Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 29 de novembro de 2008

Efemérides de Novembro

VERA GAETANI
de Ribeirão Preto, SP

Dia 1.º - Homenagem a Eurípides Barsanulfo (1.º/5/1880 – 1.º/11/1918)

Na data que lembra o desencarne de Eurípedes Barsanulfo, coincidentemente véspera de FINADOS, recordemos alguns trechos de uma mensagem do Apóstolo de Sacramento enviada do plano espiritual através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, em 30/4/1950, quando o médium se achava em Uberaba, a serviço da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais.

Dirigindo-se AOS COMPANHEIROS DE IDEAL, ele fala da continuidade da vida além da morte e do trabalho solidário entre vivos e mortos em busca da "sublime unificação com o Divino Mestre":

"Os anos correm incessantemente, a morte estabelece apreciáveis modificações, as paisagens se transformam, todavia, nossa confiança em Deus permanece inabalável."

"Nossas mãos continuam enlaçadas na cooperação pelo engrandecimento da verdade e do bem, minha saudade, antes de ser um sofrimento é um perfume do céu. No coração vibram nossas antigas esperanças e continuamos a seguir, sempre, no ideal de sublime unificação com o Divino Mestre.

Tenhamos para com os nossos irmãos ainda frágeis, a ternura do amor que examina e compreende. As ilusões passam como os rumores do vento. Prossigamos, desse modo, com a verdade, para a verdade."

"Jamais vos sintais sozinhos na luta. Estamos convosco e seguiremos ao vosso lado. Invisibilidade não significa ausência."

"Deste "Outro lado" da vida, nós vos estendemos as mãos fraternas. Unindo-nos mais intensamente no trabalho, em vão rugirá a tormenta. Jamais vos entregueis à hesitação ou ao desalento, porque, ao nosso lado, flui a fonte eterna das consolações com o amor de Jesus Cristo."

Fonte: 
NOVELINO, Corina – "Eurípedes o homem e a missão" 

Dia 23 – Homenagem a Mme. Allan Kardec (23/11/1795 – 21/01/1883)

No dia 06 de fevereiro de 1832, em Paris, uniram-se pelo casamento, Hippolyte Léon Denizard Rivail e Amélie Gabrielle Boudet; ele, diretor do Instituto Técnico que ficava à Rua Sèvres , onde se adotava o método educacional de Pestalozzi; ela, professora de primaria classe e também de Letras e Artes, com três livros já publicados: "Contos Primaveris (1825), "Noções de Desenho" (1826) e "O essencial em Belas Artes" (1828). A esse casal estava reservada importantíssima missão.

Quando o Prof. Rivail iniciou a obra da Codificação, foi de Amélie que ele recebeu todo o apoio moral e uma grande colaboração, pois ela revelou-se uma excelente secretária do marido, e quando a correspondência aumentou, proveniente da França e de vários outros países, não fosse a ajuda de Amélie, Allan Kardec não teria tempo para dedicar-se ao preparo dos livros e da Revista Espírita.

Depois do desencarne de Kardec, Amélie tomou providências para garantir a vida do Espiritismo no futuro, entre elas, a fundação da "Sociedade Anônima do Espiritismo" que, em 1873, passou a denominar-se "Sociedade para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec", para a qual Amélie deixou, em testamento todos os seus bens.

A divulgação do Espiritismo no mundo deve muito a Mme. Allan Kardec.

Fonte:

WANTUIL, Zêus – "Grandes Espíritas do Brasil". 

SAUSSE, Henri – "Biografia de Allan Kardec". 

Setembro de 2005, edição n°. 236

Jornal Eletrônico Verdade e Luz

USE de Ribeirão Preto

Intermunicipal de Ribeirão Preto - Caixa Postal, 827 - 14001-970 - Ribeirão Preto, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário