Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2008

NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS?

Denise Carvalho

Quem são essas crianças que recebemos como filhos?

Mesmo que tenhamos dois, três, quatro ou até mais, percebemos que cada um é especial, uns são carinhosos, outros agitados, ou irritadiços, rebeldes, contestadores, tranqüilos, questionadores, etc.

Essas crianças, nossos filhos, são ESPÍRITOS, nossos antigos conhecidos de outras existências, que agora estão junto de nós, novamente como companheiros, mas na condição especial de filhos, para serem amados e educados. Seres amados do nosso coração, que nos trazem tanta alegria, mas também tanta responsabilidade.

Muitas vezes nos esquecemos deste grande detalhe, sim, nossos filhos são Espíritos, muitas vezes até mais antigos do que nós mesmos. Esse grande detalhe faz toda diferença, porém nos esquecemos e vamos cuidando deles como se só precisassem de boa alimentação, boa escola, bons médicos, roupas, brinquedos, etc.

Esforçamo-nos à exaustão para que nada falte à eles, muitas vezes até privando-os de nossa companhia e não reparamos que esses cuidados tornaram-se mais importantes do que a tarefa a que Nosso Pai nos confiou, quando nos enviou seus filhos para que pudéssemos amá-los, orientá-los e educá-los, ajudando assim no seu desenvolvimento e progresso espiritual.

É claro que os cuidados materiais são importantes, mas estes não podem se sobrepor à educação moral, que um dia florescerá no caráter bem formado desses pequeninos, quando se tornarem homens e mulheres de bem, como nos fala o Evangelho.

Pensando assim podemos perceber a importância da Evangelização Infanto-Juvenil, nos auxiliando na tarefa de despertar no coração das crianças e jovens as potencialidades divinas de que todos somos herdeiros.

Quando a criança e o jovem são despertados para sua condição de Espírito Imortal, responsável por seus atos e pensamentos, fazendo parte da grande família universal, estamos dando à eles a chance de renovação das atitudes equivocadas do passado, ajudando-os a valorizar a família, a natureza, seus semelhantes e a própria vida.

Imaginem este trabalho quando iniciado desde a mais tenra infância, preparando esta criança para o futuro como cidadão, pai, mãe, esposa, esposo, amigo etc. Ele terá um efeito preventivo, minimizando problemas e conflitos.

Dentro desta ótica, o trabalho dos evangelizadores da casa espírita reveste-se então de responsabilidade imensa.

Cientes desta responsabilidade, busca-se antes de tudo a auto evangelização, despertando em si mesmo tudo que deseja passar para as crianças, estudando e reciclando-se para cada vez mais executar com amor esta tarefa que foi abraçada.

Esse trabalho torna-se ainda mais eficaz se a família também estiver empenhada no mesmo esforço de renovação.

Cabendo aos pais, principalmente, a exemplificação dos ensinamentos de Jesus e dos princípios da Doutrina Espírita.

Para que esse programa educativo possa acontecer, não podemos abrir mão do Evangelho no Lar, que deve ser feito de preferência com a presença de toda a família.

Assim, quando buscando o melhor caminho para a educação desses espíritos, Nossos Filhos, tenhamos a certeza que estaremos sendo assistidos e amparados pelos espíritos do bem.

Livros indicados para a leitura dos pais:

Relacionamento entre Pais e Filhos - Celso Martins

Nossos Filhos são Espíritos - Hermínio Miranda

Educadores do Coração - Walter Barcelos - U.E.M. União Espírita Mineira

A Educação Segundo o Espiritismo - Dora Incontri -Editora FEESP

A Educação da Nova Era - Dora Incontri – Editora Comenius

 

O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 2 Nº 7 agosto-outubro 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário