Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A GÊNESE CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA (XIV)

OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO

CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA  (XIV)

            A revelação  fez-se, parcialmente, em diversos lugares, por uma multidão de intermediários, prosseguindo, desta maneira, até hoje, pois que como se pode deduzir, nem tudo foi revelado. Assim, cada centro encontra nos outros, o complemento do que obtém e foi o conjunto, a coordenação de todos os ensinos parciais que constituíram a Doutrina Espírita.

            Era, então necessário grupar os fatos espalhados, para se lhes apreender a correlação, reunir os documentos diversos, as instruções dadas pelos Espíritos sobre todos os pontos e sobre todos os assuntos, para as comparar, analisar, estudando-lhes as analogias e diferenças. As comunicações eram de Espíritos de diversas ordens, mais ou menos esclarecidos. Era preciso apreciar o grau de confiança que a razão permitia conceder-lhes; distinguir as idéias sistemáticas individuais ou isoladas, das que tinham a sanção do ensino geral dos Espíritos, as utopias das idéias práticas, as que eram notoriamente desmentidas pelos dados da  ciência positiva e da lógica, utilizar, igualmente, erros, as informações fornecidas pelos Espíritos, mesmo os da mais baixa categoria, para conhecimento do estado do mundo invisível e formar, com tudo isso, um todo homogêneo.

            Era preciso, numa palavra, um centro de elaboração independente de qualquer idéia preconcebida de todo prejuízo de seita, resolvido a aceitar a verdade tornada evidente, embora contrária às opiniões  pessoais,

            O Livro dos Espíritos, a primeira obra que levou o Espiritismo a ser considerado de um ponto de vista filosófico pela dedução das conseqüências morais dos  fatos; que considerou todas as partes da doutrina, tocando nas questões  mais importantes que ela suscita, foi, desde o seu aparecimento, o ponto para onde convergiram, espontaneamente os trabalhos individuais. A Era do Espiritismo Filosófico  data, pois, da publicação desse livro e se ele conquistou as simpatias da maioria é que exprimia os sentimentos dela e a concentração de forças  até então dispersas, deu lugar a uma amplíssima correspondência, monumento único, em todo mundo, quadro vivo da verdadeira história do Espiritismo moderno, onde se refletem, ao mesmo tempo,  os trabalhos parciais, os sentimentos múltiplos que as doutrina fez nascer, os resultados morais, as dedicações, os desfalecimentos; arquivos preciosos para a posteridade, que poderá julgar os homens e as coisas através de documentos autênticos. Em presença destes testemunhos inexpugnáveis, em que se reduzirão, com o tempo, todas as falsas alegações levantadas pela inveja e pelo ciúme?

Denizart Castaldeli
Setembro / 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário