Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 30 de novembro de 2008

A Medida da Felicidade

Não há, na Terra, quem não queira ser feliz.

Desde tempos imemoriais o homem procura caminhos que o levem a esse estado de espírito.

Os conceitos espíritas são categóricos, neste aspecto, quando expressam que a felicidade completa não existe sobre a Terra, porque a nova existência nos é dada como prova ou expiação, mas podemos amenizar nossos males e sermos tão felizes quanto se pode ser no Planeta (*).

Se pensarmos que o nosso caminhar em direção à felicidade tem início na educação moral que recebemos em nossos lares, quando crianças, podemos avaliar o quanto esta base é importante para a nossa posição futura na sociedade.

Entretanto, os tipos de educação que predominam no mundo moderno, com raras exceções, direcionam os seus fins à eficiência, à competência e, sobretudo à competitividade. Partem da premissa que é preciso "vencer na vida", é preciso "ser alguém" - e para isto é preciso ter – o que equivale a dizer que, por esta visão, o homem vale pelo que tem e não pelo que é, subestimando os valores morais. É a eterna luta entre o Ser e o Ter.

Uma breve passagem de olhos sobre o cenário moral da sociedade humana planetária, constatará que o resultado dessa maneira de pensar não mostrou ao homem sinais de felicidade. Praticamente fracassou.

Mas haveria uma medida de felicidade comum a todos os homens? Para esta problemática a Doutrina Espírita tem uma contribuição a dar: "Para a vida material, é a posse do necessário; para a vida moral a consciência tranqüila e a fé no futuro" (**).

Encontrar o equilíbrio entre o Ser e o Ter, este talvez seja um dos maiores desafios que a sociedade humana tem para vislumbrar caminhos que conduzam a uma vida mais próxima à felicidade que se possa ter na Terra.

O assunto exige reflexão e ação, ainda hoje.

(*) KARDEC, Allan. "O Livro dos Espíritos". IDE, Araras, 40 ed., l988, pergunta n.º 920.


(**) Idem e ibidem, pergunta n°. 922.

Agosto de 2005, edição n°. 235

Jornal Eletrônico Verdade e Luz

USE de Ribeirão Preto

Intermunicipal de Ribeirão Preto - Caixa Postal, 827 - 14001-970 - Ribeirão Preto, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário