Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 5 de outubro de 2008

FAMÍLIA

Apesar de todas as transformações por que tem passado nos últimos tempos, a família não perdeu a sua importância na sociedade.

Pelo contrário, continua, a cada dia, tendo o seu valor mais reconhecido, já que é inegável que o lar é a primeira escola onde o espírito começa a desenvolver os valores que o nortearão na sua vida de relação com o restante do mundo. Reconhecendo, assim, o papel dessa instituição, Emmanuel e outros benfeitores espirituais, através das mãos de Chico Xavier, enviaram à Terra o livro “Família”. Editado pela Cultura Espírita União, pela primeira vez, em 1986, esta obra agora alcança a sua quarta edição, com mais de 45 mil exemplares vendidos.

Este, na verdade, é daqueles livros que não podem faltar em nenhum lar ou Casa Espírita, sendo até um presente oportuno para se ofertar àqueles que estão dando os primeiros passos rumo à constituição de uma família. Neste trabalho, Emmanuel enaltece valores como paciência, renúncia e boa-vontade, sem os quais dificilmente se consegue triunfar na experiência da consangüinidade.

“Geralmente não se reúnem a nós os companheiros que já demandaram a esfera superior, dignamente aureolados por vencedores, e sim afeiçoados menos estimáveis de outras épocas, para restaurarmos o tecido da fraternidade, indispensável ao agasalho da alma, na jornada para os cimos da vida” – esclarece Emmanuel, que assina a maioria dos 33 capítulos da obra, da qual participam também, dentre outros, Irmão X, Meimei, André Luiz e Cornélio Pires, com seus versos ricos de moral cristã.

Apesar de ter sido publicado há mais de 20 anos, o livro mostra-se plenamente atual. No capítulo “Página aos pais”, por exemplo, há um alerta de Emmanuel sobre a necessidade de se consagrar atenção à família, ainda que o corre-corre da vida moderna crie obrigações na esfera dos negócios ou na vida social.

“Lembrar-te-ás de que o lar não é tão somente o refúgio que o arquiteto te planeou, baseando estudos e cálculos nos recursos do solo. Encontrarás nele o templo de corações, em que as Leis de Deus te situam transitoriamente o Espírito, a fim de que aprendas as ciências da alma no internato doméstico” – diz, aconselhando logo a seguir aos pais para que também escutem mais o que os filhos têm a dizer. “Detém-te a registrar-lhes as indagações infanto-juvenis, louva-lhes os projetos edificantes e estimula-lhes o ânimo à prática do bem.

Não abandones teus filhos à onda perigosa das paixões insofreadas, sob o pretexto de garantir-lhes personalidade e emancipação.

Ajuda-os e habilita-os espiritualmente para a vida de hoje e de amanhã”.

“Jesus em casa”, “Teu filho”, “Aflições espirituais”, “Ante a orfandade”, “Desprendimento”, “Corrijamos agora”, “Infância”, “Não adianta brigar” e “Cortesia” são mais alguns dos capítulos do livro que na presente edição traz algumas diferenças em relação à antiga. Primeiro no que diz respeito ao tamanho, que passou do tradicional 14x21cm para 12x17,5cm, mais fácil de transportar; e também não apresenta mais os textos em letra cursiva, mas em tipos comuns, o que facilita um tanto mais a leitura.

“Família” pode ser adquirido junto à distribuidora Candeia: Rua Minas Gerais, 1.516 – CEP 15801-280 Catanduva, SP – telefone (17) 3524-9800, correio eletrônico vendas@candeia.com e página www.candeia.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário