Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 30 de novembro de 2008

ALMA GÊMEA

 A expressão "alma gêmea" faz parte do imaginário popular e, nesses últimos meses, alcançou grande repercussão nacional, em virtude da novela ("Alma Gêmea"), que está sendo levada ao ar pela TV Globo, desde junho do corrente ano.

O tema da novela despertou tamanho interesse no grande público internauta, que no Orkut, duas comunidades comentam a respeito do assunto (http. www.aspx? cmm = 1496163 e http.www.aspx? cmm = 2649259).

Com isso, o Autor da novela, Walcyr Carrasco, coloca na mídia televisiva um dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita: a Reencarnação e dá ênfase à relação amorosa na qual, dois personagens se sentem atraídos por fortes laços afetivos.

Em O Livro dos Espíritos – na resposta à pergunta de n° 298, os Espíritos da Codificação afirmam que "não existe união particular e fatal entre duas almas". E, na questão 301, essa idéia está assim confirmada: "A simpatia que atrai um Espírito para o outro resulta da perfeita concordância de seus pendores". Não é a mesma idéia de metades eternas, tese que Espiritismo não endossa, pois pressupõe que Deus cria Espíritos aos pares e que um complementa o outro.

Em reforço a esse enunciado, Emmanuel, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, no livro "O Consolador", em resposta à pergunta de n.° 173, esclarece que "A simpatia ou a antipatia têm raízes profundas no espírito…".

Assim, entende-se o conceito das almas gêmeas como um processo que nos ensina a dedicar o nosso amor a essa ou àquela pessoa, mas que nos leva também a desenvolver e ter esse sentimento por toda a humanidade.

A emissora de TV gerou uma mídia espontânea a favor da causa espírita, já que, ao lado da reencarnação, a comunicabilidade dos Espíritos também passou a ser focalizada, embora em plano secundário, mas somou de modo positivo, com o tema central proposto pelo Autor. É oportuno considerar que o Autor não assumiu compromisso com nenhuma religião ou linha de pensamento, senão proporcionar entretenimento ao público e assegurar a audiência à emissora.

Em suma, o saldo final foi positivo e contribuiu para o despertar o grande público para assuntos transcendentais e colocar espiritualidade na telinha.

Dia chegará em que a mensagem espírita será constante "no ar", em vários programas de TV, com o intuito de esclarecer, consolar e "esperançar" as massas.

O assunto exige reflexão e ação, ainda hoje. 

Dezembro de 2005, edição n°. 239

Jornal Eletrônico Verdade e Luz

USE de Ribeirão Preto

Intermunicipal de Ribeirão Preto - Caixa Postal, 827 - 14001-970 - Ribeirão Preto, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário