Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 8 de novembro de 2008

PENSAMENTO E MATÉRIA

Cientistas americanos desenvolveram uma técnica capaz de identificar as imagens vistas por uma pessoa. Para esse feito, os pesquisadores da Universidade da Califórnia criaram um programa que analisa imagens por ressonância magnética captadas do córtex no instante em que as pessoas analisadas olhavam para uma série delas. Nos testes realizados pelos cientistas, o programa identificou nove em cada dez imagens.

A nova técnica, segundo os estudiosos, abre caminho para a criação de um aparelho que eventualmente seja capaz de fazer a leitura da memória ou dos sonhos ao reconstruir as impressões visuais. “Em breve talvez sejamos capazes de reconstruir a imagem de uma experiência visual apenas ao observar a atividade do cérebro. Imagine um aparelho que faz leituras do pensamento, capaz de reconstruir a imagem da experiência visual de uma pessoa em qualquer momento” – disse Jack Gallant, que chefiou o estudo.

Embora otimistas, os cientistas ressaltam que, por enquanto, a técnica só pode ser usada em imagens estáticas já que os aparelhos de ressonância magnética conseguem fazer apenas uma leitura a cada três ou quatro segundos, o que impossibilita a decodificação da atividade cerebral no caso de imagens em movimento.

A descoberta foi divulgada em março pela revista científica “Nature”, conforme a reportagem “Cientistas criam técnica que lê imagens captadas pela mente”, publicada naquele mês pela BBC Brasil.

À medida que progride tecnologicamente, o ser humano vai mais e mais se encaminhando para a constatação científica da vida espiritual. E o estudo do pensamento, certamente, muito contribuirá nesse sentido. Adiantando-se, contudo, a muitas descobertas humanas, a Doutrina Espírita tem trazido à Terra, há mais de 150 anos, notícias que valem ser observadas mais atentamente. É o caso das narrativas de André Luiz, que mostra, por exemplo, em seu livro “Mecanismos da mediunidade”, psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira, como o pensamento produzido no mundo físico repercute na realidade espiritual.

“Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos físico e extrafísico, encontramos o pensamento por agente essencial.

Entretanto, ele ainda é matéria, a matéria mental, em que as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema periódico dos elementos químicos conhecidos no mundo” – afirma o benfeitor espiritual no capítulo “Matéria mental”, onde também explica como os pensamentos da criatura determinam a sua condição vibratória, imprimindo no seu halo vital ou aura não só uma freqüência determinada mas cor peculiar.

André Luiz, no capítulo 2 do livro “Nos domínios da mediunidade”, psicografado por Chico, fala ainda sobre um aparelho do plano espiritual denominado psicoscópio, através do qual os Espíritos conseguem identificar, sem acurada concentração mental, as vibrações dos encarnados e observar-lhes a matéria. Vale destacar também neste capítulo as palavras ditas a André Luiz pelo instrutor espiritual Áulus, que lhe apresentou o psicoscópio: “O estudo da mediunidade repousa nos alicerces da mente com o seu prodigioso campo de radiações. A ciência dos raios imprimirá, em breve, grande renovação aos setores culturais do mundo. Aguardemos o porvir”.

 

“Aprendamos para esclarecer.”

“Fonte viva” Emmanuel

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

Boletim Semanal editado pelo

Lar Fabiano de Cristo

Diretor:

Danilo Carvalho Villela

Editores:

Jorge Pedreira de Cerqueira

Eloy Carvalho Villela

Endereço:

Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar

Centro - CEP 20231-044

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2242-8872

Fax (21) 3806-8649

Brasil

Internet: http://www.lfc.org.br/sei

boletimsei@lfc.org.br

Sábado, 8/11/2008 no 2119

Nenhum comentário:

Postar um comentário