DULCE ALCIONE
O objetivo da reencarnação é a educação do espírito para a sua evolução.
Renascemos para reviver experiências, superar obstáculos, vencer desafios.
Para tanto, seremos sempre colocadosno meio mais adequado às nossas necessidades.
Desde criança aprendemos a viver sob regras que nos ajudam na contenção de nossas más tendências, sendo a família de primordial importância nesse processo de reaprendizado.
É preciso notar que instrução é diferente de educação. Temos inúmeros exemplos de irmãos ricos em instrução e pobres em educação.
A educação envolve disciplina e respeito, a si mesmo e ao próximo.
Jesus foi o grande educador da humanidade.
Ele, o Divino Mestre, instituiu através do exemplo nova mentalidade sobre a Terra, motivando-nos ao auto-aprimoramento.
A educação impulsiona o crescimento individual melhorando a vida em comunidade.
Como educar-nos sem compreender nosso papel no meio e época em que vivemos?
Como seremos educadores se não soubermos responder a isso?
Se a escola é a grande responsável pela instrução, a Casa Espírita, seguindo o exemplo de Jesus, deve ser a grande impulsionadora da educação.
Nossa razão nos mostra que, se a Doutrina Espírita foi trazida para a humanidade através do estudo metódico, sendo seus princípios compilados em livros que servem de base para todos os outros estudos complementares, é através do estudo que encontraremos não só respostas a estas questões, mas a todas as outras que até então não podiam ser respondidas.
É função da Casa Espírita promover o estudo metódico aos freqüentadores, pois só através do estudo podemos compreender, só compreendendo podemos aceitar e transformar.
O estudo espírita nos leva ao entendimento de nossas dores e provas, que passam então a serem encarados como desafios a serem vencidos.
Através do entendimento, fortalecemos nossa coragem e bom ânimo, aprendendo a solucionar os problemas e a buscar alternativas, ao mesmo tempo que melhor compreendemos nosso papel na sociedade, o que invariavelmente nos leva a querer ajudar ao próximo.
Todo esse processo impulsiona o nosso progresso, libertando-nos e conduzindo-nos no caminho da verdadeira felicidade.
O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica
Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.brTelefone: (21) 2432-5947 - Distribuição interna
5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198
Nenhum comentário:
Postar um comentário