Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPIRITISMO


Entrevista com Edna Scaliso

Por que estar freqüentando um curso é requisito básico para se engajar em um trabalho voluntário no CEMA?

Para responder a esta questão, fomos entrevistar Edna Scaliso, responsável pela coordenação dos cursos.

 

O APRENDIZ: Edna, as pessoas que quiserem se tornar voluntárias precisam estar estudando a Doutrina Espírita?

Edna: As pessoas que participam de qualquer atividade no CEMA certamente vão lidar com o público. Em algum momento, elas poderão ser inquiridas sobre algum aspecto da Doutrina Espírita. Portanto, elas precisam conhecer os objetivos da doutrina, o mundo que as cerca, que é o mundo invisível, terem plena convicção da reencarnação e da pluralidade dos mundos habitados, pois estes são os pilares do Espiritismo. O trabalho voluntário não é só social, mas principalmente evangelizador. Não estamos mais na época de embevecimento dos fenômenos espíritas. Está na hora de semearmos o Evangelho de Jesus. Como poderemos semear se não conhecermos a planta nem o terreno?

O APRENDIZ: Por que é importante iniciar os estudos pelo Livro dos Espíritos?

Edna: O Livro dos Espíritos, que foi o primeiro a ser codificado por Allan Kardec, é à base de toda a Doutrina Espírita. Ali estão as respostas para todas as nossas dúvidas e indagações.

O APRENDIZ: Os alunos também podem fazer o curso sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo junto com outro curso?

Edna: O Evangelho Segundo o Espiritismo é base de todos os outros livros e pode ser feito como um estudo paralelo.

Ali estão as lições de Jesus, muitas delas através de parábolas.

A interpretação de todas as parábolas de Jesus estão muito bem explicadas em O Livro dos Espíritos. Por exemplo:

No cap. IV, quando Jesus disse: “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”, ele estava se referindo à reencarnação. Outro exemplo: após curar um doente, ao dizer “A tua fé te salvou”, Jesus estava falando sobre o poder da fé, a força do pensamento, que trabalha sobre os fluidos.

E assim por diante. Por isso, é mais fácil abrir o Evangelho Segundo o Espiritismo sabendo a base de tudo. O Evangelho é estudado em todos os cursos.

O APRENDIZ: Uma pessoa que não conhece a doutrina espírita e abre o livro “Nosso Lar” pode achar que está lendo uma obra de ficção científica. Como um iniciante encara os fatos que são ali narrados?

Edna: Se alguém ficar incrédulo sobre o que é contado por André Luiz, será por puro desconhecimento. Se não acreditar que o mundo invisível interage com o mundo terreno, que aqui é cópia dali, qualquer pessoa vai achar as obras de André Luiz são obras de ficção científica, dignas de um filme do Spilberg. Por isto, antes de ler os livros de André Luis, que são desdobramentos dos livros de Kardec, é importante  estudar todo o Pentateuco, isto é, os cinco livros básicos da codificação, pois assim o aluno terá um embasamento para ler as outras que aprofundam mais o assunto.

O APRENDIZ: Existe uma ordem de programação dos cursos? Qual curso se deve fazer após o Livro dos Espíritos?

Edna: O Livro dos Espíritos é ministrado em dois anos, pois deve ser bem entendido. Depois, o aluno deve partir para o Estudo do Evangelho. Se tiver alguma mediunidade aflorando, deve fazer o curso de O Livro dos Médiuns, depois O Céu e o Inferno e por último A Gênese.

O APRENDIZ: Se uma pessoa freqüenta as palestras públicas assiduamente, ela pode ser dispensada dos cursos, já que o assunto ali tratado é tirado dos livros de Kardec?

Edna: É completamente diferente. Um complementa o outro, mas um não dispensa o outro. Nos cursos, o aluno tem a oportunidade de tirar as dúvidas que teve ao ler um livro ou ao assistir a uma palestra. As palestras abordam de uma maneira mais completa e aprofundada questões sobre O Livro dos Espíritos, O Evangelho ou algum tema livre. Ali, o aluno pode esclarecer também suas dúvidas. Afinal, as duas máximas do Espiritismo são: Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento. Instrui-vos, eis o segundo.

O APRENDIZ: Existe algum pré-requisito para se matricular nos cursos?

Edna: Para quem vai começar pelo bê-a-bá da Doutrina Espírita, que é O Livro dos Espíritos, nenhum requisito, apenas boa vontade e o firme propósito de não faltar às aulas.

Para os cursos seguintes, é necessário ter completado O Livro dos Espíritos. Para quem chegar à Casa depois dos cursos terem se iniciado, isto é, após o mês de março, teremos novas turmas de Iniciação ao Espiritismo, que serão abertas em junho e irão até o final do ano.

Portanto, sempre é  tempo de começar a estudar.

Além dos cursos e das palestras públicas, o CEMA sempre promove Encontros ao longo do ano, que são imperdíveis.

 

O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 3 Nº 9 janeiro/março 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário