Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 22 de novembro de 2008

Cidade de DEUS?

página da juventude do CEMA

 

Sabe-se que o Espiritismo é uma religião moderna que trata de assuntos presentes na sociedade. Um exemplo bem claro e atual pode ser visto no filme Cidade de Deus, de Fernando de Meirelles, que desenvolve discussões tendo como ponto de partida as drogas.

A trama tem em seu contexto uma comunidade humilde vivendo em uma favela do Rio de Janeiro cuja o nome vem a ser o próprio título do filme. Nesta comunidade é retratada a evolução do crime desde os anos 60 até o atual tráfico de entorpecentes e todas as conseqüências trazidas com o mesmo como: violência, vício e até a inserção de crianças no mundo do crime.

A partir destas informações podemos entender que todos presentes em “Cidade de Deus” possuem o Livre Arbítrio (capacidade de escolher e responder seus próprios atos) de trilhar o caminho certo ou errado.

Infelizmente nenhum dos personagens do filme escolheu o caminho totalmente correto, pois até  Buscapé (narrador e personagem central da trama do longa metragem) apesar de não entrar para o tráfico e trabalhar honestamente,financiava o mesmo de forma indireta pelo simples fato de comprar e usar drogas. Porém houve personagens que se comprometeram de forma mais grave como é o caso de Zé Pequeno, Cenoura, Bené e outros, seduzidos pela idéia de ganhar dinheiro fácil ou por influência de obsessores, acabaram cometendo crimes hediondos além induzirem outras pessoas ao uso de drogas o que agravava ainda mais suas situações no Plano Espiritual.

Isso tudo mostra que, segundo o Espiritismo ao se usar entorpecentes e se envolver na venda de narcóticos as pessoas se comprometem nessa vida, no Plano Espiritual e conseqüentemente em outras vidas.

 O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 2 Nº 7 agosto-outubro 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário