Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O LIVRO DOS ESPÍRITOS *Estudo de: Eurípedes Kühl

PARTE SEGUNDA - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos


CAPÍTULO VIII — Da emancipação da alma - (questões 400 a 455)

 

Kardec ousa bastante neste capítulo ao pesquisar o transcendental mecanismo pelo qual o ser — o Espírito imortal — se desdobra em situações ora rotineiras (sono/sonhos), ora anormais (letargia, catalepsia, etc.).

Ousa porque vai além: indaga dos Espíritos que o arrimaram na Codificação do Espiritismo, o que, exatamente, ocorre com a alma, nessas ocasiões.

As respostas deixaram entrever, em síntese, que:

8.1 – O sono e os sonhos - (questões 400 a 412)

- o Espírito encarnado sente o invólucro físico como uma roupagem grosseira, da qual gostaria de logo se ver livre...

- no sono o Espírito se lança no espaço e vai ao encontro de outros Espíritos; tal evento é similar ao sentido durante algum tempo após a morte;

- pelos sonhos podemos inferir que os Espíritos têm mais aguçados os sentidos; há atração, seja entre afetos e desafetos, segundo a prioridade subconsciente daquele que mantém vivas em sua memória, amizades ou inimizades, geralmente de vidas passadas;

- Espíritos superiores, pelo sono, desligam-se da matéria e se relacionam com seus pares na Espiritualidade;

- pesadelos sinalizam encontros com Espíritos maléficos;

OBS: Na resposta à questão 402 está registrado que eventualmente o Espírito clarividente chega até a vislumbrar fatos e paisagens de outros mundos.

- as preocupações da vigília, quase sempre, determinam nossos sonhos;

- às vezes, a atividade do Espírito emancipado do corpo físico, pode onerar este, qual balão cativo ao poste que ao oscilar nele produz vibrações.

8.2 – Visitas espíritas entre pessoas vivas - (questões 413 a 418)

- o capítulo trata da emancipação da alma — de encarnados — e neste sub-item o que temos é a auspiciosa informação de que pessoas que estão dormindo podem se encontrar no Plano espiritual e que isso acontece amiúde;

- embora Kardec focalize apenas encontros entre amigos, nada objeta de inferirmos que o mesmo processo se dá entre inimigos...

- várias pessoas que no passado se relacionaram podem, também, encontrarem-se durante o sono e formar assembléia(s).

8.3 – Transmissão oculta do pensamento - (questões 419 a 421)

- no sono a comunicação entre Espíritos é tão ou mais intensa que na vigília, daí decorrendo que simultaneamente muitos podem ter acesso a determinada informação e divulgarem-na, ao mesmo tempo;

- há casos em que na vigília duas pessoas se encontram e sem pronunciarem palavra, entendem-se perfeitamente;

OBS: Talvez possamos enquadrar tais acontecimentos como reflexos de programação pré-reencarnatória, abrangendo os Espíritos que não necessitam de sinais ostensivos da linguagem para se entenderem; como exemplo, dentre muitos possíveis, nada objeta inferir que é o que acontece no chamado “amor à primeira vista”.

8.4 – Letargia, catalepsia. Mortes aparentes - (questões 422 a 424)

- em tais estados os pacientes têm o corpo sem condições de ação; não obstante, de retorno à normalidade física, declaram que tudo o que se passava à sua volta foi testemunhado por eles; isso vem demonstrar que além do corpo, no caso inerte, há algo além dele — o Espírito;

OBS: A Medicina não conseguiu ainda explicar o mecanismo de tais estados alterados do organismo; o mesmo poderíamos dizer do coma natural ou induzido, do resfriamento controlado e até mesmo da própria anestesia geral; para nós, espíritas, compreendendo que nessas situações a alma está afastada do corpo, a ele se mantendo ligada pelo cordão fluídico, resta ainda uma vez sermos gratos à Engenharia Divina, que nos contemplou com a possibilidade de baixa extrema do metabolismo, sem provocar a morte.

8.5 – Sonambulismo - (questões 425 a 438)

- eis aqui uma palavra que ainda não devidamente explicitada perante grande parte dos espíritas;

OBS: De nossa parte formulamos um ligeiro ensaio, propondo que o termo sonambulismo seja empregado apenas no sentido lato dessa palavra e que quando se tratar de atividade mediúnica, seja substituído por transe mediúnico.

No livro “Magnetismo Espiritual”, de Michaelus, 6ª Ed., 1991, FEB, RJ/RJ, Cap XIX, pg. 179 encontramos notícia de que desde o século XVIII foram propostas várias outras palavras para diferenciar o sonambulismo natural (patológico) do sonambulismo magnético (o “magnético” aqui empregado se refere a “mediúnico”...). Nenhuma dessas propostas prosperaram. Nem imaginamos também que a nossa venha a prosperar.

- assim, na vigência do termo sonambulismo, reduzindo os termos, para não nos alongarmos, podemos citar algumas espécies de sonambulismo, aditando pequenos detalhes de cada um:

a. sonambulismo patológico: é o relatado pela Medicina, sobretudo em crianças e em jovens, que apresentam, de maneira desconexa, movimentos automáticos durante o sono (agem, caminham, falam), dos quais não se recordam ao acordar.

Para a Doutrina dos Espíritos, o fenômeno sonambúlico está inserido em três focos:

1. sonambulismo imperfeito: a alma, quando em sonhos;

2. sonambulismo natural: a alma tem maior liberdade do que no sonho, eis que domina por completo o ambiente em que se encontra e suas faculdades são exercidas em plenitude;

3. sonambulismo magnético: é o mesmo estado do sonambulismo natural, com a diferença de ter sido provocado;

- à questão 431 Kardec registra:

“Mostra a experiência que os sonâmbulos também recebem comunicações de outros Espíritos, que lhes transmitem o que devam dizer e suprem à incapacidade que denotam. Isto se verifica principalmente nas prescrições médicas. O Espírito do sonâmbulo vê o mal, outro lhe indica o remédio”.

OBS: Há já trinta anos vem sendo praticado no Espiritismo, por enquanto por poucos grupos mediúnicos, um processo de diagnóstico espiritual, denominado apometria (do grego: apó=fora de, metron=medida), no qual médiuns especializados se prestam a auxiliar pessoas com problemas obsessivos graves. Desejável no grupo a presença de médicos-médiuns. Esse processo ainda não tem a universalidade que caracteriza os ensinos dos Espíritos — manifestação simultânea em vários lugares —, no entanto, é de todo possível que venha a se generalizar, tendo em vista os bons resultados já alcançados pelos que o praticam. (Maiores detalhes sobre a Apometria: “Apometria-Novos Horizontes da Medicina Espiritual”, de Vitor Ronaldo Costa, Ed.Casa Editora Clarim, Matão/SP)

8.6 – Êxtase - (questões 439 a 446)

- quase podemos dizer de um outro foco para o sonambulismo: o êxtase, que se caracteriza por um estado moral mais depurado, permitindo inclusive que o extático até vislumbre a felicidade de mundos superiores;

- Kardec consignou recomendação de que o extático deva ser compelido a voltar à normalidade, eis que, teimando em permanecer no êxtase da visão dos mundos felizes, isso poderia até provocar sua desencarnação (!);

8.7 – Dupla vista - (questões 447 a 454)

- dupla vista, objetivamente, representa a visão espiritual, o que alma vê, fato muito comum em mundos mais adiantados moralmente do que a Terra;

- essa faculdade pode emergir em situações extremas, como proximidade de perigo, na moléstia ou numa grande comoção;

- pressentimentos, quase sempre, se justificam pela segunda vista;

- dos mais expressivos fenômenos espirituais tidos à conta da emancipação da alma, no estado de vigília, é aquele no qual quem possui a dupla vista vê, ouve e sente além dos limites dos sentidos humanos. Citamos um belo exemplo:

OBS. Eurípedes Barsanulfo (1880-19l8), que previra com muita antecedência a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), no ano de 1918, estando no interior do Estado de Minas Gerais, lecionando, quando, em meio a uma aula, entrou em transe sonambúlico e viu no Palácio de Versalhes, na célebre Sala dos Espelhos, em França, o Tratado de Paz com a assinatura de líderes políticos — assinaturas que lhe foi dado ler: Clemenceau, Presidente Wilson, e outros. Ao abrir os olhos relatou aos alunos, emocionado, o que vira:

— Graças a Deus, em breve o mundo estará em paz! Aguardemos.

Oito meses depois, em 28 de Junho de 1919, o Tratado de Paz foi assinado - exatamente na Sala dos Espelhos, no Palácio de Versalhes...”.

(Do livro: “Eurípedes Barsanulfo – O Apóstolo da Caridade”, de Jorge Rizzini, 6°Capítulo, pg. 74 e 75, 1ª Ed., 1979, Edições Correio Fraterno, S.B.Campo/SP).

8.8 – Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da dupla vista - (questão 455)

- o Espiritismo tem o sonambulismo como uma luz lançada sobre a Psicologia;

- tais estados e faculdades são atributo exclusivo da alma

- o sonambúlico dispensa linguagem articulada, utilizando a comunicação do seu fluido perispiritual com o fluido de outro Espírito, encarnado ou desencarnado;

- pode ocorrer que Espíritos inferiores se aproveitem da fraqueza do sonâmbulo e por seu intermédio emitir conceitos errôneos, absurdos, até ridículos; é quando, então, mais se justifica aquela que poderíamos exaltar como sendo “lei áurea” da fé raciocinada:

“Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea” (Espírito ERASTO, em “O Livro dos Médiuns”, Cap XX, item 230).

Nenhum comentário:

Postar um comentário