Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

QUEM AMA CUIDA

Quem começa a ler o novo livro de Américo Canhoto pode pensar que é um trabalho unicamente voltado à medicina, ou, mais especificamente, à parte de saúde alimentar, já que o autor é médico, o que nessa obra fica patente com as explicações bem definidas de diversas patologias e suas conseqüências ao bem-estar físico. Contudo, em poucos instantes, o leitor começa a perceber que as abordagens se dirigem para mais além da questão médica convencional, passando por questões de ordem espiritual, o que torna esse livro algo novo em termos de literatura espírita, já que, até então, não se tinha notícia de outro trabalho versando sobre este assunto, tão atual, à luz da Doutrina Espírita.

“O tema deste livro é a educação e a relação que ela tem com o ato de nos alimentarmos em todos os sentidos, do físico ao espiritual. Não trata de etiqueta social ou de bons modos à mesa. Seu objetivo é muito maior do que esse: pretende influenciar positivamente aqueles que desejam progredir e melhorar a si mesmos” – informa Canhoto nas páginas iniciais.

O autor dirige seus esforços ao público infantil, ressaltando assim a importância de se desenvolver desde pequeno a consciência alimentar na criatura, já que o equilíbrio orgânico que deverá apresentar ao longo da sua encarnação dependerá sobremaneira disso. E oferece aos pais e educadores algumas sugestões que podem ser úteis nesse processo educativo. “Na qualidade de orientadores de nossos pequenos – longe, porém, de nos qualificarmos como mestre –, façamos uma excursão pelo corpo humano, tendo como ponto de partida o sistema digestivo. Nessa viagem, compreenderemos que somos espíritos e que, conhecedores da natureza e necessidade do corpo, devemos zelar por sua saúde. Esse aprendizado deverá ser retransmitido às crianças por meio de palavras simples, ao alcance do seu entendimento” – diz.

Uma das curiosidades do livro são as constantes correlações que o autor estabelece com o comportar-se à mesa e o comportar-se na vida de relação. Desta forma, sutilmente, vai conseguindo transportar para fora da sala de jantar as necessidades e posturas que uma pessoa venha a ter na vida, fazendo-a assim refletir sobre elas e o que precisa mudar. É por isso que entre a abordagem de um tema ou de outro ligado à alimentação coloca o tópico “Considerações”, onde “amarra” as questões.

Uma das marcas desse trabalho de Canhoto é a grande didática empregada.

Além dos períodos curtos, as análises dos temas são desmembradas em partes pequenas, o que facilita bastante a compreensão, que fica também favorecida pelo espaçamento das entrelinhas, um pouco maior que o habitualmente utilizado nos livros.

“Quem ama cuida” tem 156 páginas, 14x21cm e está dividido em cinco partes. A publicação é da Petit Editora, que atende a pedidos pela Caixa Postal 67545 – Agência Almeida Lima – CEP 03102-970 São Paulo, SP; pelo telefone (11) 6684-6000, correio eletrônico petit@petit.com.br ou na página www.petit.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário