Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 30 de novembro de 2008

A Importância da Caridade

JORGE JOSSI WAGNER
de Ribeirão Preto, SP

A Caridade é uma qualidade que faz do seu portador uma pessoa mais feliz, compreensiva e benevolente. A caridade é uma virtude que traz enormes benefícios para quem a pratica. Ao ser caridoso, a pessoa se aproxima da máxima ensinada por Jesus de amor ao próximo, de ver em todas as criaturas irmãos em busca do caminho para a evolução e o crescimento moral. A caridade está muito acima da esmola. A verdadeira caridade está em procurar compreender o que se passa ao nosso redor. É respeitar opiniões diferentes da nossa. É saber ouvir respeitosamente o que estão nos contando. É participar da vida da família, estando presente em todos os momentos, sejam eles positivos ou negativos. É não se furtar a ceder quando ninguém está disposto a isso.

No Livro dos Espíritos, questão 886, Allan Kardec elucida que "A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. O verdadeiro homem de bem procura elevar o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos".

A caridade deve estar presente em todos os atos de nossa vida. Como somos seres sociais, toda a nossa vida estará atrelada à convivência com os nossos semelhantes, surgindo então, em todos os nossos atos a oportunidade valiosa de praticarmos a caridade, seja estendendo benefícios materiais, seja espalhando amor e compreensão.

Muitas vezes as pessoas por não compreenderem o verdadeiro significado das palavras perdem valiosas oportunidades de crescimento. Em relação à caridade, quantos dizem que não a praticam por serem muito pobres, portanto sem recursos financeiros para ajudar o próximo. Esperam então ganhar um prêmio para então praticar a caridade. Ora, ser caridoso é muito mais simples do que geralmente se pensa. Não precisamos nem sair de nossa casa para isso. Estar presente, dialogando com nossos familiares é uma forma de praticar a caridade. Compreender as falhas alheias ou não fazer julgamentos também é ser caridoso. Falar com doçura, usando palavras carinhosas e com um tom de voz equilibrado, também é praticar a caridade. No trabalho, cumprindo as regras estabelecidas, tais como: ser pontual, honesto e correto em todas as atitudes, tanto em relação aos colegas de trabalho quanto ao uso adequado das ferramentas ao seu dispor, também é ser caridoso.

Na rua, respeitando as leis de trânsito, os direitos dos pedestres não sujando as vias públicas, significa estar de acordo com os ensinamentos da caridade.

A vida, em todas as suas circunstâncias, nos apresenta as oportunidades certas para praticarmos a caridade. Para sermos caridosos é preciso vencer o orgulho e o egoísmo, dois vícios contrários à caridade. A caridade exige boa vontade sempre, e isso depende da determinação de cada um. Respeitando os direitos dos semelhantes, já é um bom início para nos tornarmos, a cada dia, um pouco mais caridosos. 

Bibliografia:

O Evangelho segundo o espiritismo – Allan Kardec 

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec 

Pérolas do Além – Emmanuel

Julho de 2005, edição n°. 234

Jornal Eletrônico Verdade e Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário