Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

CUIDANDO DA TERRA PARA QUE EXISTA UM AMANHÃ

Muitas pessoas não sabem, mas aquele velho hábito de jogar o óleo usado na cozinha pelo ralo da pia causa estragos imensos ao meio ambiente. Para cada litro de óleo vegetal lançado nas redes de esgoto, cerca de 1 milhão de litros de água são contaminados, fato que assume proporção ainda mais grave se for levado em conta que para o tratamento dessa água poluída são gastos milhares de outros litros de água potável, a qual, dentro de poucos anos, se tornará escassa também no Brasil como já acontece em diversos países. O descarte errado do óleo vegetal faz ainda que grande parte desse material chegue a rios e mares, onde forma uma película na superfície, dificultando a passagem de luz e a oxigenação da água, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática.

Para a solução do problema, Governo e ONGs estão buscando conscientizar a população a não jogar o óleo usado pelo ralo mas guardá-lo em garrafas de plástico pet para ser repassado a entidades que o irão reaproveitar na fabricação de outros produtos, como ração animal, sabão e bio-combustível, que não agride o ar como petróleo usado hoje em dia. No Rio de Janeiro, por exemplo, está em funcionamento o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove), através do qual se recolhe o óleo usado nas residências. Para fazer a doação, basta ligar para o Disque-Prove (2598-9240), que um coletor cadastrado irá ao local pegar a garrafa com o óleo de cozinha usado. Outros pontos de captação no Rio são o Circo Voador, conhecida casa de shows junto aos Arcos da Lapa, e algumas lojas da rede de supermercados Prezunic. Na Grande São Paulo, a ONG Trevo (www.trevo.org.br) recolhe o óleo em empresas, fábricas e condomínios; o Instituto Triângulo (www.triangulo.org.br) faz a coleta em residências de cidades paulistas como Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, enquanto o Grupo Pão de Açúcar, de supermercados, mantém postos de captação em mais de cem lojas da cidade e Estado de São Paulo.

Endereços de ONGs que fazem coleta de óleo vegetal podem ser encontrados na internet, e informações mais detalhadas sobre bio-combustíveis, na página www.biodieselbr.com.

No livro “Atualidade do pensamento espírita” (ed. Leal), o Espírito Vianna de Carvalho, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, responde a uma série de questões sobre temas da atualidade, dentre os quais a Ecologia. Informa o benfeitor espiritual, na questão 54, que à medida que o ser evolui constata a necessidade de conciliar suas necessidades de sobrevivência e conforto com a preservação do planeta, já que essa viagem não pode ser solitária, nem destruidora.

“O conhecimento tecnológico, cuja utilização irregular vem ameaçando a vida pode também, quando aplicado corretamente, recompor o ambiente e refazer a Natureza, condições essas indispensáveis para que a vida orgânica tenha prosseguimento e, para tanto, já se iniciam os movimentos ecológicos procurando restabelecer o equilíbrio momentaneamente perturbado, trabalhando pela harmonia do domicílio terrestre” – diz Vianna de Carvalho, que afirma que felizmente já são muitos aqueles que respeitam e compreendem a finalidade essencial da vida, que é amar a tudo e a todos. “Por isso mesmo, o conforto e a sobrevivência tomarão outros rumos graças aos avanços das ciências da moderna tecnologia” – conclui.

 

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 16/8/2008 no 2107 

Nenhum comentário:

Postar um comentário