Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A SABEDORIA DE SÓCRATES E O CRISTIANISMO REDIVIVO

Allan Kardec, em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, aponta Sócrates como sendo o principal precursor do Cristo. E o Codificador da Doutrina Espírita vai mais além, estabelecendo uma comparação entre o conhecido filósofo grego, Jesus e o Espiritismo, que dá, a seu turno, uma dimensão à filosofia muito similar a dada por Sócrates, como ressalta o escritor Leonardo Machado, no livro “A sabedoria de Sócrates e o Cristianismo redivivo”, há pouco lançado.

“O pensamento socrático está tão presente na Codificação espírita que os Espíritos chegaram, mesmo, a recomendar, como sendo a melhor fórmula para o homem se melhorar, a famosa frase do templo de Delfos, que era, repetidas vezes, relembrada pelo filósofo grego: ‘Conhece-te a ti próprio’” – diz o autor, que usa como referência para o seu estudo o livro “Fedro”, que melhor consegue resumir o espírito da filosofia socrática.

No início de seu trabalho, Leonardo Machado apresenta ao leitor um pouco da vida de Sócrates, ressaltando aspectos interessantes da sua biografia. Ingressa, a seguir, nos conceitos deixados pelo filósofo, os quais permanecem ainda hoje revestidos de grande atualidade. O autor consegue, aliás, página a página, deixar isto bastante claro, da mesma forma que vai demonstrando, de maneira interessante, como as verdades pregadas pelo sábio ateniense, Jesus e a Doutrina Espírita se relacionam. Quando fala das paixões descontroladas, por exemplo, recorda os prejuízos que tal comportamento pode trazer à criatura, o que foi objeto de análise de Sócrates, que afirmou que a “paixão de um homem apaixonado não provém de um sentimento benévolo, mas, como o apetite ao comer, da necessidade de satisfazê-lo”.

E ressalta como Jesus também chamou, constantemente, a atenção sobre este tipo de proceder, assim como a Doutrina Kardequiana estendeu as abordagens em torno dele, revelando-lhe as origens na criatura.

“Sem dúvida, quando o desequilíbrio toma conta do ser, a bússola que o guiava fica trôpega, e, dessa maneira, ele passa a ser um joguete do instrumento que, a toda hora, varia as coordenadas de sua caminhada” – diz o autor.

Além das reflexões, o livro favorece um fácil e agradável aprendizado. O trabalho é dividido em duas partes – “Um pouco sobre Sócrates” e “Análise do livro de Fedro” –, totalizando 19 capítulos, dentro dos quais são abordadas questões como: “Conhecimentos ocultos aos doutos e aos prudentes”, “O renascimento espiritual”, “O resumo da lei e dos profetas e a arte de silenciar”, “A educação do espírito é imprescindível para se chegar ao Pai”, “A mediunidade, a obsessão e a loucura”, “O céu platônico”, “As idéias inatas”, “Causas transcendentes das doenças” e “A função da arte”.

O lançamento é do Instituto de Difusão Espírita, que atende a pedidos na Avenida Otto Barreto, 1.067 – Caixa Postal 110 – CEP 13602-970 Araras, SP – telefone (19) 3541-0077 e página www.ide.org.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário