia de Divaldo Pereira Franco. Página 43.

SAÚDE E ESPIRITISMO. Associação Médica Espírita do Brasil. Páginas 33, 47, 51, 138.