Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 12 de outubro de 2008

ENFOQUES DOUTRINÁRIOS 2

Há cerca de dez anos, o atual diretor do Lar Fabiano de Cristo aceitou escrever o editorial do boletim SEI. O convite foi-lhe feito porque o antigo articulista, o saudoso General Sylvio Walter Xavier,         o S. Xavier, devido à idade avançada, não se sentia mais em condições de desempenhar esta tarefa, à qual se dedicara por longos anos, com muito carinho e acerto.

Foi assim que nasceu o D. Villela, cujos artigos, publicados semanalmente, passaram a viajar nas páginas do SEI para todo o Brasil e exterior, sendo lido não só em português, mas em esperanto, espanhol e inglês. Passados os anos e depois de muitas sugestões e pedidos dos leitores, alguns desses textos acabaram reunidos num livro, que foi lançado em 2006 sob o título de “Enfoques doutrinários”. Nesses textos estavam comentadas diversas passagens de “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.

E, considerando a boa acolhida da primeira publicação, a Edilar, a editora do Lar Fabiano, lança o segundo volume deste trabalho, que desta vez traz uma coletânea de artigos baseados em “O Livro dos Médiuns”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”. “O estilo claro e objetivo com que os fundamentos do Espiritismo são abordados não deixa dúvida quanto ao proveito que o leitor interessado vai ter. São assertivas que levam a refletir no quotidiano, ensinando com a didática do coração. Quantas vezes, na aparente teoria dessas crônicas, vamos encontrar uma situação que nos assiste ou assistiu, ensejando que, na prática, possamos corrigir rumos diante da lógica que convence pela razão, tal e qual desejou Kardec” – escreve o assessor de Relações Institucionais do Lar Fabiano, Assaruhy Franco de Moraes, que assina o prefácio.

A publicação é dividida em três partes, cada uma destinada a um dos livros já citados.

Em todas elas, o leitor encontra uma grande variedade de temas, comentados, como é costume do articulista, sob enfoques modernos, que colocam em evidência a atualidade do pensamento kardequiano.

Na primeira parte, por exemplo, há abordagens sobre temas como: “Preconceito”, “Bicorporeidade”, “Transfiguração”, “Tiptologia”, “Pneumatografia”, “Psicografia” e “Mediunidade nos animais”.

Na segunda, são tratadas questões do tipo: “Preocupação com a morte”, “Materialismo”, “Envelhecimento e morte”, “Purgatório”, “Seres angélicos”, “Passamento” e “Suicídio”. E, na parte final: “Características do Espiritismo”, “Existência de Deus”, “Ciência e religião”, “Época de transição”, “Fluidos espirituais”, “Corpo espiritual” e “Fatos extraordinários”, entre outros temas.

Em cada artigo, o leitor encontrará ainda, além da clareza com que os temas são expostos, elementos valiosos para a sua reflexão, como este, proferido quando o autor comenta a questão do diálogo com o invisível: “(...) o contato ostensivo e consciente com o invisível deverá ter sempre como tônica a promoção do bem através do respeito entre os interlocutores e das finalidades elevadas desse entendimento”.

Ou este outro, que mostra como devemos nos comportar nesta fase tão especial por que passa a Terra: “Estamos pois em plena fase de mudança, o que, em linguagem evangélica, se exprime afirmando que o Reino de Jesus se acha em construção na Terra. Conscientes desse fato, devemos agir como operários nessa obra imensa, sabendo, contudo, que ele começa em nossos corações”.

“Enfoques doutrinários 2” tem 198 páginas e tamanho 13,5x18,5cm. Pode ser adquirido, por R$15,00, separadamente ou através do Clube de Arte do Lar Fabiano de Cristo, que agora em setembro o distribui como brinde do mês. Também pode ser comprado pela internet, na página www.clubedearte.org.br; ou, então, no Rio de Janeiro, na loja da Rua dos Inválidos, 34, no Centro. O volume 1 da obra também pode ser encontrado de igual modo e pelo mesmo valor. Para fazer parte da família Clube de Arte – que ajuda a manter as obras sociais do Lar Fabiano e ainda recebe mensalmente um livro, CD ou DVD espírita –, basta fazer contato pelo telefone (21) 3017-9800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário