Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Mocidade Espírita – Local de Instrução!

“Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento, instruí-vos eis o segundo”. (L.E.)

As mocidades além de serem locais aonde os jovens vão para falar e se conhecer (confraternizar), são locais de aprendizado doutrinário.

A oportunidade de ser estimulado o conhecimento, lembrando a base da doutrina espírita: Tríplice aspecto: Ciência, Filosofia e Religião.

Esse aprendizado tem que ter uma base doutrinária. Certamente, o Pentateuco Espírita (Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Evangelho Segundo Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese) são ótimos programas de estudo. Sendo explorado de acordo com os assuntos do dia-a-dia do jovem.

Segundo o texto roteiro para mocidade espírita:

“O Livro dos Espíritos - é seguramente a melhor indicação. Não por ele ser a primeira obra da Codificação, mas porque os conhecimentos que dele emanam são universais, o que já não acontece com as demais obras da codificação, que existem para explicar “O Livro dos Espíritos”. Neste livro ímpar, encontramos um extenso material reflexivo, que nos permite reunir todas as informações científicas, morais e religiosas, elaborando novas perspectivas de abordagem do real. O estudo de todas as Obras Básicas se fará, portanto, com bases no próprio O Livro dos Espíritos.

FINALIDADE DO ESTUDO:

Proporcionar diálogos e debates através de informações e experiências de cada um e ter como roteiro o “O Livro dos Espíritos” explorando suas perguntas e respostas fazendo um paralelo com o nosso cotidiano. Utilizando sempre formas dinâmicas de se passar os estudos (facilitando a compreensão do mesmo), para isso são importantes as técnicas de vivência (não como uma brincadeira simplesmente, mas como um instrumento para facilitar a discussão). Sempre com relação ao tema estudado.”

Procurar explorar o que cada um tem de melhor através da arte, utilizando a criatividade, avaliando sempre o que foi apresentado, construindo desta forma, uma melhor direção dos estudos posteriores e reforçando a participação de todos com o todo.

O estudo deve ter formas dinâmicas e interativas como teatro, filmes, música e internet.

O estímulo dessas linguagens faz com que o estudo seja melhor aproveitado e também, mais real.

Segue algumas sugestões:

Teatro: Nosso Lar entre outros.

Filmes: Bezerra de Menezes, Os órfãos, O orfanato entre outros.

Música: Moacyr Camargo, Grupo Arte Nascente, Toque na alma...

Internet: Mocidade Bezerra de Menezes www.mocidadebezerra.xpg.com.br), DM2- (www.dm2.org.br),CDVEE(www.cdvee.org.br).

Temos também podcast: http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=3576.

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast.

Entre outros sites que podem ser utilizados para auxiliar a mocidade.

A preocupação com o estudo na mocidade é muito importante porque o jovem vai continuar o trabalho que existe nas casas espíritas. Lembrando da instrução dos espíritos: “instruí-vos”.

Lygia Gil, Mocidade Bezerra de Menezes, União Espírita de Piracicaba,

mocidadebezerra@yahoo.com.br

 O ARAUTO

PUBLICAÇÃO BIMESTRAL

ÓRGÃO OFICIAL DA USE –

INTERMUNICIPAL DE PIRACICABA

Nenhum comentário:

Postar um comentário