Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 12 de outubro de 2008

CONHECIMENTO DO FUTURO

Danilo Carvalho Villela

O amanhã é sempre uma incógnita para nós.

Sem dúvida poderemos visualizá-lo como a continuação aproximada do hoje mas essa suposição – e a experiência demonstra isso claramente –, além de insegura, nunca abrange um período mais largo de tempo.

A própria ciência, aliás, já há alguns anos, mostrou o caráter relativo de nossas percepções, que dependem de nossos sentidos e constituem para o homem “expressões de controle dos fenômenos da sua existência” (“Emmanuel”, psicografia de Chico Xavier, capítulo 33).

Em nosso estágio evolutivo é uma bênção que o futuro só imperfeitamente se delineie para nós, bem como o passado cujo conhecimento mais completo não readquirimos nem mesmo após a desencarnação, conforme esclarece a literatura doutrinária, pela nossa incapacidade de conviver com a lembrança das faltas mais graves ainda não regularizadas ante as Leis Divinas.

Por outro lado, desconhecendo o futuro, o indivíduo realiza, por vezes, esforços que o levarão a situações difíceis, não previsíveis para ele mas que lhe cabe enfrentar por estarem em sua programação reencarnatória. Se as conhecesse de antemão seria naturalmente levado a evitá-las, comprometendo aquele planejamento, de que participou na espiritualidade, e que objetiva o seu progresso e sua felicidade verdadeira. Nossos protetores conhecem esse roteiro e, como nos mostra a Doutrina Espírita, preocupam-se principalmente não com as nossas dificuldades, que sabem ser necessárias e passageiras, mas com a maneira pela qual as enfrentamos (questão 976 de “O Livro dos Espíritos”). Devendo lembrar-se ainda que tais provas, consoante as Leis Divinas, jamais estarão acima de nossa capacidade para enfrentá-las.

Os benfeitores espirituais que conhecem o futuro que nos está reservado somente o revelam quando isto possa ser útil e quase sempre de forma espontânea. Donde se compreende a inutilidade, e o perigo, de forçar a obtenção de tais informações através da mediunidade, atitude impensada que exporá os que a adotam ao charlatanismo ou a decepções pois as entidades levianas ou imaturas que se proponham a oferecer informações nesse sentido, na verdade não têm acesso a elas.

Com respeito aos acontecimentos mais importantes, por terem relação com os interesses gerais da Humanidade, são eles regulados pela Providência Divina, realizando-se fatalmente.

Não é raro, neste caso, que entidades elevadas, com a permissão divina, venham trazer, pela inspiração ou de forma mais ostensiva, algumas indicações a respeito.

Em nossa tradição judaico-cristã possuímos dois exemplos notáveis acerca desse fato: o profetismo hebreu anunciando, com séculos de antecedência, a vinda do Mestre, e as referências deste ao fim dos tempos (de ignorância e egoísmo). Quanto ao primeiro, conforme sabemos, não teve a devida atenção, sobretudo por parte da direção religiosa, preocupada com questões puramente materiais e aguardando um messias guerreiro, capaz de dar ao povo hebreu, prestígio e poder, desconhecendo e rejeitando Jesus e sua mensagem quando este surgiu em sua simplicidade. Quanto ao segundo, consoante as descrições do Mestre e de obras da literatura doutrinária, estamos em pleno período de mudanças, cabendo-nos participar delas com a nossa colaboração singela e com a certeza da vitória final do bem.

“A Gênese” (capítulo 16, item 4).

 

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 11/10/2008 no   2115

Nenhum comentário:

Postar um comentário