Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PEQUENOS DESCUIDOS, GRANDES PROBLEMAS

Américo Canhoto transporta para as páginas de seu mais novo livro toda a experiência que angariou dentro do próprio lar – já que é pai de quatro filhos –, somada aos conhecimentos obtidos na vida de espírita e médico de família, profissão que exerce há 30 anos. O resultado desse esforço é um interessante estudo, com abordagens diretas em torno das principais questões relacionadas à educação de crianças e jovens na atualidade.

Em “Pequenos descuidos, grandes problemas”, chama a atenção dos leitores, sobretudo dos que são pais, para o fato de que para educar, antes de qualquer coisa, é preciso educar-se, reformulando o modo de ser e de entender a vida.

“Estou certo de que educamos a partir do nosso exemplo, já que simplesmente compartilhamos aquilo que somos e o que sabemos” – comenta.

Canhoto também alerta sobre os descuidos comuns na educação, ressaltando, ao mesmo tempo, que, ao contrário do que muitos afirmam, a criança não é um livro em branco, mas que traz de outras existências, como mostra a Doutrina Espírita, tendências, impulsos e predisposições. A partir dessa colocação, reforça a importância de se observar, com um tanto mais de cuidado, tudo aquilo que se faz chegar à mente infantil, e também à adulta. E acrescenta uma advertência já feita por outros educadores, inclusive não-espíritas, sobre o papel negativo que a televisão pode vir a exercer.

“O tão falado estresse crônico é um leão que foi colocado na nossa frente e que não ataca nem vai embora. Entretanto, sua simples presença desencadeia em nosso organismo um ritual de ataque e defesa por meio dos hormônios e outras substâncias.

Ora, quando assistimos a um programa de TV – um filme de ação, suspense, terror ou drama, uma partida de futebol, um noticiário –, o corpo físico não é capaz de detectar que estamos presenciando uma realidade virtual; é mais um leão psicológico que trazemos para engrossar o bando que já nos ameaça” – diz, ressaltando, contudo, que não se deve atribuir a culpa de tudo de mal que acontece no mundo à TV, valendo, no entanto, cogitar sobre quem está se fazendo mais presente na vida dos filhos, se os pais ou a televisão.

Como mensagem de estímulo e esclarecimento, o livro recorda que as dificuldades certamente poderão estar presentes na vida familiar, em alguns momentos, cabendo então à família encontrar um espaço para buscar solucioná-las ou até mesmo evitá-las. Seria então o momento da reunião familiar, do diálogo. “Por mais polêmica que seja uma questão, deve ser esmiuçada e debatida em família. Todos devem participar”.

O livro tem 210 páginas, 14x21cm e está dividido em oito partes, dentro das quais são ainda tratados assuntos como: “As crianças da nova geração”, “Qual é o método pedagógico mais adequado”, “Separação e abandono”, “Ausência da mãe”, “Educação íntima precária”, “Falta de limite”, “Tentativa de domínio pelo medo”, “Cultura das pequenas mentiras”, “Perda de autoridade”, “Vícios” e “Reestruturação da família”.

“Pequenos descuidos, grandes problemas” é um lançamento da Petit Editora, que atende a pedidos de todas as partes.

Seu endereço: Rua Atuaí, 383/389 – Vila Esperança/Penha – CEP 03646-000 São Paulo, SP – telefone (11) 2684-6000, correio eletrônico petit@petit.com.br e página www.petit.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário