Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 9 de novembro de 2008

38-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO *

* ALLAN KARDEC

CAPÍTULO V: BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

ITEM 5: CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES

        Lembra Kardec, neste item, da lei humana, surgida quando se percebeu que muitas das ações dos homens prejudicavam a comunidade. Estabeleceram-se então, as leis para punir esses elementos, lei essas que continuam representando o pensamento da maioria dos membros da sociedade, do que ela tem como certo.

Daí suas transformações no decorrer dos tempos, na medida da evolução intelectual e moral da humanidade.

Ainda hoje nossas leis, são muito mais punitivas do que reeducativas, como já muitos pensam que deveriam ser, graças aos ensinos de Jesus, que mandam não ser conivente com os erros, mas amparar quem os comete, dando-lhes condições de reeducação. Um dia, a justiça dos homens será temperada com o amor.

        Assim, as leis humanas preocupam-se com as falhas que causam prejuízos a alguém ou à sociedade, não atingindo as que prejudicam apenas o causador delas.

        A justiça divina, porém, que reflete o amor de Deus, atingindo a todos, está estabelecida na lei de causa e efeito, tanto individual quanto coletivamente. Cada um é responsável por tudo que faz, recebendo de volta as conseqüências dessas ações, sempre de acordo com seu grau de entendimento e independente do lugar em que estiver, encarnado ou desencarnado.

        E são essas conseqüências, os instrumentos de aprendizado, de reeducação do Espírito imortal, no decorrer da sua caminhada evolutiva, que o levam, quando tomam consciência dela, a querer modificar-se e melhorar-se.

        "Não há uma só falta, por mais leve que seja, uma única infração à sua lei, que não tenha conseqüências forçosas e inevitáveis, mais ou menos desagradáveis". "Os sofrimentos conseqüentes são, então, uma advertência de que ele andou mal. Dão-lhe a experiência e o fazem sentir a diferença entre o bem e o mal, bem como a necessidade de melhorar-se, para evitar no futuro o que já foi para ele causa de mágoas. Sem isso, ele não teria nenhum motivo para se emendar, e confiante na impunidade, retardaria o seu adiantamento e, portanto a sua felicidade futura".

As faltas cometidas em vidas passadas ou nesta, já foram realizadas, não podemos evitá-las. Cabe-nos corrigi-las, recebendo sem reclamações suas conseqüências, que são os sofrimentos atuais, aprendendo com eles as causas que precisamos evitar do momento para o futuro, as mudanças que temos de fazer em nosso interior, para não mais recebermos esses efeitos.

Sairemos deles, então, muito mais experientes e mais estimulados a continuar no esforço de praticar o bem.

Se assim fizermos sempre, não mais teremos oportunidade de dizer: "Quanto tempo perdido!", "Ah! Se eu pudesse voltar aos vinte anos, como agiria de forma diferente!”

        Assim como o sol nasce todos os dias, nós, homens e mulheres da Terra, podemos, se nos aceitamos como imortais, iniciar e continuar, a qualquer momento de nossa existência atual, nossa transformação interior, compreendendo e praticando a lei de Deus.

O importante é valorizar o momento presente, e recomeçar todos os dias, com a vontade de só sentir, pensar e fazer somente o bem para nós e para os outros, usando a inteligência, o discernimento, a sensibilidade para errarmos cada vez menos e acertarmos cada vez mais, de forma a evitar as conseqüências desagradáveis das infrações à lei do amor, ainda nesta existência.

Leda de Almeida Rezende Ebner

Nenhum comentário:

Postar um comentário