Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 25 de outubro de 2008

O LIVRO DOS ESPÍRITOS ** Estudo de: Eurípedes Kühl

PARTE TERCEIRA - Das leis morais

CAPÍTULO IX — DA LEI DE IGUALDADE - (questões 803 a 824)

9.1 – Igualdade natural - (questão 803)

Perante Deus todos os homens são absolutamente iguais e submetidos ás mesmas Leis Divinas — naturais e morais. Nascimento, vida e morte sujeitam todos às mesmas ocorrências, sejam de fraqueza, de dor ou de aprendizado.

9.2 – Desigualdade das aptidões - (questões 804 a 805)

Conquanto todos os Espíritos tenham a mesma origem — criação Divina — acontece que, via de regra, os que foram criados há mais tempo, atualmente se encontram mais adiantados na escala moral, desde que para isso tenham se aplicado. E têm oportunidade de repartir seus conhecimentos com o próximo, situado em nível mais precário de adiantamento.

Da diversidade de patamares morais ou intelectuais decorre o progresso terreno, que obedece a Providência Divina. Sim, porque o progresso se adianta em razão das multiplicadas aptidões. Não bastasse o progresso que os mais preparados ofertam à Humanidade, é por graça do Criador que a Terra de quando em quando recebe a visita de Mensageiros Celestes, cuja permanência entre nós resulta em largos passos evolutivos.

9.3 – Desigualdades sociais - (questões 806 a 807)

As diferenças sociais entre homens, países, povos e culturas se dão por obra única e exclusiva do comportamento humano. Mas tempo virá em que desaparecerá do cenário terreno quaisquer laivos de egoísmo e orgulho, quando então, o mundo será uma única grande família, na qual só se verá superioridade espiritual. E assim mesmo, essa superioridade, jamais proclamada ou sob foco de holofotes, se aplicará em ajudar aos que vêm ao encalço da felicidade e que ainda carecem desse auxílio.

9.4 – Desigualdade das riquezas - (questões 808 a 813)

Tanto a riqueza, quanto a pobreza, constituem difíceis provações.

A primeira, quase sempre, tem raízes complicadas na sua origem e mesmo sendo legalmente repassada a herdeiros, não deixa de trazer estigmas.

Em se tratando de herdeiros a eles competirá identificar a procedência da fortuna que lhe cai às mãos e se observada alguma injustiça, dever que se lhes impõe é incontinenti repará-la. Disso resultará bênçãos para as vítimas, para si e para aquele que lhes repassou os bens. Ponto pacífico entre os espíritas diz que a riqueza é empréstimo Divino para que o detentor dela (adquirida por esforço próprio ou por herança) quite pesados débitos contraídos em vidas passadas. Dentro desse parâmetro, o dinheiro se torna excepcional ferramenta de justiça, vez que proporciona ao rico inapreciadas bênçãos de resgates... (Gerar empregos, uma delas).

É matematicamente comprovado que se todo o dinheiro mundial fosse repartido por igual, para que não existissem ricos nem pobres, em pouco tempo, pouquíssimo, logo retornaria o cenário anterior, pela irresistível força das coisas. Isso porque diferentes são as tendências, as reações, o mau uso da inteligência, além da cobiça e ambição sobrepairarem de mãos dadas sobre os gananciosos, que muito mais os há do que aqueles que se contentam apenas com o necessário... O ridículo “conto do bilhete premiado”, por exemplo, é mostra do pano da cobiça humana.

OBS: Em Setembro/2005 a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou seu Relatório do Desenvolvimento Humano 2005 (sobre 177 países), do qual cito alguns detalhes:

- se o mundo fosse um único país, seu nível de desigualdade seria tão elevado que só seria superior ao da Namíbia, nação com maior índice de desigualdade;

- as 500 pessoas mais ricas do mundo têm renda total superior ao conjunto de 416 milhões de habitantes mais pobres do planeta; isso representa que um bilionário equivale a 820 mil pobres;

- o IDH (Índice do Desenvolvimento Humano) expõe drásticas quedas de posições entre os países da África subsaariana, entre os países que enfrentam epidemias de AIDS ou que passaram por guerras recentemente; a maior de todas as quedas no ranking é da África do Sul e a segunda reporta-se à República da Moldova, ex-território da antiga União Soviética;

- dos 177 países citados pela ONU, o Brasil ocupa o 63° lugar, sendo considerado de “desenvolvimento humano médio”;

- no quesito “desigualdade” o Brasil tem um impressionante destaque internacional, sendo mostrado que de todos os países do Relatório só em cinco países os 10% mais pobres ficam com uma parcela de renda menor que a dos brasileiros miseráveis — Venezuela, Paraguai, Serra Leoa, Lesoto e Namíbia; e observa mais: em nenhum país a desigualdade de renda é tão intensa quanto no Brasil. Triste realidade... (Folha de S. Paulo – 07. Setembro. 2005 p. A 20, A 21 e A 22).

Assim, quem pensa que para todos serem felizes há necessidade de todos terem a mesma quantidade de dinheiro se engana: para a felicidade geral bastaria que cada ser se desincumbisse da atividade para a qual tem aptidão e que cada um se contentasse apenas com o necessário. Assim agindo, a humanidade poderia tranqüilamente suprir a necessidade geral e ainda sobraria tempo para mais educação, mais aprendizado — maior evolução.

Quando miramos tanta miséria na paisagem terrestre de forma alguma podemos excluir a sociedade como co-responsável por isso, pois é a ela, sociedade, sobretudo, que incumbe zelar por todos os seus membros, assistindo-os nas suas carências quando pobres — distribuição eqüitativa de renda — ou eliminando evangelicamente más tendências, quando diagnosticadas.

9.5 – As provas de riqueza e de miséria - (questões 814 a 816)

Riqueza é sinônimo de autoridade, de poder, de projeção social. Nisso reside a provação do rico: ter à sua disposição tais tentações mundanas e vencê-las.

Já a pobreza, igualmente constitui difícil provação, pois só com resignação o pobre encontrará forças para vencer o impulso da revolta, quiçá da blasfêmia...

O homem amoedado tem por obrigação usar o poder facultado pelo dinheiro para criar oportunidades de trabalho ou de manutenção para com os necessitados. Essa é uma dura prova pela qual Deus o submete e do que deverá prestar contas, sendo severamente questionado quanto a utilização da fortuna. Imaginando o quanto de poder, o quanto de meios e o quanto de autoridade que o dinheiro confere neste mundo ao seu detentor, não nos dificulta entender porque a riqueza é mesmo uma grande prova, indutora do gozo desenfreado de prazeres mundanos, com arrastamento e vivência de paixões comprometedoras da saúde física e espiritual.

9.6 – Igualdade dos direitos do homem e da mulher - (questões 817 a 822)

Considerar a mulher mais fraca do que o homem é postura atualmente ultrapassada, pelo menos, na maioria dos povos. Esse equívoco adveio do fato dos homens, primitivamente, decretarem superioridade masculina em razão da sua constituição física. Ledo engano. Deus outorgou ao homem músculos mais desenvolvidos para que ele os utilizasse a bem da família, suprindo suas necessidades, no entanto, à mulher consignou funções especiais, equipando-a de maior sensibilidade e delicadeza, atributos sublimes de emprego na maternidade.

Ideal será uma sociedade na qual homens e mulheres tenham iguais direitos, não significando isso que desempenhem mesmas atividades físicas: para o bem comum, que cada um desempenhe atividades que, no conjunto, resultem do bem de todos. Ademais, sabendo nós espíritas que o Espírito não tem sexo e que em suas vidas sucessivas, passadas ou futuras, já reencarnou ou poderá vir a reencarnar num ou noutro sexo, mais ainda pontifica que o direito de ambos é exatamente o mesmo, seja perante o mundo, seja, principalmente, perante Deus.

9.7 – Igualdade perante o túmulo - (questões 823 a 824)

Esse tema, em particular quando se refere à pompa dos funerais é por demais delicado e para refletirmos sobre ele necessário se faz que nos despojemos de preconceitos. Em primeiro lugar devemos nos abster de quaisquer julgamentos, nada impedindo, no entanto, que reflitamos sobre a ocorrência rotineira de faustosos túmulos serem erguidos, para bem demarcar a posição social dos que ali terão depositados seus despojos. Essa é uma ação comandada pelo orgulho. Outro poderá ser o enfoque se uma coletividade celebrar com honra o funeral de um homem de bem, com ou sem um marco físico.

O que a ninguém deve escapar é o raciocínio de que a morte a todos os corpos nivela, sob ação da Natureza, com ou sem pompa, com ou sem obras fúnebres erigidas ao morto. De cada existência terrena o que mais dura são as boas (ou as más...) lembranças naquele que retorna á pátria espiritual aonde, ao chegar, estará tão-somente com a bagagem do bem ou do mal que tenha feito, além do ônus moral decorrente do bem que poderia ter feito e não fez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário