Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Imortalidade e Progresso


Editorial Reformador
Revista de Espiritismo Cristão
Ano 121/ Agosto, 2003



Descortinando para os homens, através do Espiritismo, as Leis que emanam de Deus e que regem a vida em todos os seus aspectos, os Espíritos Superiores legaram à Humanidade uma Doutrina abrangente, que toca em todas as questões fundamentais da
existência humana e que pode e deve ser estudada e praticada em todos os seus aspectos, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional e social.
Uma das frases que melhor sintetiza a sua mensagem e que melhor orienta o homem a
respeito da sua própria existência é a que está inscrita no túmulo de Allan Kardec: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre tal é a lei.” Nela temos bem configurada a clara visão da nossa realidade como seres imortais, Espíritos que já existiam e que continuam existindo independentemente da existência ou não do corpo físico. Ela nos chama a atenção, também, para a Lei do Progresso a que todos estamos sujeitos e que nos leva, mesmo sem o saber, através do simples atendimento às nossas necessidades cotidianas, a desenvolver os valores que nós potencialmente carregamos, os quais edificam a nossa evolução.
A consciência, em nossa vida, deste binômio – imortalidade e progresso –, tem naturais conseqüências: abandonamos a idéia de pretender eliminar-nos, seja a nós mesmos, seja ao nosso próximo, uma vez que a Providência Divina, que nos criou com toda a Sua bondade, não nos concedeu nem o poder e nem o direito de eliminar a ninguém, o que nos leva a conviver, sempre, com todos os Espíritos, encarnados ou desencarnados, amigos ou inimigos, que se encontram na mesma faixa de evolução.
Outra conseqüência natural é a conclusão de que nos convém colaborar com a Lei do
Progresso que atua em nós, esforçando-nos por colocar em prática o amor ao próximo, o qual nos propicia reconciliar com os adversários criados pela nossa ignorância; evitar conflitos com nosso semelhante, que nos retardariam o progresso; e abreviar a nossa evolução moral e intelectual, para mais rapidamente alcançarmos seus benefícios.
Não é sem razão que a Doutrina Espírita nos ensina: Fora da caridade não há salvação,
conceituando caridade como a entendia Jesus1 – Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. E o Espírito de Verdade recomenda2:
Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram.



1KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, 83. ed. FEB, q. 886, p. 407.
2________. O Evangelho segundo o Espiritismo, 120. ed. FEB, cap. VI, item 5, p. 130.

Nenhum comentário:

Postar um comentário