Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

RECOMEÇAR PARA CRESCER

Édo Mariani

 

Estudando e observando como se processa a evolução do ser humano, concluímos ser necessário não conservar lembranças amargas dos que nos fizeram sofrer e ainda o fazem: o sonho desfeito, a resposta de fel, a deserção dos que mais amamos, o fracasso no empreendimento, a desilusão e tantos outros problemas que carregamos e que nos causaram dor, sofrimento e tristeza.

Se ficarmos presos à idéia fixa de sofrimento, emperramos as possibilidades de crescimento. Ficamos como o veículo preso no atoleiro, que, acelerando o motor, os pneus giram em falso, e ele não consegue sair do lugar.

Da mesma forma, observando e estudando a natureza, notamos que recomeçar é Lei de Deus. A espiga ressurge da semente; a água que se transforma em vapor retorna da nuvem para a fonte; o calor do verão, no verão seguinte; o Sol que se esconde no horizonte volta na manhã seguinte com a mesma luz e o mesmo calor; a árvore podada brota de novo; tudo recomeça para crescer e ser útil.

O exemplo da natureza é ensinamento para nós, a nos conclamar: “Se queres, também podes recomeçar”.

Jesus nos ensinou que ninguém põe remendo de pano novo em tecido velho.

Igualmente devemos proceder desfazendo-nos do imprestável, do inútil, dos desenganos, das aflições que em nada nos ajudam. Recomeçar é necessário para o nosso crescimento, pois enquanto o homem raciona a distribuição dos seus recursos, Deus oferece sem distinção seus benefícios em abundância: o Sol esplendoroso nutrindo a vida em todas as direções; o ar puro; a água cristalina, tudo doado a todos e repartido com liberalidade.

O mesmo que ocorre com as concessões de Deus na esfera material acontece no reino do espírito.

As portas do saber e do amor permanecem sempre abertas para todos. A riqueza da Ciência e das alegrias da Vida com compreensão humana; as glórias da arte e da iluminação interior estão à disposição de todas as criaturas humanas.

No entanto, de todas essas benesses divinas, cada um retira somente a porção que possa lhe ser útil e proveitosa.

Portanto, para fazermos jus a uma retirada maior de benefícios, é necessário estudar mais para entender melhor, observar com atenção, trabalhar sempre e fazer as necessárias renovações para a prática do bem e do amor. Aumentando a visão que já temos e auxiliando aos outros é que ajudamos a nós mesmos.

Recordemos que Deus a todos envolve, igualmente, com seu amor e suas dádivas, mas cada um aproveita o favor divino na medida do próprio merecimento.

Ensina-nos o Evangelista Pedro: “O amor cobre uma multidão de pecados” (I Pedro, 4:8).

A ordem em nosso favor é: cresçamos aprendendo a fazer o bem e iluminando-nos  por dentro, únicos caminhos para a felicidade que todos nós buscamos.

Do jornal “O Imortal” (Rua Pará, 292 – Caixa Postal 63 – CEP 86180-970 Cambé, PR – telefone [43] 3254-3261).

Nenhum comentário:

Postar um comentário