Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 23 de novembro de 2008

A GÊNESE OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES

OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO

ALLAN KARDEC

DEUS

Existência de Deus

              Deus é a causa primária de todas a coisas, a origem de tudo o que existe, a base sobre que repousa o edifício da criação.Importa, pois, considerar-se esse ponto, antes de tudo..

              Pelos seus efeitos é que se julga de uma causa, mesmo quando ela se conserve oculta. Isso é princípio elementar.

              Nem sempre se faz necessário vejamos uma coisa , para sabermos se ela existe. Em tudo, observando os efeitos é que se chega ao conhecimento das causas.

              Igualmente elementar e que de tão verdadeiro passou a axioma é o princípio de que todo efeito inteligente tem que decorrer de uma causa inteligente.

              Se perguntassem qual o construtor de certo mecanismo engenhoso, esse computador, pôr exemplo, que pensaríamos de quem respondesse que ele se fez a si mesmo? Quando se contempla uma obra-prima da arte ou da indústria, diz-se que há de tê-la produzido um homem de gênio, porque só uma alta inteligência poderia concebê-la. . No entanto, reconhece-se que ela é obra de um homem pôr se verificar que não está acima da capacidade humana; mas, ninguém terá a idéia de dizer que saiu do cérebro de um idiota ou de um ignorante, nem, ainda menos, que é trabalho de um animal, ou produto do acaso.

              Em toda parte se reconhece a presença do homem pelas suas obras. A Antropologia e a Arqueologia não provam a existência de seres humanos antediluvianos somente pela existência de fósseis humanos, mas também, com muita certeza, pela presença nos terrenos daquela época, de objetos trabalhados pelos homens. Um fragmento de vaso, um tijolo, uma arma, bastarão para se lhe atestar a presença. E, pela grosseria ou perfeição do trabalho, reconhecer-se-á o grau de inteligência ou de adiantamento dos povos que o executaram. Assim, se numa região habitada exclusivamente pôr selvagens descobrirmos uma estátua digna de um grande escultor, como Fídias, não hesitaremos em dizer que ela não é obra dos selvagens e sim de uma inteligência superior à deles.

              Pois bem! se lançarmos um olhar em torno de nós mesmos, sobre as obras da Natureza, notando a providência, a sabedoria, a harmonia que presidem essas obras, reconheceremos que não há nenhuma que não ultrapasse os limites da mais portentosa inteligência humana. Ora, desde que o homem não as pode produzir, é que elas são produto de uma inteligência superior à Humanidade, a menos se sustente que há efeitos sem causa.

              Aqueles que insistem em negar a existência de Deu a estes raciocínios oporão este outro:

              "As obras ditas da Natureza são produzidas pôr forças materiais que atuam mecanicamente, em virtude das leis de atração e repulsão; as moléculas dos corpos inertes se agregam e desagregam sob o império dessas leis. As plantas nascem, brotam, crescem e se multiplicam sempre da mesma maneira, cada uma na sua espécie, pôr efeito daquelas mesmas leis; cada indivíduo se assemelha ao de quem ele proveio. O crescimento, a floração, a frutificação, a coloração se acham subordinados a causas materiais, tais como o calor, a eletricidade, a luz, a umidade, etc. O mesmo se dá com os animais. Os astros se formam pela atração molecular e se movem perpetuamente em suas órbitas pôr efeito da gravitação. Essa regularidade mecânica no emprego das forças naturais não acusa a ação de qualquer inteligência livre. O homem movimenta o braço quando quer e como quer; aquele, porém, que o movimentasse no mesmo sentido, desde o nascimento até a morte, seria um autômato. Ora, as forças orgânicas da natureza são puramente automáticas.

              Tudo isso é verdade; mas essas forças são efeitos hão de ter uma causa e ninguém pretende que elas constituam a Divindade. Elas são materiais e mecânicas; não são de si mesmas inteligentes, também isso é verdade, mas, são postas em ação, distribuídas, apropriadas às necessidades de cada coisa pôr uma inteligência que não é dos homens. A aplicação útil dessas forças é um efeito inteligente, que denota uma causa inteligente"

              A existência do relógio atesta a existência do relojoeiro; a engenhosidade do mecanismo lhe atesta a inteligência e o saber. Quando um relógio nos dá, no momento preciso, a indicação de que necessitamos, já nos terá vindo à mente dizer: aí está um relógio bem inteligente?

              Assim também ocorre com o mecanismo do Universo

Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras.

              A existência de Deus é, pois, uma realidade comprovada não só pela revelação como pela evidência material dos fatos.Os povos selvagens nenhuma revelação tiveram; entretanto, crêem instintivamente na existência de um poder sobre-humano. Eles vêem coisas que estão acima das possibilidades do homem e deduzem que essas coisas provêm de um ente superior à Humanidade. Não demonstram raciocinar com mais lógica do que os que pretendem que tais coisas se fizeram a si mesmas?

Denizart Castaldeli

Fevereiro / 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário