Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 8 de novembro de 2008

A busca do Espiritismo

A busca do Espiritismo, para muitas pessoas, é sempre um tanto confusa; cheias de expectativas e, na maioria das vezes, à espera de milagres; pensam que a Doutrina Espírita resolverá seus problemas como num passe de mágica, daí a frustração quando são orientadas no sentido de fazerem uma reflexão e darem início à reforma interna, que é a base do Espiritismo, e começarem a estudá-lo.

Acostumadas que estão com promessas de compensações materiais, não se conformam que é necessário que cada um deva fazer a sua parte. Freqüentar cursos, estudar, para quê?! Meus problemas necessitam de solução urgente e não posso esperar mais tempo. É assim que raciocinam.

Esquecem-se essas pessoas de que é dando que se recebe, que é perdoando que se é perdoado, que é ajudando que se é ajudado; não foi isso que Francisco de Assis nos ensinou?

Vejam o que é comum acontecer nas Casas Espíritas: a maior parte dos que ali comparecem já chegam quase na hora de iniciar a aplicação do passe, isto é, sem ouvirem uma palestra, sem uma preparação, e se retiram da mesma forma, não se interessando em aprender.

“Bobagem”, pensam, “o que vale é o passe, o resto é só conversa”. É claro que o passe é importante, mas mais importante ainda é o aprendizado, é a correção das imperfeições, libertando o Espírito das crendices e superstições, dando ao ser humano uma força maior para enfrentar as adversidades da vida.

Assim, infelizmente, ocorre em outros credos religiosos; não encontram o que buscam e mudam de religião como mudam de roupa. Só querem receber; dar um pouco de si, jamais. E assim vão vivendo até que a morte do corpo chega, deixando a vida com a alma vazia, pois nada fizeram para enriquecê-la com conhecimentos e boas ações.

Repetem encarnação após encarnação na mais completa ignorância espiritual. Mas a bondade do Criador não os abandonará; um dia a consciência lhes doerá profundamente e então acordarão para realidade e será o começo do processo da reforma íntima tão repetidamente ensinada pelo Espiritismo.

Editor

Romeu Govato

 

Imperativos Cristãos

Ouve - sem malícia.

Ajuda - elevando.

Ampara - levantando.

Passa - servindo.

Ora - serenamente.

Pede - com juízo.

Espera - trabalhando.

Crê - agindo.

Confia - vigiando.

Recebe - distribuindo.

Atende- com gentileza.

Coopera - sem apego.

Socorre - melhorando.

Examina - salvando.

Esclarece - respeitoso.

Semeia - sem aflição.

Estuda - aperfeiçoando.

Caminha - com todos.

Avança - auxiliando.

Age - no bem geral.

Corrige - com bondade.

Perdoa - sempre.

André Luiz

 

Caminhando

Expediente

Informativo do Centro Espírita Caminho de Damasco

Sede: Rua Moxei, 113 – Lapa de Baixo – São Paulo – SP

CEP 05068-010 – Fone 3611-0164

e-mail: caminhodedamasco@caminhodedamasco.org.br

site: www.caminhodedamasco.org.br

Ano V Nº 56 Abril/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário