Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2008

MATRIX - UMA VISÃO ESPÍRITA

Matrix mostra a realidade como um resultado de equações matemáticas, contudo muitos assuntos tratados no filme estão ligados ao Espiritismo, pois ambos são repletos de filosofia.

Entre os diálogos e cenas de ação vão surgindo questões interessantes, tais como: destino, livre-arbítrio, Lei de Causa e Efeito, vida após a morte e outros.

Vamos falar da Lei de Causa e Efeito. Diretamente relacionada ao livre-arbítrio, essa lei diz que para toda ação há uma reação. A Física nos mostra essa verdade através de cálculos, assim como o Espiritismo o faz através do entendimento da vida. No filme “The Matrix Reloaded”, o programa chamado Merovíngio cita a Lei da Causalidade como forma de regência do mundo.

Baseado nisso, pode-se confirmar a frase dita pelo Agente Smith (Hugo Weaving) ao Neo: “Nós temos um propósito para estarmos aqui.” Se cada um de nós foi criado (causa) então temos alguma coisa a cumprir (efeito). De onde viemos? Para onde vamos? Estas são questões pertinentes e as quais o Espiritismo responde da forma mais clara possível: Nós fomos criados por Deus e nossa meta é alcançar a perfeição, afim de ajudá-lo como co-criadores do universo.

Qual seria a função de Neo em Matrix? No terceiro filme da série, “Matrix Revolutions”, fica claro que Neo não é uma anomalia sistêmica, fruto de um erro nas equações matemáticas da programação da Matrix, prevista pelas máquinas. O valor de Neo vai além disso, alcançando propostas de que ele seja o enviado de Deus para acabar com a guerra entre homens e máquinas no planeta Terra, um espírito de intelecto muito evoluído, que assim pode controlar a Matrix mesmo sem estar conectado fisicamente a ela.

Com isso, a visão da existência de Deus ganha força ante o materialismo.

Fica então a idéia de que este mundo em que vivemos hoje não encerra a realidade absoluta da vida. Como disse Jesus:

“Há muitas moradas na casa de meu Pai.” O Espiritismo nos diz que o nosso planeta é um estágio de evolução para nós. Nosso mundo real é o espiritual.

Leia mais sobre Matrix e o Espiritismo no site: www.cema.org.br        

 

O jornal O APRENDIZ é uma publicação bimestral do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica

Rua Odilon Duarte Braga, nº 240 - Recreio dos Bandeirantes . Rio de Janeiro - CEP 22.790-220 - CNPJ - 35.799.030/00001-94 www.cema.org.br

Telefone: (21) 2437-5947 - Distribuição interna

5.000 exemplares - Jornalista responsável: Gustavo Poli - DRT/RJ: 9019198

Ano 2 Nº 8 novembro/dezembro 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário