Muitas pessoas não sabem, mas aquele velho hábito de jogar o óleo usado na cozinha pelo ralo da pia causa estragos imensos ao meio ambiente. Para cada litro de óleo vegetal lançado nas redes de esgoto, cerca de 1 milhão de litros de água são contaminados, fato que assume proporção ainda mais grave se for levado em conta que para o tratamento dessa água poluída são gastos milhares de outros litros de água potável, a qual, dentro de poucos anos, se tornará escassa também no Brasil como já acontece em diversos países. O descarte errado do óleo vegetal faz ainda que grande parte desse material chegue a rios e mares, onde forma uma película na superfície, dificultando a passagem de luz e a oxigenação da água, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática.
Para a solução do problema, Governo e ONGs estão buscando conscientizar a população a não jogar o óleo usado pelo ralo mas guardá-lo em garrafas de plástico pet para ser repassado a entidades que o irão reaproveitar na fabricação de outros produtos, como ração animal, sabão e bio-combustível, que não agride o ar como petróleo usado hoje em dia. No Rio de Janeiro, por exemplo, está em funcionamento o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove), através do qual se recolhe o óleo usado nas residências. Para fazer a doação, basta ligar para o Disque-Prove (2598-9240), que um coletor cadastrado irá ao local pegar a garrafa com o óleo de cozinha usado. Outros pontos de captação no Rio são o Circo Voador, conhecida casa de shows junto aos Arcos da Lapa, e algumas lojas da rede de supermercados Prezunic. Na Grande São Paulo, a ONG Trevo (www.trevo.org.br) recolhe o óleo em empresas, fábricas e condomínios; o Instituto Triângulo (www.triangulo.org.br) faz a coleta em residências de cidades paulistas como Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, enquanto o Grupo Pão de Açúcar, de supermercados, mantém postos de captação em mais de cem lojas da cidade e Estado de São Paulo.
Endereços de ONGs que fazem coleta de óleo vegetal podem ser encontrados na internet, e informações mais detalhadas sobre bio-combustíveis, na página www.biodieselbr.com.
No livro “Atualidade do pensamento espírita” (ed. Leal), o Espírito Vianna de Carvalho, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, responde a uma série de questões sobre temas da atualidade, dentre os quais a Ecologia. Informa o benfeitor espiritual, na questão 54, que à medida que o ser evolui constata a necessidade de conciliar suas necessidades de sobrevivência e conforto com a preservação do planeta, já que essa viagem não pode ser solitária, nem destruidora.
“O conhecimento tecnológico, cuja utilização irregular vem ameaçando a vida pode também, quando aplicado corretamente, recompor o ambiente e refazer a Natureza, condições essas indispensáveis para que a vida orgânica tenha prosseguimento e, para tanto, já se iniciam os movimentos ecológicos procurando restabelecer o equilíbrio momentaneamente perturbado, trabalhando pela harmonia do domicílio terrestre” – diz Vianna de Carvalho, que afirma que felizmente já são muitos aqueles que respeitam e compreendem a finalidade essencial da vida, que é amar a tudo e a todos. “Por isso mesmo, o conforto e a sobrevivência tomarão outros rumos graças aos avanços das ciências da moderna tecnologia” – conclui.
SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
Sábado, 16/8/2008 – no 2107
Nenhum comentário:
Postar um comentário