Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ADOLESCÊNCIA E VIDA

Pais, educadores e a sociedade em geral têm buscado,incessantemente, soluções eficazes para melhor compreender as ambigüidades características da adolescência de hoje, procurando fórmulas para melhor orientar e educar o adulto de amanhã São diversas as dificuldades: desde as rebeldias e irreverências naturais do jovem, até os comportamentos delinqüentes e patológicos que chocam e amedrontam toda a sociedade.

E todos perguntam em uníssono: “O que fazer para colaborar na orientação e formação do nosso jovem?”. Os pais reiteram: “Como educar para liberdade, sem incentivar a irresponsabilidade e o egoísmo?” É claro que psicólogos, educadores e cientistas já editaram um sem número de obras literárias para elucidar o assunto. Entretanto, as dificuldades persistem e, por que não dizer, cada vez mais se intensificam.

A chave da questão é que – embora não existam regras mágicas - à luz do Evangelho de Jesus e dos conceitos libertadores trazidos pela Doutrina Espírita, fica mais fácil compreender a situação e encontrar soluções simples, mas consistentes para orientar nossos adolescentes.

Portanto, não há outra alternativa, senão, educar com Jesus, levando às crianças, desde a primeira infância, os conceitos ensinados pelo Cristo. É a utilização da “evangelhoterapia”, através de métodos bastante simples, mas muitos eficazes se utilizados continuamente, que compreendem o Culto do Evangelho no Lar semanalmente, as aulas de evangelização e, principalmente, o diálogo e exemplos sistemáticos dos próprios pais, que são os maiores responsáveis pela orientação daquele que, hoje, recebe como filho.

Segundo Hermínio C. Miranda, no livro “Nossos filhos são espíritos”, é preciso equilíbrio e postura ativa: “Não há porém, a menor dúvida de que,se temos em relação aos filhos uma grande responsabilidade, cabe-nos uma cota de autoridade. Essa autoridade deve e precisa ser exercida, com amor, mas também, com firmeza: sem berros e pancadarias, mas sem tibiezas. Há o momento do Não!, tanto quanto do Sim!”

O assunto é tão amplo que não poderia ser esgotado neste artigo. Para os pais que quiserem se aprofundar, indicamos os livros “SOS Família” e “Adolescência e Vida”, ditados por Joana de Ângelis, sob a psicografia de Divaldo Pereira Franco.

O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 1 Nº 2 agosto setembro 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário