Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

LIVRO É NOTÍCIA

VENCENDO AS IMPERFEIÇÕES

“O homem que deseja aproveitar, efetivamente, o tempo da existência na Terra para progredir, necessita conhecer bem as suas imperfeições.

Para isso dispõe de recurso eficaz, que é o autoconhecimento.

Após identificá-las, deve seguir o próximo passo que consiste em combatê-las e, ao mesmo tempo, em desenvolver as virtudes” – afirma o psiquiatra Umberto Ferreira em seu mais novo trabalho, o livro “Vencendo as imperfeições”.

Nesta obra, recém-lançada pela Ceac Editora, o conhecido escritor relaciona algumas das principais imperfeições humanas, e propõe, com base nos preceitos evangélicos, o modo para vencê-las. Dentre elas destaca o orgulho, o egoísmo, a impulsividade, a violência, os excessos e vícios, a ambição, a vaidade, a maledicência, a mágoa, os julgamentos, as tentações, o ciúme, a inveja, a ansiedade, a tristeza e o mau-humor.

Sobre a maledicência, por exemplo, tece comentários bastante oportunos, ressaltando que, além de todos os prejuízos que causa aos que são objeto dessa forma de agir, a maledicência cria um ambiente mental favorável às influências dos Espíritos inferiores, dos obsessores, que acabam aguçando nos maledicentes o prazer de falar mal.

“Algumas medidas ajudam no esforço para superar esse vício mental: selecionar, previamente, o assunto; adquirir o hábito de pensar antes de falar; perguntar-se, primeiro, se a divulgação do mal irá beneficiar alguém; refrear a língua, se estiver movido apenas por prazer; questionar se o que pretende dizer está de acordo com o princípio moral de só fazer aos outros o que quereria que os outros lhe fizessem; procurar sentir satisfação em comentar o bem” – sugere o autor, que também faz ponderações bastante acertadas acerca de outro tema de grande utilidade a todos que lutam por se melhorar e, às vezes, se vêem cansados pelos embates da vida e as quedas.

“À medida que progredimos espiritual e moralmente, desenvolvemos as qualidades e, conseqüentemente, os insucessos vão diminuindo. São causa de sofrimento, mas podem ser úteis para o nosso aprendizado e crescimento espiritual. Basta que tenhamos humildade de reconhecer os próprios erros e aprender com eles” – diz, recordando que os discípulos de Jesus também passaram por essa situação. “Como o nosso aprendizado é lento, corremos o risco de ser tomados pelo desânimo, ou de cair na acomodação; todavia, cabe-nos o dever de resistir” – assevera Umberto Ferreira.

Além dos já mencionados, o autor aborda, nas 160 páginas que compõem o livro, temas como “Dificuldades no relacionamento”, “Importância do estudo evangélico e doutrinário”, “Meditação”, “Trabalho na seara espírita e a prática da caridade” e “O homem renovado”.

“Vencendo as imperfeições” tem formato padrão de 14x21cm e pode ser adquirido diretamente com a Ceac Editora. Endereço: Rua Sete de Setembro, 8-56 – Centro – CEP 17015-031 Bauru, SP – tel/ fax (14) 3227-0618, correio eletrônico editoraceac@ceac.org.br e página www.ceac.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário