Um consultor, especialista em “Gestão do Tempo”, quis surpreender a platéia durante uma conferência. Tirou debaixo da mesa um frasco grande, de boca larga. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho, e perguntou: “Quantas pedras vocês acham que cabem neste frasco?”
Após algumas conjecturas dos presentes, o consultor começou a colocar as pedras, até encher o frasco. Perguntou, então: ” “Está cheio?”
Todos olharam para o frasco e disseram que sim.
Em seguida, ele tirou um saco com pedrinhas bem pequenas debaixo da mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do frasco e agitou-o. As pedrinhas penetraram pelos espaços encontrados entre as pedras grandes.
O consultor sorriu, com ironia, e repetiu: ”Está cheio?”
Dessa vez, os ouvintes duvidaram: “Talvez não...”
‘Muito bem!”- exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco com areia, que começou a despejar no frasco. A areia infiltrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pelas pedrinhas. “Está cheio?”- perguntou de novo. “Não!”- exclamaram os ouvintes.
Pegou, então, um jarro e começou a jogar água dentro do frasco, que absorvia a água, sem transbordar. Deu por encerrada a experiência e perguntou:
“Bom, o que acabamos de demonstrar?”
Um participante respondeu: “Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos”. “Não!” - concluiu o especialista – “O que esta lição nos ensina é que, se não colocarmos as pedras grandes primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois.
Quais são as grandes pedras nas nossas vidas? São a família, os amigos, o desenvolvimento dos nossos valores morais, a prática da caridade, a nossa saúde.
O resto é resto e encontrará o seu lugar...”
O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica
Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br
Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna
5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198
Ano 2 Nº 4 janeiro-março 2003
Muito boa essa mensagem, gostei mesmo que até irei por em meu blog!
ResponderExcluir