Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

OBJETIVO EXISTENCIAL: UMA RAZÃO PARA VIVER (FINAL)

OBJETIVO EXISTENCIAL: UMA RAZÃO PARA VIVER (FINAL)

 

Luzia Helena Mathias

 

Outra coisa paralisante, além da culpa, é pensar que não vai dar tempo. Não vou ter tempo. Vou morrer antes. Ora, mergulhado em tal psicosfera vou morrer antes mesmo.

O tempo de vida que nos foi destinado é uma coordenada que não administramos, e por isso nos compete aproveitar o tempo, vivendo. Isso para falarmos apenas da vida física, porque do ponto de vista espiritual o nosso tempo é a eternidade. Quando um jovem entra num curso superior tem ele certeza de que vai concluir o curso? Ele tem certeza de que não vai morrer antes?

Não! Mas ele vai e se matricula no curso, só porque sendo jovem tem a ilusão de que tem todo o tempo do mundo. Quem sabe?

Ninguém sabe! Como disse o poeta, “o para sempre/ sempre acaba”. Tem tempo! É a expressão da acomodação e trata-se de uma ilusão. Tanto é uma ilusão acharmos que temos tempo como é uma ilusão acharmos que não temos tempo. Não temos que nos preocupar com quanto tempo temos para viver, mas no quanto podemos fazer com o tempo que tivermos.

Há pouco tempo, conheci num grupo de apoio a mulheres com neoplasia, algumas mulheres com câncer em início de tratamento, outras consideradas curadas até o momento e algumas já encarando metástases.

Entre estas algumas estão cursando vestibulares e faculdades. Mas elas não vão morrer? Vão, é claro! Vão morrer em seus corpos físicos, de câncer ou de outra coisa qualquer (como diz o Divaldo Franco: “De saúde ninguém morre!”), como todos os seus colegas, hoje saudáveis.

Sabemos que é difícil para quem está portador de um diagnóstico sombrio, esmagado por uma perda dolorosa, sentindo-se abandonado por todos, permitir-se sonhar.

Sabemos que, de tanto viver sem sonhos, esgotamos até mesmo a nossa capacidade química de ter bom-humor e impulso para realizar coisas.

Então busquemos ajuda do médico, dos bons Espíritos, do amigo, de Deus, mas principalmente ajudemos nós mesmos, a esta criatura sofrida e desanimada que nos tornamos.

Permitamos que ela sonhe em ser feliz. Por si mesma. Consigo mesma. Para si mesma.

Vamos projetar e viver um sonho.

Como nos ensina Joanna, é indispensável que o paciente se veja no futuro curado e feliz.

Curados e felizes é como estaremos afinal, mais cedo ou mais tarde. Por que então não apressar este futuro trabalhando para isso?

PASSO A PASSO DO PROJETO

PESSOAL:

Liste seus sonhos.

Escolha seus sonhos.

Pergunte-se: Por quê? Para quê?

Planeje quando e como.

Comece já!

 

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 16/8/2008 no 2107

Nenhum comentário:

Postar um comentário