OBJETIVO EXISTENCIAL: UMA RAZÃO PARA VIVER (FINAL)
Luzia Helena Mathias
Outra coisa paralisante, além da culpa, é pensar que não vai dar tempo. Não vou ter tempo. Vou morrer antes. Ora, mergulhado em tal psicosfera vou morrer antes mesmo.
O tempo de vida que nos foi destinado é uma coordenada que não administramos, e por isso nos compete aproveitar o tempo, vivendo. Isso para falarmos apenas da vida física, porque do ponto de vista espiritual o nosso tempo é a eternidade. Quando um jovem entra num curso superior tem ele certeza de que vai concluir o curso? Ele tem certeza de que não vai morrer antes?
Não! Mas ele vai e se matricula no curso, só porque sendo jovem tem a ilusão de que tem todo o tempo do mundo. Quem sabe?
Ninguém sabe! Como disse o poeta, “o para sempre/ sempre acaba”. Tem tempo! É a expressão da acomodação e trata-se de uma ilusão. Tanto é uma ilusão acharmos que temos tempo como é uma ilusão acharmos que não temos tempo. Não temos que nos preocupar com quanto tempo temos para viver, mas no quanto podemos fazer com o tempo que tivermos.
Há pouco tempo, conheci num grupo de apoio a mulheres com neoplasia, algumas mulheres com câncer em início de tratamento, outras consideradas curadas até o momento e algumas já encarando metástases.
Entre estas algumas estão cursando vestibulares e faculdades. Mas elas não vão morrer? Vão, é claro! Vão morrer em seus corpos físicos, de câncer ou de outra coisa qualquer (como diz o Divaldo Franco: “De saúde ninguém morre!”), como todos os seus colegas, hoje saudáveis.
Sabemos que é difícil para quem está portador de um diagnóstico sombrio, esmagado por uma perda dolorosa, sentindo-se abandonado por todos, permitir-se sonhar.
Sabemos que, de tanto viver sem sonhos, esgotamos até mesmo a nossa capacidade química de ter bom-humor e impulso para realizar coisas.
Então busquemos ajuda do médico, dos bons Espíritos, do amigo, de Deus, mas principalmente ajudemos nós mesmos, a esta criatura sofrida e desanimada que nos tornamos.
Permitamos que ela sonhe em ser feliz. Por si mesma. Consigo mesma. Para si mesma.
Vamos projetar e viver um sonho.
Como nos ensina Joanna, é indispensável que o paciente se veja no futuro curado e feliz.
Curados e felizes é como estaremos afinal, mais cedo ou mais tarde. Por que então não apressar este futuro trabalhando para isso?
PASSO A PASSO DO PROJETO
PESSOAL:
– Liste seus sonhos.
– Escolha seus sonhos.
– Pergunte-se: Por quê? Para quê?
– Planeje quando e como.
– Comece já!
SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
Sábado, 16/8/2008 – no 2107
Nenhum comentário:
Postar um comentário