Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pluralidade dos Mundos Habitados

Cláudio L Zanatta

Um dos conceitos mais divulgados pela Doutrina dos Espíritos, desde a sua revelação no século XIX, é a crença na pluralidade dos mundos habitados.

No Capítulo III de O Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos um estudo acerca das diferentes categorias dos mundos e da sua progressão.

No Capítulo VI de A Gênese, o espírito Galileu descreve com detalhes os mecanismos que regulam a solidariedade universal.

Mais adiante, no Capítulo XI, encontramos no item Raça Adâmica informações sobre a imigração para a Terra de espíritos de um sistema planetário próximo ao nosso, ocorrida a cerca de 40.000 anos atrás.

A literatura espírita em geral é pródiga em relatos acerca dos intercâmbios que ocorrem entre os orbes deste e de outros sistemas planetários.

No romance Renúncia, ditado pelo espírito Emmanuel e psicografado por Francisco Cândido Xavier temos o relato da saga do espírito Alcíone que imigra de um dos orbes da estrela Sírius para socorrer o seu amado Pólux, às voltas com as suas lutas evolutivas.

A ciência sempre se mostrou céptica em relação à questão da existência da vida fora do nosso planeta, que dirá de Humanidades.

Mas, de uns cinco anos para cá, a comunidade científica dedicada ao estudo da astrofísica, a partir do uso de novas técnicas de observação, vem divulgando descobertas de planetas orbitando sistemas planetários próximos.

E, mais recentemente, astrônomos da Universidade de Toronto concluíram que mais da metade das 400 bilhões de estrelas da Via-Láctea podem ser orbitadas por planetas de tamanho similar ao da Terra, favorecendo a tese de que pode haver vida abundante em outros sistemas planetários.

Os pesquisadores canadenses estudaram a luz emitida por estrelas semelhantes ao Sol e concluíram que pelo menos metade delas e possivelmente até 90% em toda a galáxia queimam grandes quantidades de ferro, um indício da presença de planetas rochosos como a Terra.

Os resultados não apenas indicam que pode haver vida fora da Terra, mas que essa vida pode estar distribuída por toda a Via-Láctea.

Os cientistas analisaram a luz de 640 estrelas e encontraram evidências da queima de ferro em 466 delas.

Os resultados foram então extrapolados para abranger toda a galáxia.

Segundo esses cientistas, mesmo se apenas 1% das estrelas da Via-Láctea tiver planetas rochosos à sua volta, isso ainda representaria bilhões de sistemas solares com o potencial para abrigar vida.

Um outro grupo de cientistas, os exobiólogos, anunciou ter encontrado moléculas de carbono e grandes quantidades de vapor d água dois dos principais ingredientes para a vida  próximo de regiões de formação de estrelas.

Segundo o pesquisador Martin Kessler da Agencia Espacial Européia (ESA), isso fortalece bastante a possibilidade de existir vida além do nosso sistema. Mostra também que a complexidade química do carbono não é exclusividade da Terra.

Segundo os pesquisadores, no universo há muito oxigênio e muito hidrogênio e a reação química para formar água ocorre com extrema facilidade.

Existe água congelada na poeira de todas as nuvens estelares, mas ela só pode ser detectada quando é vaporizada pelo calor de uma estrela jovem.

Para nós, espíritas, sempre ficou muito claro que a vida no Universo não ocorre apenas nos moldes conhecidos na Terra, ou seja, a partir de moléculas orgânicas baseadas no átomo de carbono, formando células vivendo em um meio aquoso, nas condições normais de temperatura e pressão e respirando oxigênio.

Mesmo no nosso planeta, a vida se desenvolveu numa diversidade imensa, incluindo os extremófilos, organismos que se alimentam de ferro e sobrevivem em um ambiente de elevadas temperaturas e pressões.

O que se dirá, então, da diversidade dos seres vivos e humanidades que habitam os mundos que orbitam os bilhões de sistemas planetários que compõem as incontáveis galáxias do nosso Universo?

Como nos ensina o Espírito Galileu no capítulo VI de A Gênese, a lei universal do princípio material pode ser resumida como sendo a Unidade do Princípio e Diversidade das Manifestações.

Assim, a Doutrina dos Espíritos, sempre atualizada e concorde com as descobertas científicas, mais uma vez vê serem paulatinamente confirmados os conhecimentos transmitidos pela espiritualidade e codificados por Allan Kardec.

 O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2432-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 1 Nº 2 agosto setembro 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário