A busca do Espiritismo, para muitas pessoas, é sempre um tanto confusa; cheias de expectativas e, na maioria das vezes, à espera de milagres; pensam que a Doutrina Espírita resolverá seus problemas como num passe de mágica, daí a frustração quando são orientadas no sentido de fazerem uma reflexão e darem início à reforma interna, que é a base do Espiritismo, e começarem a estudá-lo.
Acostumadas que estão com promessas de compensações materiais, não se conformam que é necessário que cada um deva fazer a sua parte. Freqüentar cursos, estudar, para quê?! Meus problemas necessitam de solução urgente e não posso esperar mais tempo. É assim que raciocinam.
Esquecem-se essas pessoas de que é dando que se recebe, que é perdoando que se é perdoado, que é ajudando que se é ajudado; não foi isso que Francisco de Assis nos ensinou?
Vejam o que é comum acontecer nas Casas Espíritas: a maior parte dos que ali comparecem já chegam quase na hora de iniciar a aplicação do passe, isto é, sem ouvirem uma palestra, sem uma preparação, e se retiram da mesma forma, não se interessando em aprender.
“Bobagem”, pensam, “o que vale é o passe, o resto é só conversa”. É claro que o passe é importante, mas mais importante ainda é o aprendizado, é a correção das imperfeições, libertando o Espírito das crendices e superstições, dando ao ser humano uma força maior para enfrentar as adversidades da vida.
Assim, infelizmente, ocorre em outros credos religiosos; não encontram o que buscam e mudam de religião como mudam de roupa. Só querem receber; dar um pouco de si, jamais. E assim vão vivendo até que a morte do corpo chega, deixando a vida com a alma vazia, pois nada fizeram para enriquecê-la com conhecimentos e boas ações.
Repetem encarnação após encarnação na mais completa ignorância espiritual. Mas a bondade do Criador não os abandonará; um dia a consciência lhes doerá profundamente e então acordarão para realidade e será o começo do processo da reforma íntima tão repetidamente ensinada pelo Espiritismo.
Editor
Romeu Govato
Imperativos Cristãos
Ouve - sem malícia.
Ajuda - elevando.
Ampara - levantando.
Passa - servindo.
Ora - serenamente.
Pede - com juízo.
Espera - trabalhando.
Crê - agindo.
Confia - vigiando.
Recebe - distribuindo.
Atende- com gentileza.
Coopera - sem apego.
Socorre - melhorando.
Examina - salvando.
Esclarece - respeitoso.
Semeia - sem aflição.
Estuda - aperfeiçoando.
Caminha - com todos.
Avança - auxiliando.
Age - no bem geral.
Corrige - com bondade.
Perdoa - sempre.
André Luiz
Caminhando
Expediente
Informativo do Centro Espírita Caminho de Damasco
Sede: Rua Moxei, 113 – Lapa de Baixo – São Paulo – SP
CEP 05068-010 – Fone 3611-0164
e-mail: caminhodedamasco@caminhodedamasco.org.br
site: www.caminhodedamasco.org.br
Ano V Nº 56 Abril/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário