Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

INESQUECÍVEL CHICO

Depois de inúmeros pedidos do cunhado Gerson Sestini e de outros amigos seus, Romeu Grisi acabou cedendo à idéia de colocar no papel alguns episódios inéditos por ele vividos junto a Francisco Cândido Xavier.

Entre os motivos que o faziam relutar, estava o fato de achar que muito já se havia escrito sobre Chico, e também por considerar suas experiências junto ao saudoso médium de caráter mais familiar. Contudo, mesmo assim, cedeu aos apelos e o resultado foi o livro “Inesquecível Chico”, que acaba de ser publicado pelo Grupo Espírita Emmanuel (GEEM), em parceria com Gerson Sestini, que vez por outra acompanhava Grisi nas suas idas à Pedro Leopoldo e Uberaba, nas Minas Gerais.

Ao contrário do que acreditava inicialmente Grisi, as narrativas não repetem histórias já contadas sobre Chico. Propiciam, sim, uma leitura bastante agradável e repleta de elementos de reflexão, permitindo ainda ao leitor mergulhar naquele universo tão especial que foi o de Chico Xavier, repleto de grandes lições, humildade e muita espiritualidade.

Entre os 23 casos contados no livro, está o intitulado “O fio de luz”, que sensibiliza um tanto mais por se referir à dor de uma mãe que amanhece o dia repleta de saudades pelo filho que perdera há um ano vítima de suicídio. Atendendo à sugestão do filho que lhe restara, ela decide visitar uma instituição assistencial com a qual guardava muita afinidade, gesto este que pretendia dedicar à memória do filho que partiu prematuramente. E assim fez. Seguiu em direção à entidade, um asilo de idosos, levando consigo, num carro de aluguel, uma saca de arroz para doar à instituição, como descreve Grisi:

“Sabedor do drama daquela mãe, Chico, desincumbindo-se dos compromissos que o retinham, dirige-se de carro até a casa de caridade a fim de encontrar-se com ela.

Quando a divisa, a certa distância, eis que o médium, através da vidência, narra ao amigo que o acompanhava:

– Vejo, partindo do coração de nossa irmã, ao efetuar a entrega da saca de mantimento ao funcionário do asilo, um fio de luz que se projeta na direção do filho suicida.

Enquanto fala, Chico esboça um sorriso...”.

Estas cenas, como informa o autor, que lhe foram narradas pelo próprio médium nos primeiros anos da década de 60, se passaram em Uberaba.

“Esta senhora – complementa Grisi –, consciente de que flores no túmulo não lhe acalmariam o saudoso coração, procurava um meio de demonstrar seu amor pelo filho, que se adaptava no Além. Inspirado, o filho mais velho encontrou a solução, conduzindo-a para aquele sublime momento: a transformação do amor maternal, estendendo-o para os irmãos em humanidade.

Formou-se assim o fio de luz que a ligou ao querido filho”.

Entre os demais capítulos, encontram-se ainda: “Encontro em Pedro Leopoldo”, “José Xavier se manifesta a Chico”, “O sobrinho de Chico”, “A ciência do bemviver”, “As faculdades menos conhecidas”, “Comunicações e notícias de Espíritos”, “Enfocando os Evangelhos”, “Em círculo mais íntimo” e “Recordações da época”, que traz diversas fotos do médium.

“Inesquecível Chico” tem 14x21cm e 184 páginas. Pedidos, diretamente para o GEEM: Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 2.857 – Caixa Postal 222 – CEP 09701-970 São Bernardo do Campo, SP – telefax (11) 4109-7122 e correio eletrônico geem@geem.org.br. É possível comprar o livro também pela internet, na página www.geem.org.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário