Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 8 de novembro de 2008

Governos e povos

A Terra, de quando em quando, foi visitada pelos gênios do pensamento universal, que aqui reencarnaram para impulsionar a marcha das civilizações. Sopro renovador era percebido detempos em tempos nas diversas latitudes do planeta. Nenhuma nação, em particular, poderia com certeza dizer ser a privilegiada de Deus, por deter este ou aquele aspecto da verdade ou do conhecimento. Todas recebiam a inspiração do Alto, todos os povos tiveram uma parcela do conhecimento e todos igualmente foram abençoados com as reverberações luminosas da Verdade.

Não havendo privilégios na criação divina, podeis entender o investimento que o Alto fez nas diversas épocas e nos diversos lugares, tendo em vista a ascensão espiritual dos povos e nações.

Embora as leis humanas e nacionais recebam de tempos em tempos esse sopro renovador que é enviado para o aperfeiçoamento dos governos terrícolas, é compreensível que conservem muitas inferioridades, que refletem a situação geral do homem na Terra. Vivendo em tempos de barbárie, ele não poderia compreender sistemas mais perfeitos; hoje, não comporta ainda governos mais elevados.

Mesmo recebendo as intuições renovadoras do Alto, cada nação do planeta, cada comunidade, assim como cada indivíduo, recebe o governo e as leis mais compatíveis com seu estado evolutivo. Se for verdade que cada povo tem o governo que merece, é porque os governos e as leis nacionais apenas refletem a soma das consciências, dos sentimentos do povo e da nação.

Os líderes nacionais, os déspotas ou os governantes mais conscientes são o resultado da soma dos sentimentos dos indivíduos que compõem a nação. Os regimes totalitários, a tirania de certos soberanos terrestres, o político corrupto foram forjados pela aura magnética do povo, e eles apenas refletem o estado geral ou o sentimento coletivo, como se fossem médios da nação que representam ou que dominam. Mudem-se as disposições íntimas da população, modifique-se interiormente o homem, e o governo e os governantes serão igualmente melhores, compatibilizando-se com a realidade e a necessidade de um povo mais aperfeiçoado.

Isso posto, é lógico pensar que, para a humanidade eleger um governo ideal, há que elevar-se cada indivíduo, bem como toda a família nacional, ao merecimento de leis mais justas e governos mais bem preparados.

A base de tais realizações políticas é a política do Si. É preciso que o homem se conheça melhor e se melhore a fim de melhorar o país, o mundo. É a política da transformação íntima e do reflexo geral. Não adianta desejar governos e leis melhores se cada um não se eleva, não se modifica. Não basta realizar passeatas e protestos; é preciso modificar o indivíduo, mudar os padrões mentais, reeducar cada um a si mesmo, e então, por resultado natural, o homem conviverá com um sistema de governo mais justo.

O governo é a soma dos indivíduos que compõem um povo. Modifique-se o homem, e suas leis serão mais justas.

A política do Cristo está expressa no sermão da montanha (Lc 6:17-49), princípios por ele expostos com vistas a preparar um mundo melhor. É a política interior da não-violência, da paz íntima, da serenidade da alma, do dever bem cumprido, da elevação da consciência, da mansuetude. Eis a base de um governo sadio e justo.

Do livro “Gestação da Terra” de Robson Pinheiro, pelo espírito Alex Zarthú.

Na vida

Não te queixes de ninguém. Todos estamos lutando. Esse enfrenta problemas afetivos. Aquele sofre limitações.

Outro caminha vacilante. Na vida, quem compreende sabe mais. Faze o melhor que possas, esquecendo ingratidões. Serve, perdoa e avança, olvidando injúrias.

Elege o bem por teu escudo e deixa que as pedras da maledicência caiam à tua volta. Se procuras Jesus, não tens tempo a perder com os acontecimentos marginais da estrada.

Irmão José

 

“Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.”

Ghandi

 

Caminhando

Expediente

Informativo do Centro Espírita Caminho de Damasco

Sede: Rua Moxei, 113 – Lapa de Baixo – São Paulo – SP

CEP 05068-010 – Fone 3611-0164

e-mail: caminhodedamasco@caminhodedamasco.org.br

site: www.caminhodedamasco.org.br

Ano V Nº 56 Abril/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário